Pós-graduação

Neurociência Aplicada à Educação (Turma Física - Setembro/2021)

Mensais a partir de:

R$ 290,00

Gostou do curso?


Sobre o curso

Quais são os objetivos do curso?

O curso tem como objetivo formar educadores especializados em conhecimentos sobre o cérebro humano, e relacionar esses conhecimentos aos processos de memória, pensamento e aprendizagem. O curso oferece a possibilidade de melhor entender como o aluno aprende, e quais ferramentas podemos usar em prol desse benefício. A base de estudos neurocientíficos e estudos da área psicológica, que são pertinentes à educação, são abordados no curso afim de criar metodologias e projetos na área de educação que conectem Neurociência, Psicologia e Pedagogia, e que possam dialogar com as necessidades contemporâneas e futuras das instituições de ensino.


Para conferir o descritivo completo do curso, clique em (download).


Duração: 13 meses (420 horas)


O curso é presencial?

Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto.



Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade. 

Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC


Turma(s)

Pós-graduação Neurociência Aplicada à Educação - Turma presencial física (Quinzenal)

  • 25 de setembro de 2021
  • Periodicidade: Quinzenal - sábado
  • Horário: 08h30 às 16h30
  • Carga horária: 420 horas
  • Duração: 13 meses 
  • Turma presencial física

Pós-graduação Neurociência Aplicada à Educação - Turma presencial física (Semanal)

  • 28 de setembro de 2021
  • Periodicidade: Semanal - terça-feira
  • Horário: 19h00 às 22h30.
  • Carga horária: 420 horas
  • Duração: 13 meses 
  • Turma presencial física

Para quem se destina esse curso?

Professores de todas as áreas, coordenadores, supervisores, diretores, psicopedagogos, psicólogos e profissionais que trabalham na área de educação ou que queiram aprimorar os seus conhecimentos sobre cérebro e aprendizagem.

Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.



TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Apresentação de um seminário nas duas últimas aulas do curso. Banca formada por até 3 professores especialistas, mestres ou doutores. Entrega de um trabalho descritivo do seminário apresentado. Máximo de 5 folhas.



Investimento, formas de pagamento e informações gerais

Valores:

Total: R$ 5.800,00

13 vezes de R$ 390,00

16 vezes de R$ 344,00

20 vezes de R$ 290,00

Desconto especial para pagamento à vista = R$ 4.700,00


*Não cobramos taxa de matrícula


Tem algum tipo de desconto?

  • Grupo de 04 pessoas (no mesmo curso ou não) 10% para cada aluno
  • Professores de Escolas Parceiras 15% (saiba como ser escola parceira pelo e-mail [email protected])


Qual é a forma de pagamento?

Pagamentos através de boleto bancário.

ou 

Via Pagseguro com desconto de 3% adicional aplicado ao valor total do curso, à vista ou parcelado. 



O que preciso para me matricular?

  • Ficha de Inscrição preenchida e assinada;
  • 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
  • 01 Cópia do Comprovante de Residência;
  • 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
  • 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
  • 01 Foto 3x4 (recente).

Grade

DISCIPLINAS Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
NEUROBIOLOGIA -
PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA 1 E 2 -
NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO 1, 2 E 3 -
ESTUDOS DO COMPORTAMENTO 1 E 2 -
MÚSICA E NEUROCIÊNCIA -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 422

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

João Rilton

Psicanalista Clínico, Pós-graduado em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atual coordenador, da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional Aplicada à Liderança" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador da Pós-graduação em Programação Neurolinguística da SBCE. Coordena o Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista, maestro e compositor profissional.  Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental.



Expandir

Docentes e Convidados

Adriana Coelho Braga

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, professora do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, fonoaudióloga e pesquisadora da Clínica Ouvire - Audição e Equilíbrio. Fundadora e diretora do Audiograma Centro Audiológico desde 1992.

Expandir

Alexandre Hilário Berenguer de Matos

 Graduado em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Luiz Meneghel (2009). Mestre (2013) e Doutor (2018) em Ciências com ênfase em Neurociência pelo curso de Fisiopatologia Médica pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, Biologia Molecular, Neurobiologia e Fisiologia. Atua profissionalmente como docente da pós-graduação do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, lecionando a disciplina de Neurobiologia.

Expandir

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Carolina Defilippi

Advogada

Experiência e formação: Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. É advogada criminalista e coordenadora da Faculdade de Direito da Unità. É coautora dos livros Direito Penal para OAB, Inovação na Educação e Inovação e Métodos para Nativos Digitais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Danubia Cristina de Paula

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (2011) e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (2018). Aluna de Pós-Doutorado em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo. Atuação profissional nas áreas de Psicologia Clínica, Saúde Mental e Educação Socioemocional. Desenvolve pesquisas nas áreas de educação socioemocional e promoção, prevenção e intervenção em saúde mental. 

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Eliane El Badouy Cecchettini, Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, pós-graduada em Marketing, vencedora de 2 categorias do prêmio de Mídia Estadão - Pesquisa de Mídia e Gran Prix, premiada com Profissionais do Ano Rede Globo, co-autora de 2 livros "Inovação em Sala de Aula" e "Métodos de Ensino para Nativos Digitais". Também é colunista da Revista Eletrônica BREAK do Grupo EPTV - afiliada à Rede Globo -, e da coluna Ponto de Contato da Inova Business School. É coordenadora e professora do Master de Negócios de Impacto, professora de Capitalismo Consciente no Curso de Conselheiros TrendsInnovation e no Master de Neurobusiness da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Entertainment Television e agências de propaganda. Em sua trajetória profissional atendeu contas como McDonald 's, Unilever, Johnson & Johnson, FIAT, Bradesco, L'oréal, Tetra Pak, 3M, CPFL, Souza Cruz, Internacional Paper, entre outras. É Head de Media Intelligence & Consumer Insights da Targget House, Conselheira TrendsInnovation pela Inova Business School, Associate Partner da Inova Consulting para Futuro, Tendências & Consumer Insights, além de pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia contemporâneos.

Expandir

Erika de Andrade Silva

Licenciada em Música e especialista em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR e doutoranda em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca - UNIFRAN. Docente e coordenadora de curso na educação superior desde 2008 e professora de música da escola Waldorf João Guimarães Rosa no ensino fundamental e médio. Tem formação no curso Antropomúsica pelo instituto Ouvir Ativo: música e desenvolvimento humano. Concluiu o curso de Habilidades para a vida pela fundação EDEX, Universidade de Girona (Espanha). Pianista, cantora e regente. 

Expandir

Evelyn Ignacio

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista -Unesp  de Franca, pós graduada em Gestão de Pessoas pela UniFacef, especialista em Consultoria de Carreira pela FIA/USP de São Paulo. Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching,  Instrutora de Mindfulness pelo MTI - Mindfulness Trainings International e membro da Abramind - Associação Brasileira de Mindfulness. 

Como profissional de Recursos Humanos atuou em uma grande empresa do varejo nacional. Atualmente é facilitadora de programas de desenvolvimento individual, grupos e equipes com foco em autoconhecimento, mindfulness, soft skills/habilidades socioemocionais, comunicação não-violenta e liderança. Também é facilitadora das metodologias lúdicas para o autoconhecimento: Coaching Game e Lego.

Expandir

Gabriela Menezes de Camargo

Neuropedagoga

Pós-graduada em Neurociência Aplicada à Educação. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento. Graduada em Pedagogia. Licenciada e Bacharel em Educação Física. Certificada em Disciplina Positiva para sala de aula e em Psicologia Positiva. Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica.  Professora nos cursos de pós graduação do IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de educadores. Experiência Profissional de 12 anos nas redes pública e privada de ensino como Coordenadora Pedagógica no Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Infantil, Professora de Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Física Escolar.

Expandir

Giulia Marinho

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica
de Campinas. Mestre em Biologia Funcional e Molecular com ênfase em
bioquímica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e
especialista em Neurociência Aplicada à Educação. Pactitioner em
Programação Neurolinguística pela Sociedade Brasileira de
Comunicação Emocional e pós-graduanda em Psicanálise. Autora de
material didático para o ensino fundamental anos finais, professora do
ensino fundamental e médio e professora de neurobiologia e áreas afins
para turmas de pós-graduação.

Expandir

José Francisco Aparecido

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2006). Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2002). Formado em Artes Cênicas e Mímica pela Youth With a Mission, Tyler Texas-EUA., Diretor do Colégio Objetivo de Campinas Unidade São Bernardo (CEKETEC), professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação. Ministrou aulas nas faculdades de Educação, Música, Teologia, Filosofia e Artes Cênicas.  Ator, Diretor Teatral e Escritor. Atuou como docente e na coordenação pedagógica nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. 

Expandir

Junior Cadima

Convidado

Pedagogo pela Universidade Paulista, UNIP - Campinas. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neurociência aplicada à Educação,  Pós-graduando em Psicomotricidade pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE - Campinas. Membro do Grupo de Estudos GERMINA, Coordenado pela Professora Viviane Louro (UFPE). Professor do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional do IBFE - Campinas.Neuropsicopedagogo na Clínica Inclusione. Neuropsicopedagogo e Professor de bateria no Conservatório Carlos Gomes, Neuropsicopedagogo e Professor de Bateria na Escola de Música Drumfeel, Neuropsicopedagogo no Capsi Espaço Viver  - Projeto desenvolvido por meio do Instituto de Artes da Unicamp, e coordenado pela professora Adriana Mendes - em Sumaré. Realiza palestras e oficinas sobre "Música, Psicomotricidade e Inclusão". Presta consultoria e supervisão para profissionais da educação sobre o trabalho com a música como instrumento de desenvolvimento motor e cognitivo. 

Expandir

Laura Marangoni

Psicóloga e Mestre em Psicologia na área de Desenvolvimento de Carreira pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP). Atuando em clínica particular desde a formação (2014), tem também experiência no âmbito acadêmico e educacional, implementando programas de educação socioemocional nas escolas e, atualmente, produzindo conteúdos na área. 

Mariana Maniglia

Mestre e doutoranda em Psicobiologia (USP-RP), graduada em Serviço Social (UNESP) e Psicologia (Unifran), especialista em Neuropsicologia (USP-SP).  Possui experiência clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica e  experiência profissional em políticas de saúde pública, e  experiência em docência no ensino superior.

Míriam Celi de Souza Nunes

Bacharel em Ciências Biológicas (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, 2010), mestre em Biotecnologia na área de concentração Genômica e Proteômica (UFOP, 2013) e doutora em Ciências na área de concentração Genética Médica (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 2019). Atua profissionalmente como docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) desde 2014, lecionando principalmente as disciplinas Bioinformática, Biologia Forense, Fisiologia, Genética, Biologia Molecular e Biologia Celular.

Expandir

Renato Jannuzzi Cecchettini

Experiência e formação: Graduado em Engenharia Civil, pós graduado em Gestão pela FAAP, MBA em Gestão na FAAP/Wharton, Conselheiro TrendsInnovation pela Inova Business School. É professor das áreas de Marketing, Neuromarketing, Inteligência de Mercado, Estratégia e Ferramentas de Gestão da Nova Economia tanto em cursos de graduação como em cursos de pós-graduação e MBA. Atuou 15 anos na área de saúde suplementar. Possui especialização de Geração de Modelo de Negócios (BMGen) pela ESPM. Facilitador de treinamentos presenciais e online. Consultor da Inova Consulting nas áreas de Métodos Ágeis e Transformação Digital atuando nos mais diversos setores como bancos, seguros, contact centers, agro, entre outros. É diretor da Targget House, empresa de consultoria em mídia e inteligência de mercado.

Expandir

Tawana Orlandi

Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos). Participou da linha de pesquisa "Formação de professores, novas tecnologias e outros agentes educacionais". Graduada em Pedagogia com habilitação em Gestão escolar pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Professora na rede municipal em Ribeirão Preto há mais de dez anos. Atualmente, além de professora de educação infantil é professora e coordenadora local da Pós-Graduação em Educação Infantil do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE).

Expandir

Eventos

Aguarde novidades!

Início das aulas Pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação 2021 - Turma física (semanal)

No dia 28 de setembro de 2021, terça-feira, começam as aulas da Pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação do IBFE Ribeirão Preto.As aulas acontecerão às terças-feiras (semanal).Tempo de duração do curso: 13 meses (420 horas)Horário ...

Continuar lendo

Faça sua inscrição