E-book CONEXÃO apresenta uma proposta para a Educação Socioemocional partindo da vivência do professor e chegando no aluno, de forma inovadora e prática.

Educação Socioemocional

17 Fevereiro, 2020

Este projeto foi idealizado a partir da proposta do trabalho para conclusão do curso de Pós-Graduação em Educação Socioemocional pelo IBFE- Instituto Brasileiro de Formação de Educadores em São Paulo.  
Sempre pensei que um trabalho de conclusão de curso deve contemplar uma função de utilidade social e profissional. O aluno investe tempo, conhecimento, dinheiro e isso não pode parar por aí. O conhecimento precisa ser compartilhado e essa foi a discussão inicial com o grupo, que aceitou e escolheu realizar um trabalho, dentro da proposta socioemocional que pudesse chegar ao aluno, na sala de aula, pelo melhor caminho, a capacitação do professor.  
Iniciei propondo à turma que realizasse uma pesquisa, com o objetivo de conhecer e comparar vários programas de educação socioemocional já existentes no Brasil, tendo um olhar para as necessidades de capacitação do professor em sala de aula.  
Alguns encontros e a turma conseguiu traçar metas, avaliar os conteúdos e fazer nascer o Projeto Conexão, com o objetivo de compartilhar conhecimento e experiências para que o professor tenha um olhar significativo sobre si mesmo, seu aluno, seus sentimentos e novas condutas socioemocionais dentro da escola.  Assim a proposta foi se estruturando e culminou quando conseguimos a oportunidade de apresentar este projeto, aos colaboradores do Colégio COC Vila Yara.  
Essa oportunidade para compartilhar o conhecimento servirá de exemplo para que a educação socioemocional se multiplique, professores mais engajados e alunos mais motivados.  
Nosso Instituto tem como lema o Futuro, as Tendências e a Inovação, esse grupo fez isso acontecer de forma fundamentada, experiente e significativa. Todos nós aprendemos e a partir disso novas oportunidades aparecerão. Pois a educação não é estática e sim ativa e promissora.  
Ao grupo de alunos ofereço meu respeito e admiração, por realizar este projeto. Que sem dúvida este seja o primeiro de muitos que surgirão. Que portas se abram e caminhos sejam trilhados de forma assertiva e concreta.  


Parabéns turma 2018-2! 


Convido você, caro leitor a conhecer o projeto Conexão e aprender! BAIXE AQUI!
Boa leitura! 

Prof.ª Debora Corigliano 



Chat