Pós-graduação

Psicopedagogia Clínica e Institucional (Turma Física - Março/2021)

Gostou do curso?


Sobre o curso

Quais são os objetivos do curso?

O objetivo do curso é estudar os processos de aprendizagem. Capacitar profissionais, através de instrumentos científicos, atualizados e inovadores, a observar, diagnosticar, planejar e intervir em problemas de aprendizagem, seja na área clínica como na área institucional. As disciplinas apresentadas no curso se apoiam em contribuições da área da Psicologia e Neurociência, contribuições essas voltadas para o estudo dos problemas de aprendizado que relacionam o aluno com a sociedade, com a escola e com a família. No final do curso o aluno estará habilitado a reconhecer, diagnosticar e intervir, de forma técnica, nos processos onde a dificuldade de aprendizagem está presente.


Para conferir o descritivo completo do curso, clique em (download).


Duração: 18 meses (620 horas)


O curso é presencial?

Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto



Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade

Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC

Turma(s)

Pós-graduação Psicopedagogia Clínica e Institucional - Turma presencial física

  • 20 de março de 2021
  • Dia da semana: Dois sábados ao mês
  • Horário das aulas: 08:30 às 16:30
  • Carga horária: 620 horas
  • Duração: 18 meses 
  • Turma presencial física

Para quem se destina esse curso?

Professores de todas as áreas, coordenadores, supervisores, diretores, psicopedagogos, psicólogos e profissionais que trabalham na área de educação ou que queiram aprimorar os seus conhecimentos sobre os problemas de aprendizagem e as possibilidades de intervenção.

Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.




TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Trabalho de conclusão de curso será apresentado em um seminário nas duas aulas finais do curso. Além da apresentação oral, deverá ser entregue uma narrativa do trabalho, no máximo de 5 folhas.


Investimento, formas de pagamento e informações gerais

Quer saber o valor do curso? (Clique aqui) e solicite por whatsapp!


*Não cobramos taxa de matrícula

 

Tem algum tipo de desconto?

  • Grupo de 04 pessoas (no mesmo curso ou não) 10% para cada aluno
  • Professores de Escolas Parceiras 15% (saiba como ser escola parceira pelo e-mail [email protected])



Qual é a forma de pagamento?

Pagamentos através de boleto bancário.

ou

Via Pagseguro com desconto de 3% adicional aplicado ao valor total do curso, à vista ou parcelado.



O que preciso para me matricular?

  • Ficha de Inscrição preenchida e assinada;
  • 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
  • 01 Cópia do Comprovante de Residência;
  • 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
  • 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
  • 01 Foto 3x4 (recente).

Grade

DISCIPLINAS Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
BASES TEÓRICAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA 1, 2 e 3 -
PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA 1 E 2 -
BASES NEUROLÓGICAS DA APRENDIZAGEM -
PSICOMOTRICIDADE -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
FONOAUDIOLOGIA -
FUNÇÕES EXECUTIVAS -
MÚSICA, PSICOPEDAGOGIA E O PROCESSO DE INCLUSÃO -
CONCEITOS MATEMÁTICOS E APRENDIZAGEM -
ESTÁGIO SUPERVISIONADO -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 636

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Docentes e Convidados

Carolina Defilippi

Experiência e formação: Possui graduação em Ciencias Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é advogada criminalista e coordenadora geral do Proordem. Tem experiência também na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Debora Corigliano

Neuropsicopedagoga, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neurociência da Educação (pelo IBFE).  Coordenadora nacional no IBFE da Pós Graduação em Ed. Infantil Professora no IBFE nos cursos de Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Sócioemocional. Consultório Particular para atendimento na área da Psicopedagogia e Orientação Familiar. Assessoria Pedagógica em escolas particulares. Autora do livro " Orientando Pais, Educando Filhos" pela editora Autores Associados.  Idealizadora e tutora no EAD "Pais e filhos, uma parceria de sucesso" pela Rede Sec. XXI.  Youtuber  no canal " Orientando Pais, educando filhos".

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, professora de Neuromarketing e coordenadora da Pós-Graduação de Economia Criativa da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Entertainment Television e agências de propaganda atuando como Diretora de Planejamento e Mídia. Em sua trajetória profissional atendeu contas como Mc Donald's, Tetra Pak, 3M, FIAT, CPFL, Souza Cruz, Unilever, Johnson & Johnson, Internacional Paper entre outras. É consultora sênior de Futuro e Tendências da Inova Consulting e pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo.

Expandir

Giulia Marinho

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica
de Campinas. Mestre em Biologia Funcional e Molecular com ênfase em
bioquímica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e
especialista em Neurociência Aplicada à Educação. Pactitioner em
Programação Neurolinguística pela Sociedade Brasileira de
Comunicação Emocional e pós-graduanda em Psicanálise. Autora de
material didático para o ensino fundamental anos finais, professora do
ensino fundamental e médio e professora de neurobiologia e áreas afins
para turmas de pós-graduação.

Expandir

Junior Cadima

Convidado

Pedagogo pela Universidade Paulista, UNIP - Campinas. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neurociência aplicada à Educação,  Pós-graduando em Psicomotricidade pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE - Campinas. Membro do Grupo de Estudos GERMINA, Coordenado pela Professora Viviane Louro (UFPE). Professor do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional do IBFE - Campinas.Neuropsicopedagogo na Clínica Inclusione. Neuropsicopedagogo e Professor de bateria no Conservatório Carlos Gomes, Neuropsicopedagogo e Professor de Bateria na Escola de Música Drumfeel, Neuropsicopedagogo no Capsi Espaço Viver  - Projeto desenvolvido por meio do Instituto de Artes da Unicamp, e coordenado pela professora Adriana Mendes - em Sumaré. Realiza palestras e oficinas sobre "Música, Psicomotricidade e Inclusão". Presta consultoria e supervisão para profissionais da educação sobre o trabalho com a música como instrumento de desenvolvimento motor e cognitivo. 

Expandir

Tom Soares

Psicólogo clinico formado pela Universidade Paulista, com formação em psicoterapia comportamental clínica, certificado em Coaching com Robert Dilts (Crise, Transição e Transformação),  Trainer em PNL - certificado pela Actius. Consultor de empresas com foco em Gestão Sistêmica e Constelações Estruturais Sistêmicos (SySt®) pela Geiserwork - Uruguai.

Eventos

Aguarde novidades!

Início das aulas Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional 2021 - Turma física

No dia 20 de março de 2021, sábado, começam as aulas da Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional do IBFE Ribeirão Preto.As aulas acontecerão aos sábados (dois sábados ao mês)Tempo de duração do curso: 18 meses (620 horas)Horário das aulas ...

Continuar lendo

Palestra online e gratuita - Aprendizagem Significativa e a Prática Pedagógica

Salas organizadas, alunos comportados, conteúdo interessante...Afinal é possível conseguirmos tais itens no dia da sala de aula? é possível atingir de maneira positiva o aluno tanto na aprendizagem do conteúdo quanto na vivencia do mesmo?A ...

Continuar lendo

Palestra online e gratuita - Ensino Hibrido na Educação Infantil

Carteiras e corredores vazios, portões das escolas fechados, alunos e professores em casa. Depois de cerca de seis meses vivenciando a realidade do ensino remoto, o Brasil ensaia voltar para as salas de aula nos ...

Continuar lendo

Palestra online e gratuita - Contribuições da Neurociência para o Ensino da Leitura e Escrita

Os avanços da ciência estão em toda a parte, em todos os setores. Na área da neurociência desde a década de 1970 houve um aumento considerável de pesquisas sobre o processo de aprendizagem da leitura ...

Continuar lendo

Workshop online e gratuito - Música e Contação de Histórias na Educação Infantil

Dentre as vivências trabalhadas na Educação Infantil, é necessário que a criança tenha contato com processos de musicalização, que auxiliará o desenvolvimento da sensibilidade, expressão, participação, criatividade, movimento, cognição, entre outros aspectos. Os sons e ...

Continuar lendo

Palestra online e gratuita - Psicopedagogia Olhar além dos protocolos

Segundo, Nádia Bossa (2011), a psicopedagogia constitui um conjunto de práticas institucionalizadas de intervenção no campo da aprendizagem, seja no âmbito da prevenção, seja no diagnóstico e no tratamento das dificuldades de aprendizagem, ou ainda, ...

Continuar lendo

Palestra online e gratuita - Competências Socioemocionais e sua Importância na Educação e Mercado de Trabalho

As competências socioemocionais tem um papel atuante quando se fala de educação e mercado de trabalho. Alunos com dificuldade de regular as emoções e de compreender os sentimentos do outro, por exemplo, terão dificuldades com ...

Continuar lendo

Palestra online e gratuita - Ser Professor Frente aos Desafios e Possibilidades Pós-pandemia

Que o ano de 2020 foi atípico todos sabemos, mas quais os principais desafios enfrentados pelos professores e alunos? O que aprendemos com as experiências desse ano? O que levaremos para os próximos anos? O ...

Continuar lendo

Workshop gratuito e online - Transtornos e Distúrbios de Aprendizagem no Contexto Escolar

O baixo desempenho acadêmico é motivo de preocupação não somente dos professores mas de todos envolvidos na educação. Entender os motivos da não aprendizagem e principalmente como agir em cada situação é fundamental. Documentos internacionais ...

Continuar lendo

Palestra online e gratuita - Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL)

No processo educacional, o educando precisa ser ativo, compreendendo que ensinar não é transmitir conhecimento, mas envolve momentos com sentido e significado para o estudante. Com a Aprendizagem baseada em equipes, Team-Based Learning (TBL), é ...

Continuar lendo

Palestra online e gratuita - Infâncias, Cultura Infantil e Escuta

O conceito de infância e cultura infantil que temos em nossa sociedade atual é muito recente, até pouco tempo atrás às crianças pequenas não tinham voz nem vez. Como então hoje podemos nos relacionar com ...

Continuar lendo

Palestra online e gratuita - Educação e Disciplina Positiva firmeza, gentileza e otimismo no ambiente escolar

Nesta palestra a professora Gabriela Menezes apresenta novos caminhos para uma educação com firmeza, gentileza e otimismo,  com a finalidade de melhorar o bem-estar de alunos e professores, além de desenvolver habilidades sociais e habilidades ...

Continuar lendo

Palestra online e gratuita - Alfabetização Por onde começar?

Segundo, Magda Soares (2020), a alfabetização é o processo de apropriação do conjunto de técnicas, procedimentos e habilidades, necessárias para a prática da leitura e escrita.Quando começa o processo de alfabetização?Como iniciar este processo?Habilidades necessárias;Conhecimentos ...

Continuar lendo

Faça sua inscrição