• INICIO
  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (outubro/2025)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma Presencial
        • Educação Socioemocional (Março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Infraestrutura
    • Localização
    • Parcerias
      • Parcerias Estratégicas
      • Parcerias Locais
    • Docentes e Convidados
    • Pontos de Apoio
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • BUSCA
  • PERGUNTAS FREQUENTES
  • ACESSO RESTRITO
    • Wpensar
    • Canvas

CAMPINAS/SP

(19) 32310077
(19) 32310077
  • BUSCA
  • PERGUNTAS FREQUENTES
  • ACESSO RESTRITO
    • Wpensar
    • Canvas
IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores
  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (outubro/2025)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma Presencial
        • Educação Socioemocional (Março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Infraestrutura
    • Localização
    • Parcerias
      • Parcerias Estratégicas
      • Parcerias Locais
    • Docentes e Convidados
    • Pontos de Apoio
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (outubro/2025)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma Presencial
        • Educação Socioemocional (Março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Infraestrutura
    • Localização
    • Parcerias
      • Parcerias Estratégicas
      • Parcerias Locais
    • Docentes e Convidados
    • Pontos de Apoio
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Voltar

Crianças constroem robôs para resolver problemas reais

Inovação na educação

17 Outubro, 2016

Confira a participação da coordenadora da pós-graduação em Inovação na Educação, Carolina Defilippi, na matéria "Crianças constroem robôs para resolver problemas reais"

Que a tecnologia em sala de aula amplia habilidades motoras e impulsiona a criatividade das crianças todos sabem, mas a inclusão da robótica no processo educacional infantil pode trazer ainda mais benefícios, inclusive sociais na vida dos pequenos. Para o professor de robótica do Colégio Progresso em Campinas, Alexsandro Sunaga, este processo motiva uma visão crítica do cotidiano, auxiliando a identificar problemas, a buscar soluções e a aplicar sua diversidade de conhecimentos para ajudar a melhorar ou facilitar a realidade das pessoas. "No projeto do Colégio Progresso, senti a necessidade deque os alunos pudessem impactar o mundo ao redor através de um projeto de robótica. Motivei-os a pensar num problema primeiro e por incrível que pareça, não estão acostumados a pensar em problemas. Muitas vezes quando se chega com um problema para o aluno, aquele problema não faz sentido, mas quando se passa o papel para o aluno desenvolver um projeto baseado num problema que ele observa, aí sim aquilo passa a fazer sentido pois faz parte da realidade dele", diz. Há quatro anos, o colégio oferece a disciplina de Robótica Educacional em todas as turmas do fundamental 2. Semanalmente, alunos do 5º ao 9º ano têm duas aulas de robótica. O aprendizado tem início com uma introdução à robótica no 6º ano, em que habilidades básicas de montagem, programação e trabalho em equipe são introduzidas. Neste ano, uma nova iniciativa faz parte das aulas. O desafio é estimular os alunos a construir robôs que resolvam problemas reais do cotidiano. O professor Alexsandro Sunaga detalha: "no 1ºsemestre do ano há aulas mais voltadas para física e matemática. Usamos as aulas de robótica como laboratório de física e matemática onde eles faziam experimentos usando os robôs. Eles mesmos produziam os experimentos e analisavam os dados a partir dos experimentos. Nesse 2º semestre valorizamos mais essa área de empreendedorismo. Pro- pus a eles a criação de produto baseado num problema real. A ideia é que passem por todas as etapas de desenvolvimento de um produto. Observam o entorno e verificam uma necessidade, problema, especialmente algo que tenha impacto social na solução do problema", explicou. Procuraram criar soluções para locomoção de cegos, ajuda ao ministrar remédios, cuidar de idosos, limpar a casa, pintar unhas ou jogar futebol com filhos ú n i c o s. A coordenadora da pós-graduação em Inovação na Educação do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE), Carolina Defilippi, diz que o uso da tecnologia como aliada no ensino hoje é fundamental, pois essa é a geração que "para aprender, tem que mexer". "Diante dessa geração, os professores têm a obrigação de modificar a metodologia, para mantê-los motiva- dos dentro da sala de aula e mantê-los atentos porque hoje existem muitos motivos para desviar a atenção, então cabe ao professor adequar-se e trazer para o que a gente chama de metodologia ativa porque isso é vai desenvolver no aluno o potencial de cada um. Essa geração que está na sala de aula não consegue mais ficar 50 minutos atento a uma aula expositiva. Querem sentir-se colaboradores e querem pôr a mão na massa. Eles querem se sentir parte do processo", diz. Para Carolina Defilippi, a tecnologia hoje permite individualizar mais cada aluno. "A gente tem a possibilidade de conhecer melhor o aluno e com isso explorar pontos fortes de cada um e cuidar dos pontos fracos", finaliza.


imagem
  • Todas as categorias
  • Eventos
  • Educação em foco
  • Alfabetização e Letramento
  • Arte e educação
  • Inclusão
  • Inovação na educação
  • Psicopedagogia
  • Gestão de escolas
  • Psicomotricidade
  • Neurociência
  • Minha Carreira
  • Notícia
  • Foco e Produtividade
  • Educação Socioemocional
  • Profissional do futuro
  • Inovação em aprendizagem
  • O sentido da vida
  • Pensar, conhecer e realizar
  • Metodologias Ativas
  • Educação Infantil
  • Educação Socioemocional
  • Pais educadores
  • Desenvolvimento Humano
  • Prática Pedagógica
  • Neurociência Cognitiva Aplicada
  • Tive uma ideia
  • Lifelong Learning
  • Cultura e Humanidade
  • Educando Positivamente
  • Futuro e tendências na educação
  • IBFE Eventos
  • Podcast
  • Webinar
  • Educação infantil
  • Hub Insights
  • Avaliação da Aprendizagem
  • TCC
  • Aconteceu no IBFE

A importância do profissional de psicopedagogia

Psicopedagogia

10 Novembro, 2025

IV Jornada Pedagógica

27 Outubro, 2025

IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores
Unidade Campinas/SP

R. Cap. Francisco de Paula, 333 - Cambuí, Campinas - SP, 13024-450

Fone: (19) 32310077

  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (outubro/2025)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma Presencial
        • Educação Socioemocional (Março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Infraestrutura
    • Localização
    • Parcerias
      • Parcerias Estratégicas
      • Parcerias Locais
    • Docentes e Convidados
    • Pontos de Apoio
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO

UNIDADES

Selecione abaixo outra unidade que deseja visitar:

  • Unidades
    • Unidade Digital
    • Campinas/SP
    • Ribeirão Preto/SP
    • São Paulo/SP

Políticas de privacidade

Desenvolvido por Desenvolvido por: Jgwebcom - Soluções Tecnológicas