Palestra - A escola está preparada para evitar ataques?

Webinar

19 Abril, 2023

A escola está preparada para evitar ataques?
Reflexões sobre o comportamento dos jovens e a segurança institucional


Diante de sucessivos ataques a escolas, educadores, pais, crianças e jovens e toda a sociedade se juntam em um sentimento de medo.

Há muitas perguntas e poucas respostas. 

Depois do isolamento causado pela pandemia mundial, os casos voltaram em um novo patamar. O uso intensivo de redes sociais e a perda do contato físico com as pessoas pode ser um dos elementos para explicar o salto nos episódios.

Na era digital, nos deparamos com situações peculiares: como um ódio que é difundido nas mídias, nas plataformas digitais, nas redes sociais e se disfarça de ambiente acolhedor para jovens incompreendidos.

Diante disso o aumento dos procedimentos de segurança nas escolas podem resultar em consequências positivas, mas estão longe de serem condições suficientes para prevenir novos ataques.

É preciso que educadores, pais e toda a comunidade estejam devidamente treinados e capacitados para lidar com o problema, na complexidade em que ele se apresenta.

É preciso que educadores, pais e toda a comunidade estejam devidamente treinados e capacitados para lidar com o problema, na complexidade em que ele se apresenta. O objetivo dessa palestra é guiá-los para as melhores práticas possíveis. 


Carolina Defilippi é advogada criminalista há 20 anos, mestre em educação, com pesquisa para nativos digitais e especialista em crimes digitais, com curso em massacres escolares.