Quais as vantagens de se ter profissionais especializados em Educação Positiva e Disciplina Positiva na minha escola?

Educando Positivamente

12 Agosto, 2023

Quais as vantagens de se ter profissionais especializados em Educação Positiva e Disciplina Positiva na  minha escola? 
Por Gabriela Menezes

A Educação Positiva é composta por conhecimentos da Psicologia Positiva e da Inteligência Emocional, aplicados à educação, para o desenvolvimento do bem-estar, felicidade e satisfação com a vida. A Disciplina Positiva é uma abordagem educativa e filosófica que visa educar com firmeza e gentileza, buscando o meio do caminho entre o autoritarismo e a permissividade, e encorajando os indivíduos a serem mais resilientes, cooperativos e contribuintes com a sociedade em que vivem. A união dessas duas áreas se dá no intuito de oferecer estratégias para o florescimento dos indivíduos, incentivando-os a utilizar seus conhecimentos e suas forças pessoais para colocar em prática melhores atitudes e habilidades a fim de conhecer e regular suas emoções, alcançar seus objetivos, superar dificuldades de aprendizagem, desenvolver a empatia, criar e manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável e reconhecer os erros como oportunidade para uma aprendizagem significativa, aumentando assim os níveis de bem-estar no âmbito escolar e em diferentes áreas da vida.
O profissional especializado nessa área olha para o aluno com base no desenvolvimento integral compreendendo que o aprendente é formado pelos aspectos físicos, afetivos, sociais, emocionais, culturais e motores. Esse olhar ampliado humaniza a educação e contribui para a melhoria do desempenho acadêmico, fazendo com que a escola cumpra seu papel social de maneira mais efetiva.
O IBFE oferece todo o conteúdo necessário para embasar esse profissional utilizando de estratégias interativas, dinâmicas e inovadoras. A equipe capacitada de professores garante a qualidade do conteúdo, o material de apoio auxilia o futuro especialista a ampliar conhecimento por meio de fontes confiáveis de informação sobre os temas e as indicações de leitura mantém os temas atualizados com o que há de mais recente na área. Em cada aula o aluno sai com ferramentas práticas para utilizar no dia seguinte, uma vez que o curso oferecido tem um enfoque prático e totalmente "mão na massa". 
Se você quer se tornar um profissional da área, invista em você, leia sobre o tema, pesquise, faça uma auto observação sobre suas formas de agir e se elas estão alinhadas com as propostas da Educação Positiva e da Disciplina Positiva e aproveite a oportunidade de ser um profissional renomado formado pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores.