Qual a importância da Educação Socioemocional na educação, tanto para alunos quanto para os profissionais

Tempo de leitura: 5 minutos


Educação Socioemocional 

A Educação Socioemocional é um conjunto de estudos e formas de se pensar como a educação pode ser assertiva, não-violenta, e gerar bem-estar e motivação naquele que aprende. Desde o lançamento do livro de Daniel Goleman "Inteligência Emocional" o assunto emoção começou a ter uma atenção maior de pesquisadores da área do comportamento humano. Logo, essa atenção também chegou na área da educação. Percebemos que o fator emocional influencia muito no processo de aprendizagem, e também nas relações entre professores e alunos.

A Educação Emocional surgiu, de início, com o termo "aprendizagem socioemocional" e seus primeiros fundamentos tiveram origem no ano de 1994, nos Estados Unidos, com a criação do CASEL — Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning, que em uma tradução livre para o português seria algo como Colaboração para Aprendizagem Acadêmica, Social e Emocional. Os 4 pilares básicos são: autoconhecimento, autogerenciamento, tomada responsável de decisões, habilidades de relacionamento e consciência social.

A importância dessa forma de visão socioemocional é extremamente importante para a educação. Eu quero trazer como exemplo os muitos estudos da neurociência que demonstram que quando uma pessoa se sente segura dentro de um ambiente, ela fica mais pré-disposta a aprender. E o contrário também vale: quanto menos segurança existir dentro de um ambiente, menor as possibilidades de aprendizagem. É de suma importância que professores e alunos aprendam a gerenciar suas emoções. Construir ambientes educacionais saudáveis, capacitar professores com os conhecimentos socioemocionais, e trabalhar dinâmicas que favoreçam o desenvolvimento dos alunos, esses são objetivos primordiais na educação socioemocional. Na BNCC, as competências socioemocionais estão presentes em todas as 10 competências gerais. No Brasil, desde 2020, todas as escolas devem contemplar as competências socioemocionais em seus currículos.

Vou deixar duas dicas de livros para você começar os seus estudos: "Entre pais e filhos", Haim Ginott. "Inteligência Emocional", Daniel Goleman.