Gestão eficaz de escolas - Planejamento Estratégico - por Rodrigo Morais

Gestão de escolas

15 Fevereiro, 2018

O setor educacional vem obtendo, nos últimos anos, um nível de profissionalismo e demanda de forma muito significativa. Por um lado, famílias e profissionais procuram escolas para uma boa qualificação e por outro, temos a crise econômica do país.

Por hora, as escolas estão vivendo o momento mais relevante no que diz respeito às matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2018. Desta forma, o foco no curto prazo passa a ser uma tentação, principalmente em uma época tão instável em que estamos passando. E é justamente neste momento em que os gestores precisam de um olhar estratégico apurado. 

Destaco aqui três passos para implementar o planejamento estratégico na escola. O primeiro passo é conectar a formação estratégica a uma determinada meta. Quando a formulação estratégica esta relacionada a uma meta traz clareza para o quanto e como a escola deverá atuar. O segundo passo seria identificar as verdadeiras questões estratégicas da escola. Responder questões como: Quais as oportunidades que estariam sendo desperdiçadas no momento? O que poderia atrapalhar ou impedir o crescimento da escola? Como atuar neste cenário? Esta reflexão tem que fazer parte do grupo gestor. Em seguida, a equipe gestora deveria ligar a estratégia a resultados, ou seja, elaboração de planos específicos, reais, que sejam capazes de dar soluções claras de como cada colaborador contribuirá.

Um bom caminho para esses três passos é o uso da gestão baseada em dados. Ainda encontramos um grande número de escolas que sequer levantam informações objetivas no seu dia a dia. Dados como números de alunos que faltaram, alunos que não fizeram as tarefas, conteúdo trabalhado no dia, alunos que chegam atrasados, alunos em recuperação ou que não recuperaram são exemplos muito simples e que deveriam estar no cotidiano escolar e que vão nortear a gestão pedagógica e da escola como um todo. 

Existem diversas soluções, metodologias e plataformas já disponíveis no mercado. Agora é buscar a que melhor se adequará aos seus objetivos. Isto demanda um estudo profundo, mas principalmente a implementação de uma cultura diferente na organização escolar.