Foco e Produtividade - Vamos limpar o quarto da bagunça! - por Rubens Pimentel

Foco e Produtividade

05 Julho, 2019

Vamos limpar o quarto da bagunça!

 

Assim como aquele quartinho ou canto da casa que usamos pra ir acumulando bagunça, nossa caixa de entrada vai tendo a mesma função. Tudo o que não sei como responder ou fazer, o que não gosto de fazer ou o que não quero fazer vai ficando na caixa de entrada.

Encontrei pessoas em nossos treinamentos de Organização e Produtividade e Gestão do Tempo com mais de 10.000 e-mails na caixa de entrada. Sempre me pergunto qual é o sentido de acumular tanta coisa velha e sema função alguma, e mais, que toma tempo das pessoas que ficam verificando se não há nada importante escondido no que fica para baixo da tela do monitor.

Cria-se então a ilusão de tirar um dia ou um final de semana para "limpar a caixa de entrada", ou seja, ela está suja, embolorada e atrapalhando a produtividade.

Aí me perguntam: existe uma forma produtiva de resolver o problema? A resposta é sim e vão aí algumas dicas que passamos para o pessoal em treinamentos:

 

  1. Crie uma pasta temporária e dê um nome criativo como "vida nova", "ecleaning", Liberdade, etc.
  2. Arraste todos os e-mails da caixa de entrada para esta pasta.
  3. Faça um ranking de importância, por assunto, por remetente ou por data, o que melhor se aplicar a você.
  4. Reserve de 20 a 30 minutos podia para se dedicar a limpeza e eliminação da pasta temporária.
  5. Determine horários do dia para verificar sua caixa de entrada principal e atue sobre os e-mails de forma a ficar com a caixa de entrada principal sem barra de rolagem.

 

Os testemunhos que temos de participantes dos treinamentos que atuaram desta forma são de levarem em média 30 dias para eliminarem a pasta temporária e de que é uma incrível sensação de liberdade e de mais produtividade. EXPERIMENTE!

Notem que utilizei a palavra importante em alguns momentos do texto, no próximo post vamos debater como determinar o que é e o que não é importante.

 

Bom trabalho!