Pós-graduação

Educação Socioemocional (Turma Física - Setembro/2021)

Mensais a partir de:

R$ 290,00

Gostou do curso?


Sobre o curso

Quais são os objetivos do curso?

Este curso caracteriza-se por uma proposta multi e interdisciplinar que visa formar e instrumentalizar profissionais das áreas da educação, saúde e afins, para que favoreçam e potencializem o desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades sociais e emocionais de seus alunos, preparando-os para melhor corresponderem e enfrentarem as exigências e demandas do mundo contemporâneo. Além disso, busca trazer conhecimentos sobre o impacto das competências socioemocionais na aprendizagem escolar e auxiliar o educador a desenvolver ações que auxiliem a promoção do aprendizado, bem como a prevenção e possível superação das dificuldades de aprendizagem. E, por fim, promover competências socioemocionais do educador para que possa repensar sua postura e práticas em sala de aula agindo de forma preventiva em contrapartida às remediativas, desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais para o manejo efetivo e afetivo junto às crianças e adolescentes em sala de aula.


Para conferir o descritivo completo do curso, clique em (download).


Duração: 13 meses (420 meses)



O curso é presencial?

Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto.


Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade

Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC

Turma(s)

Pós-graduação Educação Socioemocional - Turma presencial física

  • 22 de setembro de 2021
  • Periodicidade: Semanal - quarta-feira
  • Horário: 19h00 às 22h30
  • Carga horária: 420 horas
  • Duração: 13 meses 
  • Turma presencial física

Para quem se destina esse curso?

O Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Socioemocional e Práticas na Escola se destina a professores, orientadores, coordenadores e diretores escolares. O curso também pode ser relevante para profissionais da área da saúde que tenham atuação em Educação.


Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.



TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O trabalho de conclusão de curso será a apresentação de um projeto na área de Educação Socioemocional. Quem coordenará o projeto será o professor da última disciplina do curso: Competências Socioemocionais 2.

Investimento e formas de pagamento

Valores:

Total: R$ 5.800,00

13 vezes de R$ 390,00

16 vezes de R$ 344,00

20 vezes de R$ 290,00

Desconto especial para pagamento à vista: R$ 4.700,00


*Não cobramos taxa de matrícula


 

Tem algum tipo de desconto?

Grupo de 04 pessoas (no mesmo curso ou não) 10% para cada aluno

Professores de Escolas Parceiras 15% (saiba como ser escola parceira pelo e-mail [email protected])



Qual é a forma de pagamento?

Pagamentos através de boleto bancário.

ou 

Via Pagseguro com desconto de 3% adicional aplicado ao valor total do curso, à vista ou parcelado. 



O que preciso para me matricular?

  • Ficha de Inscrição preenchida e assinada;
  • 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
  • 01 Cópia do Comprovante de Residência;
  • 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
  • 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
  • 01 Foto 3x4 (recente).

Grade

Módulo Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS 1 -
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS 2 -
PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS -
COMUNICAÇÃO EMOCIONAL -
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA POSITIVA -
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS -
FORMAÇÃO ÉTICA E CIDADANIA DIGITAL -
NEUROBIOLOGIA DAS EMOÇÕES -
ATENÇÃO PLENA, SAÚDE FÍSICA E ESPORTE -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 422

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

João Rilton

Psicanalista Clínico, Master Trainer em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência Aplicada à Educação, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atua como coordenador da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional aplicada à gestão de pessoas" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador do Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista e compositor profissional. Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira.


Expandir

Docentes e Convidados

Danubia Cristina de Paula

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (2011) e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (2018). Aluna de Pós-Doutorado em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo. Atuação profissional nas áreas de Psicologia Clínica, Saúde Mental e Educação Socioemocional. Desenvolve pesquisas nas áreas de educação socioemocional e promoção, prevenção e intervenção em saúde mental. 

Erika de Andrade Silva

Licenciada em Música e especialista em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR e doutoranda em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca - UNIFRAN. Docente e coordenadora de curso na educação superior desde 2008 e professora de música da escola Waldorf João Guimarães Rosa no ensino fundamental e médio. Tem formação no curso Antropomúsica pelo instituto Ouvir Ativo: música e desenvolvimento humano. Concluiu o curso de Habilidades para a vida pela fundação EDEX, Universidade de Girona (Espanha). Pianista, cantora e regente. 

Expandir

Evelyn Ignacio

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista -Unesp  de Franca, pós graduada em Gestão de Pessoas pela UniFacef, especialista em Consultoria de Carreira pela FIA/USP de São Paulo. Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching,  Instrutora de Mindfulness pelo MTI - Mindfulness Trainings International e membro da Abramind - Associação Brasileira de Mindfulness. 

Como profissional de Recursos Humanos atuou em uma grande empresa do varejo nacional. Atualmente é facilitadora de programas de desenvolvimento individual, grupos e equipes com foco em autoconhecimento, mindfulness, soft skills/habilidades socioemocionais, comunicação não-violenta e liderança. Também é facilitadora das metodologias lúdicas para o autoconhecimento: Coaching Game e Lego.

Expandir

Gabriela Menezes de Camargo

Neuropedagoga

Pós-graduada em Neurociência Aplicada à Educação. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento. Graduada em Pedagogia. Licenciada e Bacharel em Educação Física. Certificada em Disciplina Positiva para sala de aula e em Psicologia Positiva. Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica.  Professora nos cursos de pós graduação do IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de educadores. Experiência Profissional de 12 anos nas redes pública e privada de ensino como Coordenadora Pedagógica no Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Infantil, Professora de Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Física Escolar.

Expandir

João Rilton

Psicanalista Clínico, Master Trainer em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência Aplicada à Educação, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atua como coordenador da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional aplicada à gestão de pessoas" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador do Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista e compositor profissional. Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira.


Expandir

José Francisco Aparecido

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2006). Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2002). Formado em Artes Cênicas e Mímica pela Youth With a Mission, Tyler Texas-EUA., Diretor do Colégio Objetivo de Campinas Unidade São Bernardo (CEKETEC), professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação. Ministrou aulas nas faculdades de Educação, Música, Teologia, Filosofia e Artes Cênicas.  Ator, Diretor Teatral e Escritor. Atuou como docente e na coordenação pedagógica nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. 

Expandir

Laura Marangoni

Psicóloga e Mestre em Psicologia na área de Desenvolvimento de Carreira pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP). Atuando em clínica particular desde a formação (2014), tem também experiência no âmbito acadêmico e educacional, implementando programas de educação socioemocional nas escolas e, atualmente, produzindo conteúdos na área. 

Mariana Maniglia

Mestre e doutoranda em Psicobiologia (USP-RP), graduada em Serviço Social (UNESP) e Psicologia (Unifran), especialista em Neuropsicologia (USP-SP).  Possui experiência clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica e  experiência profissional em políticas de saúde pública, e  experiência em docência no ensino superior.

Meiry Soares da Costa Pereira

Psicóloga formada pela PUCCAMP e Especialista em Psicologia Escolar e da Aprendizagem também pela PUCCAMP. Possui Mestrado em Psicologia Escolar - PUCCAMP e experiência em atendimento clínico em psicoterapia e psicopedagogia de crianças e adolescentes, orientação de pais e atendimento junto à crianças e adolescentes com necessidades especiais. Professora de Pós-Graduação em Psicopedagogia, Educação Inclusiva, Educação Infantil e Ensino Fundamental; Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Campinas - SP.

Expandir

Míriam Celi de Souza Nunes

Bacharel em Ciências Biológicas (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, 2010), mestre em Biotecnologia na área de concentração Genômica e Proteômica (UFOP, 2013) e doutora em Ciências na área de concentração Genética Médica (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 2019). Atua profissionalmente como docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) desde 2014, lecionando principalmente as disciplinas Bioinformática, Biologia Forense, Fisiologia, Genética, Biologia Molecular e Biologia Celular.

Expandir

Tawana Orlandi

Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos). Participou da linha de pesquisa "Formação de professores, novas tecnologias e outros agentes educacionais". Graduada em Pedagogia com habilitação em Gestão escolar pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Professora na rede municipal em Ribeirão Preto há mais de dez anos. Atualmente, além de professora de educação infantil é professora e coordenadora local da Pós-Graduação em Educação Infantil do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE).

Expandir

Eventos

CAMPANHA DE MATRÍCULA ANTECIPADA

20 Set

Se você já decidiu que em 2021 irá investir em sua carreira, não deixe de aproveitar ofertas exclusivas para quem faz matrícula antecipada! Confira: 17/05/2021 a 17/06/2021 - 50% de desconto nas 4 primeiras mensalidades.18/06/2021 a ...

Continuar lendo

Faça sua inscrição