UNIDADE DIGITAL

Pós-graduação

Avaliação da Aprendizagem (Turma Digital - setembro 2020)

Mensais de:

R$ 302,00

Gostou do curso?


Objetivos

  • Entender e ampliar o conceito de processos avaliativos como indícios e a relação com o planejamento escolar;
  • Desmitificar o reducionismo da avaliação apenas ao instrumento prova e à ideia de medida;
  • Estudar e utilizar outros instrumentos avaliativos para possibilitar que o conhecimento tácito, valores e cultura dos sujeitos aprendentes se manifestem;
  • Compreender e conscientizar a importância do feedback avaliativo, da avaliação informal e como podem despertar aprendizagens ou aversão nos sujeitos aprendendes;
  • Refletir e discutir sobre processos avaliativos na Educação Infantil;
  • Estudar e entender como a Neurociência explica o comportamento do cérebro durante processos avaliativos;
  • Levar em consideração a pessoalidade e as características da comunidade discente ao propor uma avaliação;
  • Verificar o papel das metodologias ativas nos processos de aprendizagem e como avaliá-las;
  • Compreender a avaliação no contexto da inclusão;
  • Entender o conceito de avaliação proposto pela BNCC;
  • Analisar o papel das avaliações externas na escola e o impacto da identidade docente;
  • Discutir e aprimorar processos avaliativos que verifiquem o desenvolvimento das Competências Socioemocionais;
  • Visando contribuir com a carreira, e ascensão profissional de nossos alunos, o IBFE contempla em todos os cursos de pós-graduação duas disciplinas inovadoras e que fazem parte do nosso DNA:

               - Futuro e Tendências na Educação

               - Planejamento de Carreira para Educadores


As aulas serão 100% ao vivo e online, utilizando a plataforma de ensino híbrido: Canvas LMS.

Todas as aulas ficam gravadas por 15 dias (após a realização da aula).

Você pode saber mais sobre o curso assistindo o vídeo  do Coordenador Nacional do curso, aqui ao lado ==> ou ainda entrar em contato com nossa equipe por WhatsApp, (CLICANDO AQUI!).

Turma(s)

Pós-graduação em Avaliação da Aprendizagem (Turma Digital - setembro 2020)

Dados gerais:

Carga horária total: 420 horas/aula

Duração: 13 meses

Dias de aula: quarta-feira

Horário das aulas: 19h às 22h30

Início: 23 de setembro de 2020


Local das aulas:

As aulas serão ao vivo e online, utilizando a plataforma de ensino híbrido: Canvas LMS.

Todas as aulas ficam gravadas por 15 dias (após a realização da aula).


Confirmação de abertura da turma: dia 18/09/2020 (a comunicação será realizada por telefone/e-mail)

Público-alvo

Direcionado aos graduados e/ou pós-graduados nas diversas áreas ligadas à Educação e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados a Avaliação, para trabalhar de forma crítica, ética e reflexiva, em prol de uma educação de qualidade para todos os cidadãos e do bem-estar da sociedade como um todo.

Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.





Canvas LMS

Nesta edição 100% ao vivo e online, as aulas acontecerão na plataforma Canvas LMS (Learning Management System), o ambiente virtual de aprendizagem da Inova Business School. Trata-se do melhor ambiente virtual de aprendizagem do mundo. Intuitivo, fácil de usar e adotado pelas melhores instituições de ensino, tais como Harvard, Stanford e Yale, MIT, entre outras. A plataforma Canvas é 100% na nuvem e pode ser acessada por meio de computadores (Desktops ou Laptops), tablets ou smartphones. Nela você terá conteúdos prévios às aulas, participará de discussões, aulas ao vivo e online, entre outras atividades. 

 

Investimento e formas de pagamento

R$ 4.880,00 à vista,
16 x R$ 354,00 ou
20 x R$ 302,00

Taxa de matrícula: R$ 80,00 

* Em todas as opções de pagamento (à vista, 16 parcelas ou 20 parcelas) será cobrado a taxa de matrícula no valor de R$ 80,00. A taxa será cobrada na primeira parcela e não poderá ser parcelada.


Forma de pagamento
- Cartão de crédito (pagamento recorrente) diretamente no site.

Observação: A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.



DESCONTO ESPECIAL PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS:
Até o dia 15/08/2020 - 8% de desconto no valor total do curso*. APLICADO DIRETAMENTE NO CARRINHO.
*Concomitante com demais descontos.


DESCONTO ESPECIAL PARA ESCOLAS PARCEIRAS
Se a escola em que você trabalha é nossa parceira, solicite à nossa equipe um cupom de desconto antes de realizar sua matrícula online. Envie um e-mail para [email protected] com as seguintes informações:

        - Assunto "Quero meu cupom de desconto" 
        - No corpo do e-mail: Curso desejado e turma
        - No anexo: Um comprovante de vínculo com a escola parceira. 


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Documento necessário (anexar ao realizar a inscrição no site. Arquivo em PNG, JPG ou PDF)
- Tire uma ''selfie'' em que você aparece segurando a parte da frente (o lado que possui foto) do seu RG, CPF, CNH ou Passaporte.
Documento necessário (enviar pelos Correios para a secretaria do IBFE Campinas)
- Cópia do diploma do curso superior (cópia autenticada)


Grade

Módulo Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
PLANEJAMENTO DE ENSINO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM -
AVALIAÇÃO E CURRÍCULO -
NEUROCIÊNCIA E AVALIAÇÃO -
AVALIAÇÃO E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS -
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL -
AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO -
AVALIAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES -
AVALIAÇÃO E METODOLOGIAS ATIVAS -
AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL - AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO -
AVALIAÇÃO E DISCIPLINAS ESCOLARES: AMPLIANDO OS ESPECTROS -
AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO INDÍGENA, QUILOMBOLA, CAMPO E EJA -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 420

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Rodrigo Serra

. Mestre em Educação pela UFSCar - Sorocaba -SP.

. Doutorando em Educação pela Unicamp/FE.

. Professor e Coordenador Nacional da Pós-graduação em Avaliação da Aprendizagem e da Pós em Inovação em Educação do IBFE.

. Professor da Especialização em Neuroaprendizagem da PUC - Campinas.

. Professor da Pós- graduação em Metodologias Ativas do IBFE. 

. Professor e coordenador de área em Matemática da Educação Básica e Pesquisador na área de Formação de Professores, com ênfase no Conhecimento para o Ensino e Conhecimento Especializado para o Ensino de Matemática. 

. Membro do CIEspMat (Unicamp/FE) e do GEPEMAI (Unicamp/FE).

. Palestrante e consultor pedagógico nas áreas de Planejamento de Ensino, Avaliação das Aprendizagens, Educação Matemática, Educação Financeira e Planejamento de Carreira.

Expandir

Docentes e Convidados

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Cecília de Campos Góes

29 anos de prática clínica psicopedagógica, mestre em Educação, com experiência na área Pedagógica - desde a Educação Infantil ao Ensino Médio , professora polivalente de Ensino Fundamental I, Coordenadora Pedagógica, Orientadora Educacional e Assessora Psicopedagógica Institucional. No setor Acadêmico, com a formação de Professores para Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Transdiciplinaridade e Educação, Didática, E.J.A., Metodologia de Pesquisa Científica, Orientação de TCC, Transformação Ambiental, Ecopedagogia, Metalinguagem, Sociologia da Educação, Filosofia e Ética, Gestão Educacional e Desenvolvimento da Liderança, Organização e Currículos, Avaliação Educacional, as Metodologias de Ensino, Funções Executivas, Processos Cognitivos,Desenvolvimento e Aprendizagem, Neurociência e Práticas Pedagógicas,  Necessidades Educacionais Especiais, Terapia Psicopedagógica. Em atividade no Ensino Superior e Pós Graduação há 15 anos e palestrante em cursos de capacitação há 20 anos.          

Expandir

Debora Corigliano

Neuropsicopedagoga, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neurociência da Educação (pelo IBFE).  Coordenadora nacional no IBFE da Pós Graduação em Ed. Infantil Professora no IBFE nos cursos de Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Sócioemocional. Consultório Particular para atendimento na área da Psicopedagogia e Orientação Familiar. Assessoria Pedagógica em escolas particulares. Autora do livro " Orientando Pais, Educando Filhos" pela editora Autores Associados.  Idealizadora e tutora no EAD "Pais e filhos, uma parceria de sucesso" pela Rede Sec. XXI.  Youtuber  no canal " Orientando Pais, educando filhos".

Expandir

Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas

Docente no ensino superior, especialista em gestão de pessoas, graduada em Pedagogia - licenciatura plena, com aperfeiçoamento em educação inclusiva e gestão educacional e atriz profissional regulamentada pelo SATED/ SP. Aperfeiçoamento em acessibilidade, LIBRAS e áudio descrição. Docente universitária na graduação em Pedagogia na UNIESP Fleming Campinas e nos cursos de pós-graduação de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Docente, gestora e atriz da Água Mágica Produções Artísticas e elaboradora de cursos, espetáculos, palestras e treinamentos lúdicos, educacionais e corporativos. Coordenadora de pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e atuante na área de inclusão desde 2003.

Expandir

Márcio Bergamini

Graduado em Letras pela Unorp de São José do Rio Preto, em Pedagogia pela Unesp de Rio Claro, Especialista em Teorias Linguísticas e Literárias pela Faceres Rio Preto e Especialista em Metodologias Ativas para Educacao pelo IBFE Campinas. Atua na educação básica e no ensino superior, é professor de língua portuguesa para o ensino médio na rede pública e privada de Limeira e diretor do Colégio São Benedito em Limeira.

Míriam Celi de Souza Nunes

Bacharel em Ciências Biológicas (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, 2010), mestre em Biotecnologia na área de concentração Genômica e Proteômica (UFOP, 2013) e doutora em Ciências na área de concentração Genética Médica (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 2019). Atua profissionalmente como docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) desde 2014, lecionando principalmente as disciplinas Bioinformática, Biologia Forense, Fisiologia, Genética, Biologia Molecular e Biologia Celular.

Expandir

Raquel Aparecida Batista

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Experiência de 19 anos de docência nos segmentos da Educação Infantil até Educação de Jovens. Atualmente exerce o cargo de coordenadora pedagógica de uma instituição de Educação Infantil e atua como professora auxiliar em um projeto de pós graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos. Atuação principalmente nos seguintes temas: formação de professores, coordenação pedagógica educação infantil, gênero e diversidade na escola.

Expandir

Eventos

Aguarde novidades!

Faça sua inscrição