Educando Positivamente - Educação positiva: a importância da saúde positiva para o bem-estar do professor - por Gabriela Menezes

Educando Positivamente

20 Dezembro, 2019

Fechamento de notas, conselhos de classe, reuniões pedagógicas de avaliação e planejamento. Todo final de ano escolar é igual: as escolas começam a se organizar para finalizar as demandas do ano atual e já iniciam a preparação para o início do próximo ano letivo.

Ao encontrarmos os profissionais da educação nesta época do ano, o relato é quase unânime, todos encontram-se exaustos e sem energia.

Se analisarmos os dados de diversas pesquisas é possível observar que a profissão do professor está entre as mais estressantes do Brasil. Isso se deve aos baixos salários, falta de valorização profissional, dificuldades com os relacionamentos no ambiente escolar, e à rotina estressante para o cumprimento das burocracias escolares extraclasse. O número de profissionais da educação acometidos por doenças como ansiedade, depressão, estresse elevado, síndrome de Burnout, problemas na coluna e problemas vocais, aumenta diariamente.

Há questões que infelizmente não dependem apenas do indivíduo para serem solucionadas, porém pequenas ações podem contribuir para amenizar os problemas de saúde que atinge os educadores.

O desenvolvimento de uma saúde positiva e da busca pelo bem-estar individual e coletivo pode contribuir para tal. A preocupação com uma alimentação adequada, a prática regular de atividade física, uma melhor organização do tempo, aprendendo a separar o que é tempo de trabalho, tempo de lazer, e tempo em família, bem como os cuidados com o aquecimento vocal antes da aula. Práticas de meditação, mindfulness e respiração, são algumas ferramentas que podem auxiliar nesse sentido.

Aproveite o tempo de férias para se recompor dos desafios do ano que passou e planeje-se para que no próximo ano você consiga estabelecer uma rotina mais saudável: dedique uma parte de sua agenda para você, leia artigos sobre saúde e bem-estar, assista filmes engraçados que te façam liberar muita serotonina, que é uma substância que indica que estamos felizes e saudáveis, faça trabalhos voluntários e exercite a gratidão.

"É tempo de florescer!"