Pós-graduação

Psicopedagogia Clínica e Institucional (Turma Física - Setembro/2022)

Gostou do curso?


Sobre o curso

Quais são os objetivos do curso?

O objetivo do curso é estudar os processos de aprendizagem. Capacitar profissionais, através de instrumentos científicos, atualizados e inovadores, a observar, diagnosticar, planejar e intervir em problemas de aprendizagem, seja na área clínica como na área institucional. As disciplinas apresentadas no curso se apoiam em contribuições da área da Psicologia e Neurociência, contribuições essas voltadas para o estudo dos problemas de aprendizado que relacionam o aluno com a sociedade, com a escola e com a família. No final do curso o aluno estará habilitado a reconhecer, diagnosticar e intervir, de forma técnica, nos processos onde a dificuldade de aprendizagem está presente.


Para conferir o descritivo completo do curso, clique em (download).


Duração: 18 meses (660 horas)


O curso é presencial?

Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto


Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade

Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC




Turma(s)

Pós-graduação Psicopedagogia Clínica e Institucional - Turma presencial física (quinzenal)

  • 01 de outubro de 2022
  • Periocidade: Quinzenal - sábado
  • Horário: 08h30 às 16h30.
  • Carga horária: 660 horas
  • Duração: 18 meses 
  • Turma presencial física
  • Nº de vagas: 20

Pós-graduação Psicopedagogia Clínica e Institucional - Turma presencial física (semanal)

  • 29 de setembro de 2022
  • Periocidade: Semanal - quinta-feira
  • Horário: 19h00 às 22h30.
  • Carga horária: 660 horas
  • Duração: 18 meses 
  • Turma presencial física
  • Nº de vagas: 20

Para quem se destina esse curso?

Professores de todas as áreas, coordenadores, supervisores, diretores, psicopedagogos, psicólogos e profissionais que trabalham na área de educação ou que queiram aprimorar os seus conhecimentos sobre os problemas de aprendizagem e as possibilidades de intervenção.

Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.




TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Trabalho de conclusão de curso será apresentado em um seminário nas duas aulas finais do curso. Além da apresentação oral, deverá ser entregue uma narrativa do trabalho, no máximo de 5 folhas.



Powered by Google Classroom


Visando ampliar a experiência de aprendizagem, o curso terá como suporte a plataforma Google Classroom, que possibilita total interação entre docentes e discentes, uso de metodologias ativas, com conteúdos prévios e para aprofundamento posterior aos encontros obrigatórios.


Investimento, formas de pagamento e informações gerais

Quer saber o valor do curso?

Entre em contato com nossa equipe através do whatsapp ➞ Clique aqui!


Formas de pagamento e parcelamento:

- Boleto bancário com vencimento entre os dias 10, 20 ou 30 (você escolhe).

- Cartão de crédito (pagamento recorrente). A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.


DESCONTOS

DescontoPercentualRegras
Amigo estuda com amigo10% de desconto no valor total do cursoRealize sua matrícula com um grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. Desconto não cumulativo com outros descontos e promoções.
Escola parceira15% de desconto no valor total do curso

Professor de escola parceira do IBFE ganha 15% de desconto no valor total do curso. Quer saber se sua escola é parceira? Acesse: ibfeduca.com.br/parceirarp

Matrícula antecipada (maio/junho)30% de desconto no valor total do curso PARCELADO.Realize sua matrícula entre os dias 13/05/2022 a 13/06/2022.
Matrícula antecipada (junho/julho)25% de desconto no valor total do curso PARCELADO.
Realize sua matrícula entre os dias 14/06/2022 a 14/07/2022.
Matrícula antecipada (julho/agosto)
20% de desconto no valor total do curso PARCELADO.
Realize sua matrícula entre os dias 15/07/2022 a 15/08/2022.


***Promoção de matrícula antecipada não cumulativa com outras campanhas de desconto, exemplo: Black Friday, Escola Parceira;


O que preciso para me matricular?

  • Ficha de Inscrição preenchida e contrato assinado;
  • 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
  • 01 Cópia do Comprovante de Residência;
  • 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
  • 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
  • 01 Foto 3x4 (recente).

Grade

DISCIPLINAS Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
BASES TEÓRICAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA 1, 2 e 3 -
PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA 1 E 2 -
BASES NEUROLÓGICAS DA APRENDIZAGEM -
PSICOMOTRICIDADE -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
FONOAUDIOLOGIA -
FUNÇÕES EXECUTIVAS -
MÚSICA, PSICOPEDAGOGIA E O PROCESSO DE INCLUSÃO -
CONCEITOS MATEMÁTICOS E APRENDIZAGEM -
ESTÁGIO SUPERVISIONADO -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 660

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

João Rilton

Experiência e formação: Psicanalista Clínico, Pós-graduado em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atual coordenador, da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional Aplicada à Liderança" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador da Pós-graduação em Programação Neurolinguística da SBCE. Coordena o Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista, maestro e compositor profissional.  Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental.

Expandir

Docentes e Convidados

Daniel Simões Rebello

Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-CAMPINAS (2000), Mestre em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucai - UNIVÁS(2010), possui Especializações em: Psicopedagogia institucional e clínico pelo Unisal (2012),  Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2006), Treinamento em Natação pelo Instituto Superior de Cultura Manoel Fajardo - Cuba (1999), Esportes Educacionais pela Universidade de Barcelona (2001).Atualmente é professor de Educação Física escolar do Colégio LICEU Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP, professor de graduação dos cursos de Educação Física e Pedagogia do UNISAL, professor dos cursos de pós-graduação do Unisal em Psicopedagogia e Educação Infantil na área de Psicomotricidade e Pedagogia social na área de animação sócio cultural, professor dos cursos de pós graduação do Instituto Brasileiro de Educação (IBFE) em Psicopedagogia e Alfabetização e letramento na área de Psicomotricidade.

Expandir

Debora Corigliano

Psicopedagoga, especialista em Neurociências da Educação e Psicologia da Educação (em curso). Coordenadora Nacional da Pós-graduação em Ed. Infantil pelo IBFEInstituto Brasileiro de Formação de Educadores, onde também atua como professora nas Pós de Psicomotricidade, Psicopedagogia e Ed. Socioemocional. Possui consultório particular onde atende crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e realiza orientação para pais. Palestrante . Atuou como coordenadora pedagógica na ed. Infantil por mais de 20 anos. Autora dos livros: "Orientando Pais, Educando Filhos pela Ed. Autores Associados" e "Funções Executivas, um olhar para a criança e o professor em sala de aula" pela Amazon . Autora de livros didáticos na área de pedagogia pela Cogna Editora. Youtuber no canal Orientando pais, educando filhos. Palestrante.

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Eliane El Badouy Cecchettini, Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, pós-graduada em Marketing, vencedora de 2 categorias do prêmio de Mídia Estadão - Pesquisa de Mídia e Gran Prix, premiada com Profissionais do Ano Rede Globo, coautora de 2 livros "Inovação em Sala de Aula" e "Métodos de Ensino para Nativos Digitais". Também é colunista da Revista Eletrônica BREAK do Grupo EPTV - afiliada à Rede Globo -, e da coluna Ponto de Contato da Inova Business School. É coordenadora e professora do Master de Negócios de Impacto, professora de Capitalismo Consciente no Curso de Conselheiros TrendsInnovation e no Master de Neurobusiness da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Entertainment Television e agências de propaganda. Em sua trajetória profissional atendeu contas como McDonald 's, Unilever, Johnson & Johnson, FIAT, Bradesco, L'oréal, Tetra Pak, 3M, CPFL, Souza Cruz, Internacional Paper, entre outras. É Head de Media Intelligence & Consumer Insights da Targget House, Conselheira TrendsInnovation pela Inova Business School, Associate Partner da Inova Consulting para Futuro, Tendências & Consumer Insights, além de pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia contemporâneos.

Expandir

Erika de Andrade Silva

Licenciada em Música e especialista em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR e doutoranda em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca - UNIFRAN. Docente e coordenadora de curso na educação superior desde 2008 e professora de música da escola Waldorf João Guimarães Rosa no ensino fundamental e médio. Tem formação no curso Antropomúsica pelo instituto Ouvir Ativo: música e desenvolvimento humano. Concluiu o curso de Habilidades para a vida pela fundação EDEX, Universidade de Girona (Espanha). Pianista, cantora e regente. 

Expandir

Evelyn Ignacio

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista -Unesp  de Franca, pós graduada em Gestão de Pessoas pela UniFacef, especialista em Consultoria de Carreira pela FIA/USP de São Paulo. Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching,  Instrutora de Mindfulness pelo MTI - Mindfulness Trainings International e membro da Abramind - Associação Brasileira de Mindfulness. 

Como profissional de Recursos Humanos atuou em uma grande empresa do varejo nacional. Atualmente é facilitadora de programas de desenvolvimento individual, grupos e equipes com foco em autoconhecimento, mindfulness, soft skills/habilidades socioemocionais, comunicação não-violenta e liderança. Também é facilitadora das metodologias lúdicas para o autoconhecimento: Coaching Game e Lego.

Expandir

Fernando Berton Baldo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade São Francisco (2008)  e mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio pelo Instituto Biológico (2012). Tem experiência na área de Fitossanidade e Ecologia de populações, com ênfase em Acarologia Agrícola e Entomologia Agrícola. Atualmente é Doutor em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio pelo Instituto Biológico (2017), onde trabalhou no laboratório de Entomologia Econômica, desenvolvendo trabalhos com radiação gama e tratamentos hidrotérmicos na área de tecnologia de pós-colheita com moscas-das-frutas.

Expandir

Giulia Marinho

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica
de Campinas. Mestre em Biologia Funcional e Molecular com ênfase em
bioquímica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e
especialista em Neurociência Aplicada à Educação. Pactitioner em
Programação Neurolinguística pela Sociedade Brasileira de
Comunicação Emocional e pós-graduanda em Psicanálise. Autora de
material didático para o ensino fundamental anos finais, professora do
ensino fundamental e médio e professora de neurobiologia e áreas afins
para turmas de pós-graduação.

Expandir

Jemima Ribeiro

Formada em pedagogia, com pós-graduações em: Letramento e Alfabetização e Psicopedagogia clínica, criadora do P.O.P.P. PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO A PAIS E PROFESSORES com ênfase na formação continuada, na orientação do fazer pedagógico e inclusivo; possui uma linha de recursos terapêuticos intitulado "BRINCANDO E APRENDENDO" JOGOS PEDAGÓGICOS, destinado a crianças de 2 a 8 anos; atua em sala de aula, assessoria pedagógica e consultório; desenvolvendo métodos ,projetos e recursos  para a aprendizagem significativa e educação de qualidade.

Expandir

João Rilton

Experiência e formação: Psicanalista Clínico, Pós-graduado em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atual coordenador, da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional Aplicada à Liderança" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador da Pós-graduação em Programação Neurolinguística da SBCE. Coordena o Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista, maestro e compositor profissional.  Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental.

Expandir

José Francisco Aparecido

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2006). Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2002). Formado em Artes Cênicas e Mímica pela Youth With a Mission, Tyler Texas-EUA., Diretor do Colégio Objetivo de Campinas Unidade São Bernardo (CEKETEC), professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação. Ministrou aulas nas faculdades de Educação, Música, Teologia, Filosofia e Artes Cênicas.  Ator, Diretor Teatral e Escritor. Atuou como docente e na coordenação pedagógica nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. 

Expandir

Junior Cadima

Convidado

Mestrando em Educação pelo programa de pós-graduação da PUC - Campinas. Pedagogo. Especialista em Neuropsicologia aplicada à Neurologia Infantil pela escola de extensão da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Especialista em Psicomotricidade, Neurociência aplicada à Educação e Psicopedagogia pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE).  Desenvolve trabalho de pesquisa na área de formação de professores, educação infantil, psicomotricidade e neurociência.

Expandir

Karina Lumena

Engenheira formada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) e mestre em Ciências pela Engenharia de Produção da EESC-USP, com ênfase em Finanças Corporativas. Atuou por mais de dez anos, como Docente Universitária, ministrando aulas de Matemática, Matemática Financeira, Raciocínio Lógico, Gestão Contábil, Gestão de Custos, Análise Financeira e Finanças Corporativas. Trabalha atualmente com acompanhamento pedagógico individual em Matemática atendendo crianças da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e jovens do Ensino Superior. É Doutoranda no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na área de Psicologia da Educação Matemática e é membro integrante do Laboratório de Estudos Aplicados em Aprendizagem e Cognição (LEAAC). 

Expandir

Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas

Docente no ensino superior, especialista em gestão de pessoas, graduada em Pedagogia - licenciatura plena, com aperfeiçoamento em educação inclusiva e gestão educacional e atriz profissional regulamentada pelo SATED/ SP. Aperfeiçoamento em acessibilidade, LIBRAS e áudio descrição. Docente universitária na graduação em Pedagogia na UNIESP Fleming Campinas e nos cursos de pós-graduação de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Docente, gestora e atriz da Água Mágica Produções Artísticas e elaboradora de cursos, espetáculos, palestras e treinamentos lúdicos, educacionais e corporativos. Coordenadora de pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e atuante na área de inclusão desde 2003.

Expandir

Mariana Maniglia

Mestre e doutoranda em Psicobiologia (USP-RP), graduada em Serviço Social (UNESP) e Psicologia (Unifran), especialista em Neuropsicologia (USP-SP).  Possui experiência clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica e  experiência profissional em políticas de saúde pública, e  experiência em docência no ensino superior.

Miryan Cristina Buzetti

Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutora em Educação Especial (UFSCar). Pós doutorado na área de educação (Unesp - Marília). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação Especial. Especialização em Planejamento, Implementação e gestão da educação a distância. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial, no ensino superior e na educação a distância. Pesquisas e publicações na área de processo de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, deficiência intelectual.

 

Expandir

Patrícia Borges

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Unesp (2003) e em Pedagogia (2013), pós graduada em Neuropsicopedagogia (pelo IPECS). Docente no curso de Psicopedagogia no IPECS, participou do Treinamento Específico para Avaliação e Reabilitação nos Problemas de Aprendizagem TEAR PAp I e II, do Laboratório de Investigação dos Desvios de Aprendizagem (LIDA/Unesp) da Profª Drª Simone A. Capellini. Atuação profissional há 18 anos em consultório particular, na área dos Transtornos de Aprendizagem, Fonoaudióloga Educacional em escola privada na cidade de Ribeirão Preto. Atualmente, realizando nova especialização em Fonoaudiologia Educacional, pelo CEFAC de São Paulo.

Expandir

Tawana Orlandi

Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos). Participou da linha de pesquisa "Formação de professores, novas tecnologias e outros agentes educacionais". Graduada em Pedagogia com habilitação em Gestão escolar pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Professora na rede municipal em Ribeirão Preto há mais de dez anos. Atualmente, além de professora de educação infantil é professora e coordenadora local da Pós-Graduação em Educação Infantil do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE).

Expandir

Tom Soares

Psicólogo clinico formado pela Universidade Paulista, com formação em psicoterapia comportamental clínica, certificado em Coaching com Robert Dilts (Crise, Transição e Transformação),  Trainer em PNL - certificado pela Actius. Consultor de empresas com foco em Gestão Sistêmica e Constelações Estruturais Sistêmicos (SySt®) pela Geiserwork - Uruguai.

Eventos

Início das aulas Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional 2022 - Turma física (quinzenal)

No dia 01 de outubro de 2022, sábado, começam as aulas da Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional do IBFE Ribeirão Preto.As aulas serão aos sábados (quinzenal).Tempo de duração do curso: 18 meses (620 horas)Horário das ...

Continuar lendo

Início das aulas Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional 2022 - Turma física (semanal)

No dia 29 de setembro de 2022, quinta-feira, começam as aulas da Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional do IBFE Ribeirão Preto.As aulas serão às quintas-feiras (semanal).Tempo de duração do curso: 18 meses (620 horas)Horário das ...

Continuar lendo

Faça sua inscrição