Sobre o curso

Quais são os objetivos do curso?

Este curso caracteriza-se por uma proposta multi e interdisciplinar que visa formar e instrumentalizar profissionais das áreas da educação, saúde e afins, para que favoreçam e potencializem o desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades sociais e emocionais de seus alunos, preparando-os para melhor corresponderem e enfrentarem as exigências e demandas do mundo contemporâneo. Além disso, busca trazer conhecimentos sobre o impacto das competências socioemocionais na aprendizagem escolar e auxiliar o educador a desenvolver ações que auxiliem a promoção do aprendizado, bem como a prevenção e possível superação das dificuldades de aprendizagem. E, por fim, promover competências socioemocionais do educador para que possa repensar sua postura e práticas em sala de aula agindo de forma preventiva em contrapartida às remediativas, desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais para o manejo efetivo e afetivo junto às crianças e adolescentes em sala de aula.


Para conferir o descritivo completo do curso, clique em (download).


O curso é presencial?

Sim, todos os nossos cursos são presenciais.


Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade

Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC

Turma(s)

Pós-graduação Educação Socioemocional: Turma quinzenal

Data de Início: 27/03/2020

Aulas aos sábados quinzenais, das 08:30 às 16:30

Previsão de duração: 13 meses

Carga horária: 420 horas

Pós-graduação Educação Socioemocional: Turma semanal

Data de Início: 30/03/2020

Todas as segundas-feiras, das 19:00 às 22:30

Previsão de duração: 13 meses

Carga horária: 420 horas

Para quem se destina esse curso?

O Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Socioemocional e Práticas na Escola se destina a professores, orientadores, coordenadores e diretores escolares. O curso também pode ser relevante para profissionais da área da saúde que tenham atuação em Educação.


Metodologia

Este curso inovador veio para expandir o conhecimento e, principalmente, a atuação na sala de aula. Por meio de diferentes estratégias, tais como aulas expositivas e dialogadas, leituras e discussões de textos teóricos, debates e seminários, serão desenvolvidas muitas atividades práticas, vivências e dinâmicas de grupo, perfeitamente aplicáveis no cotidiano escolar. Isso permitirá a troca de experiências entre os profissionais que buscam (re)pensar, (re)avaliar e atualizar suas práticas. Assim, como é um curso que assume, principalmente, um caráter prático, é a produção de novos saberes, mas, principalmente, novos fazeres no dia a dia da escola.
Ao final do curso, o aluno contará com uma disciplina de estágio supervisionado em que fará a aplicação de toda a bagagem teórica em uma realidade prática e que culminará na elaboração de um Projeto que, certamente, será um diferencial no seu portfólio profissional.

Investimento e formas de pagamento

Quer saber o valor do curso? (Clique aqui) e solicite por whatsapp!


*Não cobramos taxa de matrícula


 

Tem algum tipo de desconto?

Grupo de 04 pessoas (no mesmo curso ou não) 10% para cada aluno

Professores de Escolas Parceiras 15% (saiba como ser escola parceira pelo e-mail [email protected])



Qual é a forma de pagamento?

Pagamentos através de boleto bancário.

ou 

Via Pagseguro com desconto de 3% adicional aplicado ao valor total do curso, à vista ou parcelado. 



O que preciso para me matricular?

  • Ficha de Inscrição preenchida e assinada;
  • 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
  • 01 Cópia do Comprovante de Residência;
  • 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
  • 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
  • 01 Foto 3x4 (recente).

Grade

Módulo Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS 1 -
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS 2 -
PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS -
COMUNICAÇÃO EMOCIONAL -
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA POSITIVA -
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS -
FORMAÇÃO ÉTICA E CIDADANIA DIGITAL -
NEUROBIOLOGIA DAS EMOÇÕES -
ATENÇÃO PLENA, SAÚDE FÍSICA E ESPORTE -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 422

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

João Rilton

Psicanalista Clínico, Master Trainer em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência Aplicada à Educação, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atua como coordenador da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional aplicada à gestão de pessoas" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador do Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista e compositor profissional. Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira.


Expandir

Docentes e Convidados

Gabriela Menezes de Camargo

Pós-graduada em Neurociência Aplicada à Educação pelo IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter. Licenciada e bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Hermínio Ometto - Uniararas. Professora nos Cursos de Pós-graduação em Alfabetização e Letramento, Educação Inclusiva, Educação Socioemocional, Educação Infantil e Psicopedagogia Clínica e Institucional do IBFE. Experiência Profissional de 14 anos como, Professora de Educação Infantil, Professora de Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Física Escolar e Coordenadora Pedagógica no Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, nas redes pública e privada de ensino. Voluntária do Laboratório de Música e Neurociência, Projeto Música Viva na Associação Cândido Ferreira. Practitioner e Neuropractitioner em Programação Neurolinguística pela Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional - SBCE. Co-criadora e Coordenadora Nacional da Pós-Graduação em Educação Positiva do IBFE. Certificada em Psicologia Positiva pelo Centro de Certificação em Psicologia Positiva - CEPPA. Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Expandir

João Rilton

Psicanalista Clínico, Master Trainer em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência Aplicada à Educação, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atua como coordenador da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional aplicada à gestão de pessoas" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador do Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista e compositor profissional. Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira.


Expandir

José Francisco Aparecido

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2006). Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2002). Formado em Artes Cênicas e Mímica pela Youth With a Mission, Tyler Texas-EUA., Diretor do Colégio Objetivo de Campinas Unidade São Bernardo (CEKETEC), professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação. Ministrou aulas nas faculdades de Educação, Música, Teologia, Filosofia e Artes Cênicas.  Ator, Diretor Teatral e Escritor. Atuou como docente e na coordenação pedagógica nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. 

Expandir

Meiry Soares da Costa Pereira

Psicóloga formada pela PUCCAMP e Especialista em Psicologia Escolar e da Aprendizagem também pela PUCCAMP. Possui Mestrado em Psicologia Escolar - PUCCAMP e experiência em atendimento clínico em psicoterapia e psicopedagogia de crianças e adolescentes, orientação de pais e atendimento junto à crianças e adolescentes com necessidades especiais. Professora de Pós-Graduação em Psicopedagogia, Educação Inclusiva, Educação Infantil e Ensino Fundamental; Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Campinas - SP.

Expandir

Míriam Celi de Souza Nunes

Bacharel em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia (2013) pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente cursando doutorado em Ciências Médicas - Genética Médica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, início em 2016). Atua profissionalmente como docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas desde 2014, lecionando as disciplinas Bioinformática e Biologia Forense.

Eventos

Aguarde novidades!

Início das aulas Pós-graduação em Educação Socioemocional 2020: Turma semanal

No dia 30 de março de 2020, segunda, começa a primeira turma semanal da Pós-graduação em Educação Socioemocional do IBFE Ribeirão Preto.As aulas acontecerão às segundas-feiras (semanal).Tempo de duração do curso: 13 meses (420 horas)Horário ...

Continuar lendo

Início das aulas Pós-graduação em Educação Socioemocional 2020: Turma quinzenal

No dia 27 de março de 2020, sexta, começa a primeira turma quinzenal da Pós-graduação em Educação Socioemocional do IBFE Ribeirão Preto.As aulas acontecerão aos sábados (quinzenais) com exceção da primeira aula que será na ...

Continuar lendo

Palestra gratuita - As emoções em momentos pré-prova

O IBFE Ribeirão Preto realizará no dia 19 de fevereiro de 2020, quarta-feira, uma palestra sobre as emoções em momentos pré-prova.Quais serão os principais assuntos?- O papel das emoções em nossa vida;- A mente e ...

Continuar lendo

Palestra gratuita - Aprendizagem da docência na Educação Infantil

O IBFE Ribeirão Preto realizará no dia 18 de fevereiro de 2020, terça-feira, uma palestra sobre aprendizagem da docência na Educação Infantil.Como aprendemos a ser professores? Esta pergunta aparentemente simples e intrigante levou pesquisadores a ...

Continuar lendo

Palestra gratuita - Música e Educação: desenvolvimento, aprendizagem e convivência

O IBFE Ribeirão Preto realizará no dia 17 de fevereiro de 2020, segunda-feira, uma palestra sobre música e educação: desenvolvimento, aprendizagem e convivência.Quais serão os principais assuntos?- Os parâmetros do som e os elementos da ...

Continuar lendo

Palestra gratuita - Autoconhecimento e desenvolvimento na carreira do educador

O IBFE Ribeirão Preto realizará no dia 13 de fevereiro de 2020, quinta-feira, uma palestra sobre autoconhecimento e desenvolvimento na carreira do educadorQuais serão os principais assuntos?- O desenvolvimento da habilidade de se relacionar com ...

Continuar lendo

Palestra gratuita - Alunos do século XXI: As mudanças educacionais

O IBFE Ribeirão Preto realizará no dia 12 de fevereiro de 2020, quarta-feira, uma palestra sobre o aluno do século XXI e as mudanças educacionais.Quais serão os principais assuntos?- Gerações babyboom à alpha dentro da ...

Continuar lendo

Palestra gratuita - A educação socioemocional no autocuidado dos profissionais da educação

O IBFE Ribeirão Preto realizará no dia 11 de fevereiro de 2020, terça-feira, uma palestra sobre a educação socioemocional no autocuidado dos profissionais da educação.Quais serão os principais assuntos?- A importância das emoções em nossa ...

Continuar lendo

Palestra gratuita - Funções Executivas no processo de aprendizagem

O IBFE Ribeirão Preto realizará no dia 10 de fevereiro de 2020, segunda-feira, uma palestra sobre o impacto das funções executivas no processo de aprendizagem.Quais serão os principais assuntos?- Funções executivas como base no processo ...

Continuar lendo

Palestra gratuita - A Neurociência e a disciplina em sala de aula

Como a Neurociência explica a emoção dentro da sala de aula nos casos de indisciplina e como, através de ferramentas de comportamento, que mexem diretamente com as redes neurais, nos podemos começar a trabalhar com ...

Continuar lendo

Faça sua inscrição