Objetivos

O objetivo do curso é estudar os processos de aprendizagem e também capacitar profissionais a observar, diagnosticar, planejar e intervir em problema de aprendizado escolar, por meio de instrumentos atualizados e inovadores. Para isso, o curso aborda a ação do Psicopedagogo na clínica e na instituição de ensino. As disciplinas apresentadas no curso se apoiam em contribuições da área de Psicologia, voltadas para o estudo dos problemas de aprendizado que relacionam o aluno com a sociedade, com a escola e com a família. O curso também tem uma atualização neurocientífica para o assunto por meio da disciplina Bases neurológicas da aprendizagem. Ao final do curso o aluno estará habilitado a reconhecer, diagnosticar e intervir, de forma  técnica, nos processos onde a dificuldade de aprendizagem está presente.

Visando contribuir com a carreira, e ascensão profissional de nossos alunos, o IBFE contempla em todos os cursos de pós-graduação duas disciplinas inovadoras e que fazem parte do nosso DNA:

          Futuro e Tendências na Educação 
          Planejamento de Carreira para Educadores

As aulas são presenciais e acontecem uma vez por semana em nossa unidade, localizada à Avenida: Julio de Mesquita, 840 (Colégio Progresso). 

Você pode saber mais sobre o curso assistindo o vídeo  da Coordenadora Nacional do curso, aqui ao lado ==> ou ainda entrar em contato com nossa equipe por WhatsApp, (CLICANDO AQUI!).

Turma(s)

Psicopedagogia Clínica e Institucional 2020-1

Data de Início: 24/03/2020

Todas as terças-feiras, das 19:10 às 22:40

Previsão de duração: 13 meses

Carga horária: 420 horas


O IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores é a Escola de Educação da Unità Faculdade.

(CLIQUE AQUI) para conferência no E-MEC.

Público alvo

Professores de todas as áreas, coordenadores, supervisores, diretores, psicopedagogos, psicólogos e profissionais que trabalham na área de educação ou que queiram aprimorar os seus conhecimentos sobre os problemas de aprendizagem e as possibilidades de intervenção.

Metodologia

Aulas presenciais tendo como principal diferencial a conexão contínua entre a teoria e a prática, por meio dos seguintes métodos:

- Preparação prévia para as aulas;
- Estudos de Caso;
- Aulas expositivas;
- Discussões e debates em sala de aula.

Investimento e formas de pagamento

R$ 5.490,00 à vista,
16 x R$ 398,00 ou
20 x R$ 334,00
*Não cobramos taxa de matrícula

 

DESCONTO ESPECIAL PARA ESCOLAS PARCEIRAS

(CONSULTE AQUI) se a escola em que você trabalha é nossa parceira e solicite à nossa equipe um cupom de desconto antes de realizar sua matrícula online. Envie um e-mail para campinas@ibfeduca.com.br com as seguintes informações:                

              Assunto "Quero meu cupom de desconto"
              No corpo do e-mail: Curso desejado e turma
              No anexo: Um comprovante de vínculo com a escola parceira. 

 

DESCONTO ESPECIAL PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS:

Até o dia 20/12/2019 - 50% de desconto adicional na primeira mensalidade*.
Até o dia 31/01/2020 - 25% de desconto adicional na primeira mensalidade*. 

*Desconto não aplicado para pagamento à vista do valor total do curso.
* Para pagamento por meio de boleto, primeira mensalidade no ato da matrícula e demais parcelas com início no mês de começo das aulas. * Para pagamento por meio de cartão de crédito, o valor do desconto é diluído no parcelamento e o início do pagamento das mesmas é imediato.

 

Condições especiais para pagamento por meio de cartão de crédito (pagamento recorrente): 3% de desconto adicional aplicado ao valor total do curso.
Observação: A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso. 

 

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (anexar ao realizar a matrícula online):

1 foto 3 x 4 digitalizada (PNG, JPG ou PDF) 
Cópia digital simples do CPF (frente e verso): PNG, JPG ou PDF 
Cópia digital simples do RG (frente e verso) : PNG, JPG ou PDF 
Cópia digital simples do comprovante de endereço (últimos 3 meses): PNG, JPG ou PDF 
Cópia digital simples do diploma da graduação (apresentar o original para validação no primeiro dia de aula)

Grade

DISCIPLINAS Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
BASES TEÓRICAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA 1, 2 e 3 -
PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA 1 E 2 -
BASES NEUROLÓGICAS DA APRENDIZAGEM -
PSICOMOTRICIDADE -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
FONOAUDIOLOGIA -
FUNÇÕES EXECUTIVAS -
MÚSICA, PSICOPEDAGOGIA E O PROCESSO DE INCLUSÃO -
CONCEITOS MATEMÁTICOS E APRENDIZAGEM -
ESTÁGIO SUPERVISIONADO -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 636

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

João Rilton

Psicanalista Clínico, Master Trainer em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência Aplicada à Educação, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atua como coordenador da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional aplicada à gestão de pessoas" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador do Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista e compositor profissional. Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira.


Expandir

Docentes e Convidados

Adriana Coelho Braga

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) (1989)

Aperfeiçoamento em Audiologia pela Faculdade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1991)

Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (1991)

Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2001).

Fundadora e diretora do Audiograma Centro Audiológico desde 1992.

Professora da Pós Graduação do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores desde 2015.

Fonoaudióloga da clínica OUVIRE- audição e equilíbrio desde 2015.

Expandir

Adriana Turchetti Pinto de Moura

Psicóloga especialista em Neuropsicologia pela USP com aprimoramento em Reabilitação Cognitiva.
Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) de Reveu Feuerstein.
Experiência profissional como psicóloga clínica (psicoterapia, avaliações e tratamento de crianças, adolescentes, adultos e idosos) e como professora em cursos de formação e especialização, além de grupos de estudo e supervisões.

Carolina Defilippi

Experiência e formação: Possui graduação em Ciencias Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é advogada criminalista e coordenadora geral do Proordem. Tem experiência também na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Daniel Simões Rebello

Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-CAMPINAS (2000), Mestre em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucai - UNIVÁS(2010), possui Especializações em: Psicopedagogia institucional e clínico pelo Unisal (2012),  Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2006), Treinamento em Natação pelo Instituto Superior de Cultura Manoel Fajardo - Cuba (1999), Esportes Educacionais pela Universidade de Barcelona (2001).Atualmente é professor de Educação Física escolar do Colégio LICEU Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP, professor de graduação dos cursos de Educação Física e Pedagogia do UNISAL, professor dos cursos de pós-graduação do Unisal em Psicopedagogia e Educação Infantil na área de Psicomotricidade e Pedagogia social na área de animação sócio cultural, professor dos cursos de pós graduação do Instituto Brasileiro de Educação (IBFE) em Psicopedagogia e Alfabetização e letramento na área de Psicomotricidade.

Expandir

Debora Corigliano

Neuropsicopedagoga, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neurociência da Educação (pelo IBFE).  Coordenadora nacional no IBFE da Pós Graduação em Ed. Infantil Professora no IBFE nos cursos de Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Sócioemocional. Consultório Particular para atendimento na área da Psicopedagogia e Orientação Familiar. Assessoria Pedagógica em escolas particulares. Autora do livro " Orientando Pais, Educando Filhos" pela editora Autores Associados.  Idealizadora e tutora no EAD "Pais e filhos, uma parceria de sucesso" pela Rede Sec. XXI.  Youtuber  no canal " Orientando Pais, educando filhos".

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, professora de Neuromarketing e coordenadora da Pós-Graduação de Economia Criativa da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Enterteniment Television e agências de propaganda atuando como Diretora de Planejamento e Mídia. Em sua trajetória profissional atendeu contas como Mc Donald?s, Tetra Pak, 3M, FIAT, CPFL, Souza Cruz, Unilever, Johnson & Johnson, Internacional Paper entre outras. É consultora sênior de Futuro e Tendências da Inova Consulting e pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo.

Expandir

Fernando Berton Baldo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade São Francisco (2008)  e mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio pelo Instituto Biológico (2012). Tem experiência na área de Fitossanidade e Ecologia de populações, com ênfase em Acarologia Agrícola e Entomologia Agrícola. Atualmente é Doutor em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio pelo Instituto Biológico (2017), onde trabalhou no laboratório de Entomologia Econômica, desenvolvendo trabalhos com radiação gama e tratamentos hidrotérmicos na área de tecnologia de pós-colheita com moscas-das-frutas.

Expandir

Giulia Marinho

Graduada em ciências biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em biologia funcional e molecular com ênfase em bioquímica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pôs graduanda em Neurociência aplicada a Educação pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores. Autora de material didático de Ciências da Natureza para ensino fundamental II e professora do ensino fundamental e médio.

José Francisco Aparecido

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2006). Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2002). Formado em Artes Cênicas e Mímica pela Youth With a Mission, Tyler Texas-EUA., Diretor do Colégio Objetivo de Campinas Unidade São Bernardo (CEKETEC), professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação. Ministrou aulas nas faculdades de Educação, Música, Teologia, Filosofia e Artes Cênicas.  Ator, Diretor Teatral e Escritor. Atuou como docente e na coordenação pedagógica nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. 

Expandir

Junior Cadima

Pedagogo pela Universidade Paulista, UNIP - Campinas. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neurociência aplicada à Educação,  Pós-graduando em Psicomotricidade pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE - Campinas. Membro do Grupo de Estudos GERMINA, Coordenado pela Professora Viviane Louro (UFPE). Professor do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional do IBFE - Campinas.Neuropsicopedagogo na Clínica Inclusione. Neuropsicopedagogo e Professor de bateria no Conservatório Carlos Gomes, Neuropsicopedagogo e Professor de Bateria na Escola de Música Drumfeel, Neuropsicopedagogo no Capsi Espaço Viver  - Projeto desenvolvido por meio do Instituto de Artes da Unicamp, e coordenado pela professora Adriana Mendes - em Sumaré. Realiza palestras e oficinas sobre "Música, Psicomotricidade e Inclusão". Presta consultoria e supervisão para profissionais da educação sobre o trabalho com a música como instrumento de desenvolvimento motor e cognitivo. 

Expandir

Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas

Docente no ensino superior, especialista em gestão de pessoas, graduada em Pedagogia - licenciatura plena, com aperfeiçoamento em educação inclusiva e gestão educacional e atriz profissional regulamentada pelo SATED/ SP. Aperfeiçoamento em acessibilidade, LIBRAS e áudio descrição. Docente universitária na graduação em Pedagogia na UNIESP Fleming Campinas e nos cursos de pós-graduação de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Docente, gestora e atriz da Água Mágica Produções Artísticas e elaboradora de cursos, espetáculos, palestras e treinamentos lúdicos, educacionais e corporativos. Coordenadora de pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e atuante na área de inclusão desde 2003.

Tom Soares

Psicólogo clinico formado pela Universidade Paulista, com formação em psicoterapia comportamental clínica, certificado em Coaching com Robert Dilts (Crise, Transição e Transformação),  Trainer em PNL - certificado pela Actius. Consultor de empresas com foco em Gestão Sistêmica e Constelações Estruturais Sistêmicos (SySt®) pela Geiserwork - Uruguai.

Faça sua inscrição