Objetivos

Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva e investigativa acerca das características e particularidades da Arte Educação.

Para tanto, o curso estrutura-se por meio da articulação de módulos que contemplam, numa perspectiva histórico-cultural, as necessidades expressivas dos educandos, sua elaboração de conhecimento por meio da Arte, o desenvolvimento da afetividade, da memória, a incorporação da cultura e da linguagem pela educação dos sentidos. Ainda, o curso visa propiciar aos educadores acesso às principais teorias e pesquisas da área, oferecendo espaço e elementos para que elaborem estratégias educativas que favoreçam o desenvolvimento da sensibilidade e também o aprofundamento de seus saberes no campo da Arte, construindo novos conhecimentos que subsidiem a práxis educativa do professor-especialista em Arte Educação.


Documentos necessários:

1 foto 3 x 4
Cópia simples do CPF
Cópia simples do RG
Cópia simples do comprovante de endereço
Cópia simples da certidão de nascimento/casamento 
Cópia autenticada do diploma da graduação
Cópia simples do histórico escolar (graduação)

O IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores é a Escola de Educação da Unità Faculdade.

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade e pela Faculdade de Casa Branca.

Acesse os links abaixo para conferência no E-MEC.

Unità Faculdade

Faculdade de Casa Branca

Turma(s)

Arte e Educação 2019.1

Data de Início: 28/03/2019

Todas as quintas-feiras das 19:00 às 22:30 

Previsão de duração: 13 meses 

Carga horária: 422 horas

Público-alvo

Professores Pedagogos, de Educação Artística, Artes Visuais, Música, Arteterapeutas, Educadores Sociais interessados em pesquisas em arte-educação e áreas afins. 

Metodologia

Os conteúdos serão desenvolvidos de diferentes formas, incluindo exposição dialogada, estudo individual de textos escritos, trabalhos individuais e em grupos, debates, oficinas, painéis, seminários, análise de videotexto, atividades práticas, etc., de acordo com a especificidade de cada módulo que compõe o Curso.

Por tratar-se de uma proposta de formação que contempla a experimentação em Artes, é previsto o uso de oficinas criativas e aulas práticas, momentos nos quais diferentes formas expressivas serão vivenciadas pelos alunos.

Formas de Pagamento

16 x R$ 354,00 ou 
20 x R$ 302,00


DESCONTO ESPECIAL PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS:

Até o dia 21/12/2018 - 50% de desconto adicional na primeira mensalidade*.

Até o dia 31/01/2019 - 25% de desconto adicional na primeira mensalidade*.

*Desconto não aplicado para pagamento à vista do valor total do curso. Primeira mensalidade no ato da matrícula e demais parcelas com início no mês de começo das aulas. 


Condições especiais para pagamento por meio de cartão de crédito (pagamento recorrente):

3% de desconto adicional aplicado ao valor total do curso, válido somente para parcelamento em 16 vezes. 

Observação: A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso. 

Grade

DISCIPLINAS Horas
FUNDAMENTOS DA ARTE E DA EDUCAÇÃO: EXPRESSIVIDADE, CRIATIVIDADE, DESENVOLVIMENTO HUMANO E A FORMAÇÃO -
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
A ARTE E SUAS FORMAS DE EXPRESSÃO: ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
OUTRAS POÉTICAS EXPRESSIVAS: BRINCADEIRAS, JOGOS, LITERATURA, FOTOGRAFIA, CINEMA E NOVAS TECNOLOGIAS -
SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM ARTES -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 422

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Ricardo Moreira da Silva

Formado em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, cursou Mestrado em Arte na Unicamp, e os cursos técnicos de Teatro e de Dança no Conservatório Carlos Gomes em Campinas. Atuou nos diversos níveis de ensino como professor de disciplinas ligadas à arte e à educação, coordenador de curso de Pedagogia e Licenciaturas, diretor de algumas faculdades do grupo Anhanguera e Reitor do Centro Universitário Plínio Leite em Niterói/RJ. Como ator, diretor e dançarino participou de diversos espetáculos e filmes, com premiações em festivais nacionais e internacionais. Atualmente, além de coordenar o curso de Arte e Educação, é professor nos cursos de pós-graduação do IBFE e dedica-se à Psicanálise Clínica.

Expandir

Docentes e Convidados

Carolina Defilippi

Experiência e formação: Possui graduação em Ciencias Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é advogada criminalista e coordenadora geral do Proordem. Tem experiência também na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Publicitária premiada, co-autora de 2 livros, professora, palestrante e conferencista, Pós-graduada em Marketing pela ESPM. 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Enterteniment Television e agências de propaganda de grande e médio portes. Atualmente é Pesquisadora do comportamento, comunicação, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo e Sócia Diretora da Badu + COP, fruto da parceria Internacional de sua empresa Target House com a Agência Italiana de Branding & Design Conte Oggioni & Partners atuando nas áreas de: Comunicação Corporativa, inteligência em Mídia, Arquitetura e Modelagem de Target (On e Offline), Branding, Design, Gestão do Capital Reputacional, Planejamento e Ativação de negócios (Brasil / Itália). 

Expandir

Fabiana Marques Barbosa Nasciutti

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), entre 2015 e 2016 cursou o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) na Faculdade de Educação da Monash University, Austrália. Mestre em Psicologia Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia na área de Desenvolvimento Humano e Aprendizagem. Psicóloga e Bacherel em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada, da Universidade Estadual de Campinas. Seu principal interesse acadêmico e profissional é no campo da Psicologia Escolar e Educacional, estudando os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano, principalmente a partir das contribuições da Teoria Histórico-Cultural, com ênfase nos processos de formação continuada de profissionais que atuam com demandas educacionais. 

Expandir

Gabriela Fiorin Rigotti

Doutora em Educação (2013), Mestre em Educação (2006) e Pedagoga (2002), todos pela Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp). Atualmente trabalha com formação de professores na FIMI-Mogi Guaçu/SP, atuando principalmente nas temáticas de Didática e Metodologias de Ensino e Pesquisa, e com comunicação e arte na Unianchieta-Jundiaí/SP. Trabalha também como Diretora Pedagógica da ETEP-Campinas/SP. É membro do Conselho Editorial da Revista Leitura: Teoria & Prática. Estuda a educação, o conhecimento, a linguagem e a arte, com ênfase nos estudos sobre a formação de professores e seus processos de desenvolvimento pessoal e profissional.

Expandir

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.

Expandir

João Rilton

Especialista em Neurociência e Inovação aplicada à educação (IBFE) , Bacharel em Música (FMU-FAAM),  Psicanalista Clínico (SBPM), Master Trainer em PNL (Actius), Professor de Hatha-Yoga (União do Yoga). Coordenador e Professor nas Pós-graduações em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neurociência Aplicada à Educação (IBFE). Palestrante nas áreas de Música, Neurociência e Programação Neurolinguística. Professor nas pós-graduações em Educação Socioemocional, Arte e Educação, Educação Infantil, Metodologias Ativas e Inovação na Educação (IBFE).


Expandir

José Floro Sinatura Barros

Experiência e formação: Desenvolvimento de projetos profissionais (carreira) que buscam atividades desafiadoras e realizadoras ou construção de novos tempos de realizações; Coaching de Preparação para a Aposentadoria; Coaching de decisões de carreira: Foco no direcionamento dos recursos para as nossas realizações. Experiência profissional: Experiência de 36 anos (21 anos dirigindo, formando, treinando e desenvolvendo equipes de alta performance); Vivência de 15 anos atuando como gestor de carreiras, tendo atendido mais de 2.500 profissionais e executivos com programas de Coaching Sistêmico, Coaching de Carreira; Sócio-diretor da Floro Gerenciamento de Carreiras; Formação acadêmica: Mestre pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), no tema: As decisões da carreira na saúde e qualidade de vida; Formação em Constelação Sistêmica - FAYBEL, 2012; Especialização em Consultoria de Carreira (360 horas) - FIA - 2010; Certificação Internacional de Coaching pelo ICI - 2008; Participações: Pesquisador convidado do CPET (Centro de Pesquisas sobre Envelhecimento no Trabalho) da Faculdade de Medicina da USP; Membro dos grupos PROCAR/GEOCAR de estudos de desenvolvimento de carreiras FIA/FEA USP;

Expandir

José Francisco Aparecido

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2006). Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2002). Formado em Artes Cênicas e Mímica pela Youth With a Mission, Tyler Texas-EUA., Diretor do Colégio Objetivo de Campinas Unidade São Bernardo (CEKETEC), professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação. Ministrou aulas nas faculdades de Educação, Música, Teologia, Filosofia e Artes Cênicas.  Ator, Diretor Teatral e Escritor. Atuou como docente e na coordenação pedagógica nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. 

Expandir

Junior Cadima

Pedagogo pela Universidade Paulista, UNIP - Campinas. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neurociência aplicada à Educação,  Pós-graduando em Psicomotricidade pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE - Campinas. Membro do Grupo de Estudos GERMINA, Coordenado pela Professora Viviane Louro (UFPE). Professor do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional do IBFE - Campinas.Neuropsicopedagogo na Clínica Inclusione. Neuropsicopedagogo e Professor de bateria no Conservatório Carlos Gomes, Neuropsicopedagogo e Professor de Bateria na Escola de Música Drumfeel, Neuropsicopedagogo no Capsi Espaço Viver  - Projeto desenvolvido por meio do Instituto de Artes da Unicamp, e coordenado pela professora Adriana Mendes - em Sumaré. Realiza palestras e oficinas sobre "Música, Psicomotricidade e Inclusão". Presta consultoria e supervisão para profissionais da educação sobre o trabalho com a música como instrumento de desenvolvimento motor e cognitivo. 

Expandir

Luciana Haddad Ferreira (Nana)

Doutora em Educação pela Unicamp, especialista em Educação e em Arteterapia. Pedagoga licenciada pela Unicamp, é membro do GEPEC (FE/UNICAMP). Tem pesquisas relacionadas à área de formação docente, especialmente nas aproximações entre Arte, Estética e Experiência na formação de professores. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem 18 anos de experiência em docência na Educação Básica e 9 anos de experiência como formadora de professores. Possui diversas publicações na área.

Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas

Docente no ensino superior, especialista em gestão de pessoas, graduada em Pedagogia - licenciatura plena, com aperfeiçoamento em educação inclusiva e gestão educacional e atriz profissional regulamentada pelo SATED/ SP. Aperfeiçoamento em acessibilidade, LIBRAS e áudio descrição. Docente universitária na graduação em Pedagogia na UNIESP Fleming Campinas e nos cursos de pós-graduação de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Docente, gestora e atriz da Água Mágica Produções Artísticas e elaboradora de cursos, espetáculos, palestras e treinamentos lúdicos, educacionais e corporativos. Coordenadora de pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e atuante na área de inclusão desde 2003.

Mairany Gabriel

Faculdade de Educação Artística, especialização em Artes Plásticas PUCC 1980; Curso técnico em piano, Conservatório Musical Campinas 1981; Pós Graduação Latu Sensu em Arteterapia - As Artes nas Organizações - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP 2003; Pós Graduação Latu Sensu em Desenvolvimento Integrativo do Ser - Danças Circulares e Jogos Cooperativos -  Unipaz/ Faculdades Campos Elíseos 2012. Professora de artes na rede estadual de São Paulo. Educadora de artes, bordados e danças circulares do grupo Primavera, Campinas. Professora de música (piano e teclado). Organizadora responsável pelo curso de Formação de Focalizadores de Danças Circulares em Campinas, Cosmópolis, Paulínia, Americana, Hortolândia, Camanducaia, Guaxupé; palestrante sobre Danças Circulares na educação. Foi coordenadora do Ponto de Cultura do Sinpro Campinas. Responsável pela atividade aberta de Danças Circulares no Parque Ecológico de Campinas desde 2006, Formadora da Educação Continuada da Educação Infantil junto à Prefeitura Municipal de Campinas.

Expandir

Renato Jannuzzi Cecchettini

Experiência e formação: Graduado em Engenharia Civil, pós graduado em Gestão pela FAAP e MBA em Gestão na FAAP/Wharton. É professor das áreas de Marketing, Neuromarketing, Inteligência de Mercado, Estratégia e Ecommerce tanto em cursos de graduação como em cursos de pós-graduação e MBA. Atuou 15 anos na área de saúde suplementar. Possui especialização de Geração de Modelo de Negócios (BMGen) pela ESPM e também atua em iniciativas Startups e de Inovação. É diretor da BADU+COP, empresa de consultoria empresarial, das áreas de Branding, Inteligência em Mídia e Planejamento / Ativação de negócios no Brasil e Itália.

Expandir

Eventos

Arte e Educação - Início das aulas

No dia 28/03/2019, quinta-feira, começam as aulas do curso de pós-graduação em Arte e Educação. As aulas acontecem todas às quintas-feiras, das 19:00 às 22:30 e tem duração prevista de 13 meses. Para mais informações CLIQUE AQUI.

Continuar lendo

Faça sua inscrição