Inovação em Aprendizagem - Desmistificando os nativos digitais - por Lars Janér

Desmistificando os "nativos digitais"

Como parte de uma empresa de tecnologia para educação, vejo frequentemente as coisas incríveis que as crianças conseguem fazer, e a rapidez com que aprendem a usar a tecnologia. Um professor chegou a comentar: "A tecnologia não é apenas parte do mundo deles. É o mundo deles!"

Um "nativo digital" é definido como uma pessoa que nasceu depois de 1984 e cresceu na era digital (cunhada pela primeira vez por Marc Prensky, no artigo de 2001 "Nativos Digitais, Imigrantes digitais "). Os nativos digitais também já foram chamados de "homo zappiëns"... E os imigrantes digitais somos nós, pessoas "mais velhas", que conheceram a tecnologia como adultos.

Mas a verdade é que "nativos digitais", na prática, não existem. Ninguém nasce com habilidades tecnológicas. Precisamos aprendê-las. Nossos filhos não são fundamentalmente diferentes de nós e, embora agora cresçam cercados por tecnologia, ainda precisamos ensiná-los a usar a tecnologia de maneira eficaz.


Aqui estão três mitos sobre ensino na era digital e soluções para esses mitos:

Mito 1: As crianças sabem instintivamente como usar a tecnologia

Eles usam muito, com certeza, mas seu alcance é bastante restrito e não muito profundo. Eles vão bem no básico (e-mail, whatsapp, navegar na internet, etc.), mas quando se trata de usar a tecnologia para aprender, geralmente optam por um consumo passivo de informações.

Um relatório da UE Kids Online observou: "É exagerado dizer que as crianças sabem mais do que seus pais. A fala dos nativos digitais obscurece a necessidade das crianças de apoiar o desenvolvimento de habilidades digitais". Também observou que "? apenas uma em cada cinco crianças estudadas usou um site para compartilhamento de arquivos ou criou um avatar, e metade desse número escreveu um blog? Embora as redes sociais facilitem o upload de conteúdo, a maioria das crianças usa a Internet para conteúdo pronto e produzido em massa. "

Uma pesquisa do Pew Research Center descobriu que as crianças provavelmente sabem muito sobre mídias sociais e as convenções de uso, mas desconhecem a diferença entre a Internet e a "World Wide Web" por exemplo - ou o que significa neutralidade de rede.


Solução: Hora de Ensinar


Precisamos mostrar às crianças como usar a tecnologia para aprender conceitos do mundo real e resolver os desafios do dia a dia. Compartilhe seu conhecimento sobre como acessar mecanismos de pesquisa, formatar documentos e adotar inovações. Através de conversas sobre como ele pode conscientemente adquirir mais habilidades, seu filho verá que não há problema em não saber tudo sobre tecnologia.

Mito 2: As crianças são boas em multitarefas

As crianças enfrentam agendas cada vez mais lotadas e têm mais probabilidade trabalhar no "modo multitarefa", com frequentes alternâncias de tarefas e/ou usando diferentes tipos de mídia ao mesmo tempo. Sabemos que isso é difícil para nossa carga cognitiva, por isso os usuários multitarefa crônicos têm mais dificuldade em filtrar o irrelevante e levam mais tempo para mudar o foco de sua atenção. As crianças também podem ficar estressadas porque tentam compensar o tempo que gastam alternando tarefas ao trabalhar mais rápido.

Solução: encontre seu foco

Ajude seus filhos a aprender a se concentrar em outras coisas, da mesma forma que focariam em um videogame ou no YouTube. Como adulto, dê a ele um exemplo desativando suas notificações instantâneas e guardando seu telefone de tempos em tempos. Encontrar a capacidade de mergulhar em algo será bom para eles à medida que crescem e enfrentam problemas mais difíceis. Isso nos leva ao...

Mito 3: A tecnologia (especialmente a mídia social) impede que as crianças tenham uma vida socioemocional saudável

Todos nós adquirimos naturalmente habilidades socioemocionais, no qual entendemos e administramos emoções, relacionamentos e sentimentos pelos outros. Ao mesmo tempo, algumas pesquisas mostram que o uso de tecnologia e mídias sociais pode nos deixar mais ansiosos e deprimidos. Isso é verdade.
Mas a tecnologia tem seus benefícios ao criar conexões sociais.

Por exemplo: a tecnologia aprimora as habilidades de comunicação e a criatividade. Ele promove uma identidade única e atrai um círculo diversificado de conexões, para que as crianças tenham mais respeito e tolerância às diferenças.

Solução: tudo com moderação

O Centro de Pesquisas Pew descobriu que os jovens adultos enviam mais mensagens de texto do que os mais velhos, mas fazem o mesmo número de telefonemas. Isso significa que eles estão realmente se comunicando mais, complementando conversas de voz com conversas de texto. A chave para se comunicar através da tecnologia é a moderação. Extraia o máximo de suas interações sociais.

Conclusão

Não há porque se ser intimidado pelos "nativos digitais". Cada um de nós conhece seus filhos melhor do que ninguém, e provavelmente conhece tanto a tecnologia quanto eles. Não assuma que, porque eles podem consertar a conexão do seu roteador, fazer login em um novo aplicativo de mídia social ou dominar um jogo on-line, você não tem nada para contribuir.

A tecnologia é como tantas outras coisas presentes em relacionamento; faça perguntas, preste atenção e incentive a jornada do seu filho. Você pode descobrir que a inovação é para todos e, como resultado, você se tornará mais próximo às tecnologias e à eles.