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Inclusão na Prática - Perceberam, mas não entenderam, prepare a turma para a inclusão - por Maibí Mascarenhas

Inclusão

20 Agosto, 2020

Costumo falar, nestas publicações, especificamente sobre as práticas pedagógicas direcionadas aos alunos com deficiência. Porém, um assunto que merece destaque e é um grande potencializador de aprendizagem (ou não, se mal administrado) é a participação dos demais colegas na inclusão.
Dentro deste tema, é importante ressaltar que muitas crianças e jovens percebem que um colega aprende de forma diferente, em ritmo diferente, apresenta reações fora do padrão comum para a faixa etária, mas nem sempre compreendem o que ocorre. Não entendendo, é comum surgirem comentários, recusa na interação, dúvida, desconfiança e até tentativas frustradas de ajuda.
Minha dica é: quanto melhor a sala for informada sobre empatia e instrumentalizada com formas adequadas para acolher colegas com dificuldades de aprendizagem e deficiências, melhor.
Sabe-se que algumas famílias não aceitam que os laudos sejam expostos, assim como outras preferem que o grupo escolar compreenda todos os detalhes sobre seu filho, mas, mesmo sem mencionar nomes e diagnósticos, uma boa conversa, com exemplos variados, dinâmicas e reflexões, costumam gerar bons resultados. Desta forma, os alunos começam a desenvolver seu olhar para as diferenças com mais respeito e senão de colaboração, visto que todos temos habilidades e dificuldades.
Não basta, portanto, garantir o acesso à escola. É necessário treinar as mentes e abrir lá corações para se incluir efetivamente.

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