Artigo Semanal - Professor sem Fronteiras: A arte é a soma de todas as ciências

Professor sem Fronteiras

28 Setembro, 2016

    A arte é a soma de todas as ciências

"Só sei que nada sei, e o fato de saber isso me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa." (Sócrates)

 

            A Educação é uma arte que tem como base três ciências: Antropologia, Sociologia e Psicologia. Quando a sociedade muda, você tem de alterar a Educação. Há 40 anos, não se falava em computador, não havia Internet, a televisão ainda era embrionária, o mundo era outro. A Educação tem de acompanhar isso. Por exemplo: um professor que hoje não utiliza as mídias eletrônicas começa a perder - em termos de interesse. O Professor e a escola precisam se modernizar e acompanhar a evolução da sociedade. Existem inúmeros portais educacionais e plataformas colaborativas que permitem que o aluno acesse todo o conteúdo da aula que terá no dia seguinte. O professor pode disponibilizar isso, inclusive com links para outras referências. O aluno pode se inteirar do assunto e ir para a aula com certo preparo.

Nesse caso, não é só o professor que prepara a aula, o aluno também. A aula vira um encontro. Haverá um debate com esse conteúdo. Isso era impensável há alguns anos, não tinha como fazer isso. Agora, a formação de um homem sábio, com valores, a filosofia, Camões, Fernando Pessoa, Clarisse Lispector, tudo que é conhecimento básico para exercer a cidadania não muda. Mudam os meios de apresentar isso ao aluno, e a escola precisa entender isso. Quando olhamos sob este aspecto, vemos que algumas escolas entenderam isso e se adaptaram, e outras não entenderam e não se adaptaram. Lembro-me de uma frase de Charles Darwin: "Não sobrevive a espécie mais forte, mas a que se adapta à mudança. "

Outra coisa muito boa foi a universalização da educação fundamental, mas, infelizmente, tivemos uma queda de qualidade muito grande. O Brasil precisa investir mais na escola pública, mas não só em quantidade, também em qualidade.

Para termos mais qualidade, precisamos de professores altamente qualificados e que tenham alma de professor - isso é uma coisa com a qual você nasce. Tem de gostar de ciência e de ensinar e ter paciência. Uma definição de Educação que aprecio muito "a arte de criar olhos e ouvidos na alma". Se a pessoa entender isso e souber que vai passar conteúdo e conhecimento que formem as pessoas, faz a diferença para um país.

Acho que o Brasil voltará a crescer quando tivermos comprometimento, colocarmo-nos por inteiro naquilo que fazemos e gostar do que estamos fazendo. Se a gente não consegue ser feliz no trabalho, não seremos felizes na vida. Passamos a vida toda trabalhando. Se você não for feliz no trabalho, definitivamente, não vai ser feliz. Não é só o salário, é muito mais que isso: é sua realização como pessoa. E acho que isso existe em cada colaborador do "Professor Sem Fronteiras".