Docentes e Convidados
Adriana Amore
Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia, cursando Docência e Gestão no Ensino Superior. Atua como professora na Rede Municipal de Santos, coordena o Ensino Fundamental 1 de escola privada e ministra cursos de formação de professores na área de linguagem, aquisição da língua escrita, leitura e produção textual.
Adriana Coelho Braga
Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, professora do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, fonoaudióloga e pesquisadora da Clínica Ouvire - Audição e Equilíbrio. Fundadora e diretora do Audiograma Centro Audiológico desde 1992.
Adriana Saragiotto dos Santos Rigoletto
Graduada em pedagogia e pós-graduada em psicopedagogia e arte terapia.
Especialista em neuropsicologia aplicada a neurologia infantil, em psimotricidade, em educação infantil e fundamental.
Ministrou o curso Formação em Psicomotricidade, no Instituto Pieron e na Clínica Lição de Casa em Campinas. (10 anos)
Foi professora em escolas rurais, municipais, estaduais e particulares, assim como coordenadora pedagógica.
Atuou como psicopedagoga e psicomotricista por 15 anos em centros de equoterapia.
Atualmente faz atendimento clínico domiciliar e institucional e presta assessoria psicopedagogica em escolas particulares em Jaguariúna.
Adriana Stella Pierini
Possui graduação em Pedagogia pela "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino" (1990), graduação em Letras pela "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino" (1984) e complementação em Supervisão Escolar (1º e 2º graus) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras José Olympio de Batatais (1993). Mestre em Educação na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores e Doutora em Educação na área de Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC). Atua nas áreas de formação docente, articulação de trabalho coletivo e planejamento, desenvolvimento e sistematização de projeto pedagógico na educação básica. Apresenta como principais os seguintes temas de interesse para pesquisa: constituição do trabalho do orientador pedagógico, formação centrada na escola, reflexão coletiva sobre a prática cotidiana e desenvolvimento profissional.
ExpandirAdriana Turchetti Pinto de Moura
Convidado
Psicóloga especialista em Neuropsicologia pela USP com aprimoramento em Reabilitação Cognitiva.
Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) de Reveu Feuerstein.
Experiência profissional como psicóloga clínica (psicoterapia, avaliações e tratamento de crianças, adolescentes, adultos e idosos) e como professora em cursos de formação e especialização, além de grupos de estudo e supervisões.
Agda Malheiro Ferraz de Carvalho
Profa. Ms. Agda Malheiro Ferraz de Carvalho. Doutoranda em Educação: Psicologia da Educação (PUCSP). Mestre pelo mesmo programa. Professora na Educação Básica e no Ensino Superior, formadora de educadores e pesquisadora no Grupo Atividade Docente e Subjetividade (CNPq).
Alcielle dos Santos
DOUTORANDA no Programa Psicologia da Educação da PUC/SP. MESTRE EM EDUCAÇÃO, programa Formação de Formadores da PUC/SP. Pós-graduada em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional pela Universidade Católica de Brasília. Licenciada em PEDAGOGIA, também possui graduação em DIREITO pela Universidade Católica de Santos e em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Fundação Lusíada. Atualmente é professora universitária e atua como formadora de professores e equipes pedagógicas.
ExpandirAlexandre Hilário Berenguer de Matos
Graduado em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Luiz Meneghel (2009). Mestre (2013) e Doutor (2018) em Ciências com ênfase em Neurociência pelo curso de Fisiopatologia Médica pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, Biologia Molecular, Neurobiologia e Fisiologia. Atua profissionalmente como docente da pós-graduação do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, lecionando a disciplina de Neurobiologia.
ExpandirAlexandre Rezende
Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.
ExpandirAline de Novaes Conceição
Doutoranda e mestra em Educação; Especialista em Formação de Professores em Educação Especial e Inclusiva e pedagoga pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) "Júlio de Mesquita Filho". Psicopedagoga Institucional e Clínica pela Faculdade Iguaçu, Instituto de Ensino, Capacitação e Pós-Graduação (Indep). Professora há oito anos, atualmente atua na Educação Infantil e em cursos de Pós-Graduação.
Aline Paes de Barros
Mestra em Educação: Currículo e graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP . Trabalhou na ABEC/ Marista como educadora social desenvolvendo projetos para a primeira infância, na gestão dos abrigos do município de Santo André por meio do NECA (Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente), coordenou e implantou o Centro Educacional Marista em Curitiba, atuou como professora Universitária no curso de Pedagogia do Programa PARFOR da PUC/SP. Autora de capítulos de livros sobre Gestão Democrática e Educação Infantil. Realizou avaliações de projetos de educação infantil pela MOVE Social, atuou como coordenadora pedagógica e educacional no Centro Social Marista Irmão Justino e atualmente é diretora do Centro Social Marista Robru, na zona leste de São Paulo.
ExpandirAmanda Alonso Garcia
Convidado
Terapeuta Ocupacional, Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas 2004; Duas Certificações em Integração Sensorial, pela WPS e Universidade do Sul da Califórnia; Curso Prático de Avaliação e Tratamento em Integração Sensorial, na Therapy West em Los Angeles, California 2013; Atua na área de reabilitação infantil com a abordagem da Integração Sensorial de Ayres, em clínica particular desde 2009; Sócia e proprietária da Clínica UNI, em Campinas desde 2017; Ministrou os seguintes cursos: Intervenção em Integração Sensorial com crianças com dificuldade no Processamento Sensorial e Integração Sensorial e o uso de estratégias sensoriais no cotidiano da criança, em Aracaju-SE, 2018; Ministra Palestras e Workshops sobre Integração Sensorial e Autismo, em Simpósios e Escolas; Participa de vários cursos relacionados a Integração Sensorial, Autismo, Práxis, Coordenação Motora fina, Transtornos de Aprendizagem, Processamento Visual e Testes padronizados: Bayley, SIPT, BOT-2, Denver II, Bacle, TVPS-4, Beery VMI, Perfil Sensorial 2 - questionários para cuidador e escola, com Winnie Dun, 2016.
ExpandirAna Cristina Fonseca
Orientadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Campinas. Mestre em Formação de Professores pela PUC Campinas e Pós-graduada em Gestão Educacional pela Unicamp. Professora de Pós-graduação em Educação Infantil pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) nas cidades de Campinas, Guarulhos e São Paulo. Blogueira no Site avosemnocao onde compartilha experiências de educação e criação de filhos. Participou de programas de TV como Encontro e Mulher.com sempre com temáticas envolvendo educação criança e filhos.
ExpandirAna Cristina S. Afonso
Convidado
Especialização em Neuropsicologia aplicada à Neurologia Infantil pela Faculdade de Ciências Médicas FCM-UNICAMP. Especialização em Diagnóstico e Reabilitação de Dislexia e Distúrbios de Aprendizagem pela ABD (Associação Brasileira de Dislexia). Treinadora de Memória Operacional Tutora Cogmed/Pearson Clinical. Idealizadora/ Coordenadora do Projeto SuperAção e Aprendizagem (Equipe que promove eventos, cursos estruturados e interativos nas áreas da psicologia, neurociências, saúde e educação para profissionais e pessoas interessadas).
ExpandirAna Maria Antunes de Campos
Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Neuropsicopedagoga, Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Ensino Lúdico, Pós-Graduada em Didática e Tendências Pedagógicas. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Guarulhos (2007). Tem experiência na área de Educacional, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, Formação de Educadores. Pesquisadora em Educação Matemática, Discalculia e Dificuldades de Aprendizagem. Autora de artigos e livros na área educacional, dentre eles: Discalculia: superando as dificuldades de aprender matemática; Raciocínio Lógico: atividades para auxiliar crianças e adolescentes e Jogos matemáticos: uma nova perspectiva para Discalculia, todos publicado pela Editora WAK.
ExpandirAna Mello
Graduada em Educação Física; Especialista em Psicomotricidade. Docente em Universidades (graduação/extensão e pós-graduação). Ministra cursos e oficinas na área psicomotora. Assessoria Educacional em escolas e institutos de educação.
Ana Paula Gaspar
Andrea Wanger
Pedagoga; Especialista em Docência no Ensino Superior; Estudiosa de pensamentos filosóficos e facilitadora da filosofia ativa (promove a reflexão acerca de si mesmo que impulsiona o livre decidir, a autonomia emocional e o ser sujeito da própria existência); Professora de Ética e Cidadania; Professora de Artes Articuladas (todas as linguagens artísticas, por projetos) na Educação Infantil e Ensino Fundamental; Estudiosa do Teatro e Educação; Atriz Profissional (DRT18.329), com experiência em atuação e direção teatral; Orientadora de Atividades Teatrais em Escolas e na Formação de Professores; Mentora do Projeto Pedagógico Dramasofia (projeto que une filosofia às artes cênicas) ; Líder do Movimento Sem Trauma (ação social voltada para a segurança no esporte e suporte emocional às vítimas de acidentes esportivos, bem como suas famílias); Cursando Neurociência aplicada à Educação.
ExpandirAndreia Gallego
Especialista em Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora (INSTITUTO SINGULARIDADES), Especialista em Biotecnologia aplicada às áreas animal, vegetal e humana (USJT), e Bióloga (USJT), professora de Ensino Fundamental, Ensino Médio. Coordenadora da área de Ciências da Natureza em escola da rede privada.
Angélica Kuhn
Formada em Pedagogia, pela PUC/SP (2005), possui Especialização em Economia Política, pela UFES (2008), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade, pela PUC/SP (2013) e Doutorado em Educação pela USP (2018), com período Sanduíche na Universidade de Barcelona (UB), Espanha (2017). Possui experiência em assessoria e consultoria para organização e implementação de cursos de formação de gestores e professores de redes públicas e projetos sociais em âmbito nacional, em parceria com diferentes atores das esferas pública, privada e da sociedade civil. Acompanhamento, monitoramento e avaliação de projetos educacionais e políticas educacionais governamentais em âmbito nacional. Experiência em docência da Educação Básica, do Ensino Superior e da Pós-Graduação. Assessora pesquisas acadêmicas.
Expandir