Educando Positivamente - E afinal, o que é Educação Positiva? - por Gabriela Menezes

Educando Positivamente

20 Janeiro, 2020

A Educação Positiva é uma abordagem educativa baseada na Psicologia Positiva, e tem por finalidade, melhorar o aprendizado e contribuir para que as pessoas floresçam e atinjam todo o seu potencial a partir da ênfase nas habilidades individuais e na motivação pessoal. Essa proposta pode ser empregada no ambiente escolar e familiar. Nesses contextos, as ações realizadas devem ter como finalidade incentivar o desenvolvimento do bem-estar, da felicidade, e da satisfação com a vida.

O termo Educação Positiva surge em 2008 na Austrália, quando o professor Martin Seligman, conhecido como o pai da Psicologia Positiva, é convidado a implantar, dentro da Escola Secundária de Geelong, os preceitos pregados por essa ciência. Segundo os estudiosos da área, o bem-estar e o otimismo podem e devem ser aprendidos a fim de tornar as pessoas mais felizes, prevenindo contra o desenvolvimento de doenças que acometem a saúde mental e emocional dos indivíduos, e que na atualidade aumentam diariamente.

Seis pilares sustentam a Educação Positiva:  as emoções positivas, o engajamento, os relacionamentos, o significado, a realização e a saúde positiva. A felicidade está ligada ao sentimento de bem-estar e este sentimento é alimentado por emoções positivas que experimentamos em nosso dia a dia, como paz, gratidão, satisfação, prazer, inspiração, esperança, amor, entre outras. O engajamento em um projeto ou tarefa, propicia um estado de pleno envolvimento, onde nos concentramos intensamente no presente, mergulhando naquilo que estamos fazendo, como se as horas passassem como minutos. Quanto mais vivenciamos esse tipo de envolvimento, maiores as chances de sermos invadidos pela sensação de bem-estar e felicidade. Considerando que somos seres sociais, quanto melhores e mais significativos os nossos relacionamentos, mais felizes nos tornamos. Relacionamentos positivos são fundamentais para nosso bem-estar. A dedicação a uma causa ou o direcionamento das nossas intenções para algo maior do que nós mesmo, como uma campanha solidária ou a ajuda a um grupo, dá significado a nossa vida e isso potencializa nosso bem-estar. Quando constatamos, por meio de nossas ações, que somos capazes de realizar coisas e alcançar sonhos, elevamos nossa autoestima e nossos níveis de satisfação e felicidade. A preocupação com uma saúde positiva, focada na prática de atividades físicas, nos cuidados com a alimentação, na qualidade do sono e no cultivo do otimismo, contribui ricamente para nosso bem-estar. Esses pilares somados ao desenvolvimento de forças de caráter e virtudes, colaboram com a criação de um ambiente acolhedor e mais propício à aprendizagem. Isso possibilita o desenvolvimento integral do indivíduo, considerando a completude do ser em seus aspectos cognitivo, afetivo, social e físico.

"É tempo de florescer!"