UNIDADE DIGITAL

Pós-graduação

Alfabetização e Letramento (Turma Digital - Março/2024)

Mensais de:

R$ 312,00

Gostou do curso?


SOBRE O CURSO

Objetivos do curso:

Oferecer aos alunos e profissionais interessados no assunto subsídios para os estudos referentes aos processos de ensino e de aprendizagem na alfabetização, preparando os egressos para serem facilitadores do processo de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos.

Visando contribuir com a carreira, e ascensão profissional de nossos alunos, o IBFE contempla em todos os cursos de pós-graduação duas disciplinas inovadoras e que fazem parte do nosso DNA:

  • Futuro e Tendências na Educação 
  • Planejamento de Carreira para Educadores


Curso reconhecido pelo MEC

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade. 

Acesse >>E-MEC<< para conferência no portal.


Você pode saber mais sobre o curso assistindo >>aqui<< o vídeo da Coordenadora Nacional do curso, ou  clicando >>aqui<< para baixar o descritivo completo com o detalhamento das disciplinas. 

PÚBLICO ALVO

Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados à Alfabetização e Letramento, para trabalhar de forma crítica, ética e reflexiva, em prol de uma educação de qualidade para todos os cidadãos e do bem-estar da sociedade como um todo.

METODOLOGIA

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.



TURMA DIGITAL - 100% AO VIVO E ONLINE



Visando ampliar a experiência de aprendizagem, o curso terá como suporte a plataforma Google Classroom, que possibilita aulas ao vivo e online com total interação entre docentes e discentes, uso de metodologias ativas, gravação das aulas, com a possibilidade de ampliar a experiência de aprendizagem além das aulas, com conteúdos prévios e para aprofundamento posterior aos encontros obrigatóriosa.


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Escrita de narrativas. As narrativas são produções potentes que ajudam a revelar um pouquinho do que efetivamente acontece na escola e na relação da escola com a vida que vivemos. A intenção é dar visibilidade ao trabalho e estudo que o aluno-professor-pesquisador vive ao longo do curso para que narre o vivido junto aos seus alunos e alunas, partilhando a riqueza dos sentidos que emergem do cotidiano do trabalho docente.

INVESTIMENTO E FORMAS DE PAGAMENTO

R$ 6.240,00

R$ 5.027,00 à vista,
16 x R$ 365,00 ou 
20 x R$ 312,00


Forma de pagamento

- Cartão de crédito (pagamento recorrente) diretamente no site.
Observação: A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.



DESCONTOS

Para garantir as opções de desconto abaixo, realize sua inscrição >>AQUI<< e nossa equipe entrará em contato para formalizar sua matrícula e enviar o link de pagamento com os descontos nas mensalidades correspondentes.


Confira as possibilidades:


DESCONTO ESPECIAL PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS:

Até 01/01/2024 {usar cupom - DEZEMBRO30}

Contrato assinado até o dia 01/01/2024 - desconto de 30% no valor total do curso.

Até 31/01/2024 {usar cupom - JANEIRO25}

Contrato assinado até o dia 31/01/2024 - desconto de 25% no valor total do curso.

Até 29/02/2024 {usar cupom - FEVEREIRO20}

Contrato assinado até o dia 29/02/2024 - desconto de 20% no valor total do curso. 


Regras:

- Válido para matrículas realizadas até o dia 01/01/2024 (com contrato assinado);

- Início do pagamento das parcelas no mês de início do curso (sem taxa de matrícula);

- Válido para novas matrículas nas turmas de 2024 - primeiro semestre;

- Válido para unidade Campinas e Digital;

- Em caso de não abertura de turma, devolução integral de valores pagos, feita em até 10 dias úteis à partir da data de previsão de abertura da turma;

- Promoção não cumulativa com outras campanhas de desconto.


DESCONTO ESPECIAL PARA ESCOLAS PARCEIRAS
Se a escola em que você trabalha é nossa parceira, solicite à nossa equipe um cupom de desconto antes de realizar sua matrícula online. Envie um e-mail para [email protected] com as seguintes informações:
        - Assunto "Quero meu cupom de desconto" 
        - No corpo do e-mail: Curso desejado e turma
        - No anexo: Um comprovante de vínculo com a escola parceira. 

DESCONTOS ESPECIAIS PARA GRUPOS E EX-ALUNOS:
- Grupos de 04 pessoas efetivando a matrícula juntos, desconto de 10%.  
- Desconto de 10% para ex-alunos.
Obs: Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS NO ATO DA MATRÍCULA (anexar ao realizar a inscrição no site. Arquivo em PNG, JPG ou PDF)
- Tire uma ''selfie'' em que aparece seu rosto segurando um documento, podendo ser um dos a seguir: RG, CPF, CNH, Carteira funcional ou página do Passaporte. É obrigatório constar a foto, seu nome e os dados do documento.
Obs.: Os documentos para certificação serão solicitados pelo acadêmico após abertura das turmas.


BENEFÍCIOS

EM BREVE


FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

Mande um whatsApp para nossa equipe >>clique aqui<<.

Grade

Módulo Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO -
AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO -
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E ENSINO DA LÍNGUA MATERNA -
EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO -
CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO NA BNCC E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS -
AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA -
ALFABETIZAÇÃO ESTÉTICA E LETRAMENTO SENSÍVEL -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 420

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Marissol Prezotto

Professora das séries iniciais do Ensino Fundamental e diretora administrativa escolar da Escola Comunitária de Campinas. Membro do Núcleo de Desenvolvimento do Educador - Unità Educacional. Coordenadora do curso de pós-graduação em Alfabetização e Letramento do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE. Pesquisadora integrante do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada da Faculdade de Educação da UNICAMP. Mestre e Doutora em Educação, área: Formação de Professores e Ensino e Práticas Culturais pelo programa de Pós-Graduação em Educação - Faculdade de Educação - UNICAMP. Pedagoga pela UNICAMP. Supervisora de Língua Portuguesa do PNAIC-PACTO UNICAMP 2013/2014. Coordenadora de disciplina em EAD na Kroton Educacional 2012 a 2015.

Expandir

Docentes e Convidados

Adriana Stella Pierini

Possui graduação em Pedagogia pela "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino" (1990), graduação em Letras pela "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino" (1984) e complementação em Supervisão Escolar (1º e 2º graus) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras José Olympio de Batatais (1993). Mestre em Educação na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores e Doutora em Educação na área de Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC). Atua nas áreas de formação docente, articulação de trabalho coletivo e planejamento, desenvolvimento e sistematização de projeto pedagógico na educação básica. Apresenta como principais os seguintes temas de interesse para pesquisa: constituição do trabalho do orientador pedagógico, formação centrada na escola, reflexão coletiva sobre a prática cotidiana e desenvolvimento profissional.

Expandir

Heloísa de Oliveira Macedo

Fonoaudióloga Clínica, mestre em Distúrbios da Comunicação (PUC-SP), doutora e pós-doutora em Linguística (IEL/UNICAMP). Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Fez parte de duas gestões do Conselho Regional de Fonoaudiologia de SP (CRFa - 2a Região, 2016 a 2022). Militante do Despatologiza. Foi docente em cursos de graduação de Fonoaudiologia e formadora do PNAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa, pela UNICAMP). Desde 2014 desenvolve atividades de formação para professores da educação básica e da educação infantil, especialmente abordando as questões sobre alfabetização e letramento. Há 36 anos dedica-se à atividade clínica atuando em todos os ciclos da vida com as questões da linguagem (atrasos de linguagem, diferentes dificuldades na aprendizagem, fala e escrita, afasias, entre outras).

Expandir

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.

Expandir

José Francisco Aparecido

Doutoramento em ciências da educação- Universidade de Évora /Portugal. Especialista em estudos contemporâneos pela universidade de Coimbra / Portugal.Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2006). Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2002). Formado em Artes Cênicas e Mímica pela Youth With a Mission, Tyler Texas-EUA., Diretor do Colégio Objetivo de Campinas Unidade São Bernardo (CEKETEC), professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação. Ministrou aulas nas faculdades de Educação, Música, Teologia, Filosofia e Artes Cênicas.  Ator, Diretor Teatral e Escritor. Atuou como docente e na coordenação pedagógica nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. 

Expandir

Juliana Terra

Bacharel e Licenciada em Química pela UNICAMP, Mestre em Química Analítica pela UNICAMP, doutora em Ciências pela UNICAMP e Licenciada em Pedagogia pela UNICAMP. Atuou como pesquisadora colaborado do Instituto de Química da UNICAMP, professora de nível superior nas áreas de Química e Educação nas Faculdades de Hortolândia e de Americana. Já apresentou mais de 50 trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais, tendo 13 artigos científicos publicados e 6 capítulos de livros. É idealizadora do Projeto Pipoquinhas e autora dos livros "Pipoquinhas - Papo de Criança", São Carlos: Pedro & João, 2015 e "Papo de Criança: pipoquinhas", São Carlos: Pedro & João, 2018. Atualmente atua como pedagoga no Colégio Integral de Campinas e como professora concursada de Química e Física na Escola Estadual Francisco Ribeiro Sampaio de Campinas.

Expandir

Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas

Docente no ensino superior, especialista em gestão de pessoas, graduada em Pedagogia - licenciatura plena, com aperfeiçoamento em educação inclusiva e gestão educacional e atriz profissional regulamentada pelo SATED/ SP. Aperfeiçoamento em acessibilidade, LIBRAS e áudio descrição. Docente universitária na graduação em Pedagogia na UNIESP Fleming Campinas e nos cursos de pós-graduação de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Docente, gestora e atriz da Água Mágica Produções Artísticas e elaboradora de cursos, espetáculos, palestras e treinamentos lúdicos, educacionais e corporativos. Coordenadora de pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e atuante na área de inclusão desde 2003.

Expandir

Marciene Aparecida Santos Reis

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013), possui especialização em Pedagogia Empresarial (2010) pela Veris IBTA Metrocamp e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Membro do grupo de estudos e pesquisas em Educação Continuada, GEPEC, FE/Unicamp. Atualmente é professora do ensino fundamental e da educação superior à distância.

Raquel Magro

Graduada em Pedagogia e Mestre na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pela Unicamp. Atua como docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental desde 2002 em diferentes escolas particulares da região de Campinas. Já atuou como professora convidada no curso de Arte e Educação do IBFE-Campinas. Atualmente é Orientadora Educacional do Ensino Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola particular de Campinas além de atuar no curso de Alfabetização e Letramento do IBFE.

Expandir

Ricardo Moreira da Silva

Formado em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, cursou Mestrado em Arte na Unicamp, e os cursos técnicos de Teatro e de Dança no Conservatório Carlos Gomes em Campinas. Atuou nos diversos níveis de ensino como professor de disciplinas ligadas à arte e à educação, coordenador de curso de Pedagogia e Licenciaturas, diretor de algumas faculdades do grupo Anhanguera e Reitor do Centro Universitário Plínio Leite em Niterói/RJ. Como ator, diretor e dançarino participou de diversos espetáculos e filmes, com premiações em festivais nacionais e internacionais. Atualmente, além de coordenar o curso de Arte e Educação, é professor nos cursos de pós-graduação do IBFE e dedica-se à Psicanálise Clínica.

Expandir