A transformação da carreira do educador por meio da Neurociência aplicada à educação

Neurociência

16 Janeiro, 2023

Tempo de leitura: 6 minutos


A transformação da carreira do educador por meio da Neurociência aplicada à educação


João Rilton

A Neurociência Aplicada à Educação, ou Neuroeducação, é um conjunto de estudos que abordam o cérebro humano, o sistema nervoso central, e qual o papel dessas áreas específicas durante o processo de aprendizagem. É o estudo dos fenômenos voltados ao processo de aprender, um assunto dos dias de hoje primordial dentro do ambiente educacional. Podemos dizer que a forma de se aprender, o foco, a atenção, concentração e o comportamento são esses fenômenos que estão diretamente conectados ao processo de aprendizagem. Os estudos neurocientíficos vão abordar as áreas cerebrais onde os fenômenos acontecem, as substâncias químicas presentes nesses fenômenos, e quais tipos de estímulos promovem a motivação para o aprendizado acontecer. É um conhecimento que se aprofunda na biologia do ser humano, entendendo quais são as relações entre cérebro, ambiente e aprendizagem.

O papel de um Especialista em Neurociência Aplicada à Educação, ou também conhecido como Neuroeducador é, por meiio do conhecimento do funcionamento cerebral, criar estratégias que promovam um aprendizado dinâmico, motivado e eficiente, levando-se em conta o que as pesquisas científicas da área revelam. Um Neuroeducador pode conseguir resultados muito representativos criando procedimentos, projetos e intervenções no ambiente educacional, e também oferecer esse conhecimento através da formação continuada de educadores.

Essa forma de se pensar o ser humano dentro do processo de aprendizagem vem transformando a carreira de muitos educadores, que se utilizam de ferramentas diferenciadas e de um conhecimento profundo sobre como fazer para que o aprendizado seja um processo que traga resultados eficazes, sólidos, permanentes, e que também tragam bem-estar para professores e alunos.

Vale explicar qual é a diferença entre alguns estudos que abordam o processo de aprendizagem: Neurociência Aplicada à Educação, Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia. A Neurociência vai focar no funcionamento cerebral, na forma e no processo de se aprender. Ela está voltada para a melhoria na performance de se ensinar e na melhoria da didática de ensino. A Neuropsicopedagogia vai estudar os problemas de aprendizagem sob a visão da Neurociência, e a Psicopedagogia vai estudar os problemas de aprendizagem dando foco nos processos psicológicos. Essas três áreas estão envolvidas na dinâmica de se aprender.

Uma dica prática para um professor se desenvolver nesse assunto é observar como os alunos aprendem, direcionando o foco para as diferenças de aprendizagem entre um aluno e outro, e a partir daí compreender de forma básica como o cérebro age durante esses processos.