Pós-graduação

Educação Socioemocional (início setembro 2020)

Gostou do curso?


Sobre o curso

Quais são os objetivos do curso?

Este curso caracteriza-se por uma proposta multi e interdisciplinar que visa formar e instrumentalizar profissionais das áreas da educação, saúde e afins, para que favoreçam e potencializem o desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades sociais e emocionais de seus alunos, preparando-os para melhor corresponderem e enfrentarem as exigências e demandas do mundo contemporâneo. Além disso, busca trazer conhecimentos sobre o impacto das competências socioemocionais na aprendizagem escolar e auxiliar o educador a desenvolver ações que auxiliem a promoção do aprendizado, bem como a prevenção e possível superação das dificuldades de aprendizagem. E, por fim, promover competências socioemocionais do educador para que possa repensar sua postura e práticas em sala de aula agindo de forma preventiva em contrapartida às remediativas, desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais para o manejo efetivo e afetivo junto às crianças e adolescentes em sala de aula.


Para conferir o descritivo completo do curso, clique em (download).


Duração: 13 meses (420 meses)



O curso é presencial?

Sim, todos os nossos cursos são presenciais.


Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade

Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC

Turma(s)

Pós-graduação Educação Socioemocional - turma aos sábados

  • Data de início: 19 de setembro de 2020
  • Dia da semana: sábados (dois sábados ao mês)
  • Horário das aulas: 08:30 às 16:30
  • Carga horária: 420 horas
  • Duração: 13 meses

Para quem se destina esse curso?

O Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Socioemocional e Práticas na Escola se destina a professores, orientadores, coordenadores e diretores escolares. O curso também pode ser relevante para profissionais da área da saúde que tenham atuação em Educação.


Metodologia

Este curso inovador veio para expandir o conhecimento e, principalmente, a atuação na sala de aula. Por meio de diferentes estratégias, tais como aulas expositivas e dialogadas, leituras e discussões de textos teóricos, debates e seminários, serão desenvolvidas muitas atividades práticas, vivências e dinâmicas de grupo, perfeitamente aplicáveis no cotidiano escolar. Isso permitirá a troca de experiências entre os profissionais que buscam (re)pensar, (re)avaliar e atualizar suas práticas. Assim, como é um curso que assume, principalmente, um caráter prático, é a produção de novos saberes, mas, principalmente, novos fazeres no dia a dia da escola.
Ao final do curso, o aluno contará com uma disciplina de estágio supervisionado em que fará a aplicação de toda a bagagem teórica em uma realidade prática e que culminará na elaboração de um Projeto que, certamente, será um diferencial no seu portfólio profissional.

Investimento e formas de pagamento

Quer saber o valor do curso? (Clique aqui) e solicite por whatsapp!


*Não cobramos taxa de matrícula


 

Tem algum tipo de desconto?

Grupo de 04 pessoas (no mesmo curso ou não) 10% para cada aluno

Professores de Escolas Parceiras 15% (saiba como ser escola parceira pelo e-mail [email protected])



Qual é a forma de pagamento?

Pagamentos através de boleto bancário.

ou 

Via Pagseguro com desconto de 3% adicional aplicado ao valor total do curso, à vista ou parcelado. 



O que preciso para me matricular?

  • Ficha de Inscrição preenchida e assinada;
  • 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
  • 01 Cópia do Comprovante de Residência;
  • 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
  • 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
  • 01 Foto 3x4 (recente).

Grade

Módulo Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS 1 -
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS 2 -
PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS -
COMUNICAÇÃO EMOCIONAL -
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA POSITIVA -
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS -
FORMAÇÃO ÉTICA E CIDADANIA DIGITAL -
NEUROBIOLOGIA DAS EMOÇÕES -
ATENÇÃO PLENA, SAÚDE FÍSICA E ESPORTE -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 422

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

João Rilton

Psicanalista Clínico, Master Trainer em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência Aplicada à Educação, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atua como coordenador da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional aplicada à gestão de pessoas" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador do Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista e compositor profissional. Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira.


Expandir

Docentes e Convidados

Cleide Cibelle Borda Maurer

Graduada em História pela PUCRS em 2007 e em Pedagogia pela Fatece em 2016. Pós-graduada em Psicopedagogia em 2017 e Especialista em Docência no Ensino Superior, em 2014 pelo Centro Universitário Barão de Mauá - SP. Atuou como Coordenadora de Ensino Regular, professora universitária e de educação básica nas áreas humanas e Secretária Acadêmica de Ensino Superior. Atualmente, trabalha como conteudista para pós-graduação, professora de ensino básico, coordenadora pedagógica, assessora pedagógica e tutora EAD. Suas pesquisas são direcionadas a Educação Infantil e Anos Iniciais, Transtornos de aprendizagem e Inovações na Educação.

Expandir

Danubia Cristina de Paula

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (2011) e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (2018). Aluna de Pós-Doutorado em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo. Atuação profissional nas áreas de Psicologia Clínica, Saúde Mental e Educação Socioemocional. Desenvolve pesquisas nas áreas de educação socioemocional e promoção, prevenção e intervenção em saúde mental. 

Erika de Andrade Silva

Licenciada em Música e especialista em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR e doutoranda em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca - UNIFRAN. Docente e coordenadora de curso na educação superior desde 2008 e professora de música da escola Waldorf João Guimarães Rosa no ensino fundamental e médio. Tem formação no curso Antropomúsica pelo instituto Ouvir Ativo: música e desenvolvimento humano. Concluiu o curso de Habilidades para a vida pela fundação EDEX, Universidade de Girona (Espanha). Pianista, cantora e regente. 

Expandir

Evelyn Ignacio

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista -Unesp  de Franca, pós graduada em Gestão de Pessoas pela UniFacef, especialista em Consultoria de Carreira pela FIA/USP de São Paulo. Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching,  Instrutora de Mindfulness pelo MTI - Mindfulness Trainings International e membro da Abramind - Associação Brasileira de Mindfulness. 

Como profissional de Recursos Humanos atuou em uma grande empresa do varejo nacional. Atualmente é facilitadora de programas de desenvolvimento individual, grupos e equipes com foco em autoconhecimento, mindfulness, soft skills/habilidades socioemocionais, comunicação não-violenta e liderança. Também é facilitadora das metodologias lúdicas para o autoconhecimento: Coaching Game e Lego.

Expandir

Gabriela Menezes de Camargo

Neuropedagoga

Pós-graduada em Neurociência Aplicada à Educação. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento. Graduada em Pedagogia. Licenciada e Bacharel em Educação Física. Certificada em Disciplina Positiva para sala de aula e em Psicologia Positiva. Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica.  Professora nos cursos de pós graduação do IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de educadores. Experiência Profissional de 12 anos nas redes pública e privada de ensino como Coordenadora Pedagógica no Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Infantil, Professora de Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Física Escolar.

Expandir

João Rilton

Psicanalista Clínico, Master Trainer em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência Aplicada à Educação, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atua como coordenador da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional aplicada à gestão de pessoas" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador do Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista e compositor profissional. Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira.


Expandir

José Francisco Aparecido

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2006). Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2002). Formado em Artes Cênicas e Mímica pela Youth With a Mission, Tyler Texas-EUA., Diretor do Colégio Objetivo de Campinas Unidade São Bernardo (CEKETEC), professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação. Ministrou aulas nas faculdades de Educação, Música, Teologia, Filosofia e Artes Cênicas.  Ator, Diretor Teatral e Escritor. Atuou como docente e na coordenação pedagógica nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. 

Expandir

Laura Marangoni

Psicóloga e Mestre em Psicologia na área de Desenvolvimento de Carreira pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP). Atuando em clínica particular desde a formação (2014), tem também experiência no âmbito acadêmico e educacional, implementando programas de educação socioemocional nas escolas e, atualmente, produzindo conteúdos na área. 

Mariana Maniglia

Mestre e doutoranda em Psicobiologia (USP-RP), graduada em Serviço Social (UNESP) e Psicologia (Unifran), especialista em Neuropsicologia (USP-SP).  Possui experiência clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica e  experiência profissional em políticas de saúde pública, e  experiência em docência no ensino superior.

Meiry Soares da Costa Pereira

Psicóloga formada pela PUCCAMP e Especialista em Psicologia Escolar e da Aprendizagem também pela PUCCAMP. Possui Mestrado em Psicologia Escolar - PUCCAMP e experiência em atendimento clínico em psicoterapia e psicopedagogia de crianças e adolescentes, orientação de pais e atendimento junto à crianças e adolescentes com necessidades especiais. Professora de Pós-Graduação em Psicopedagogia, Educação Inclusiva, Educação Infantil e Ensino Fundamental; Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Campinas - SP.

Expandir

Míriam Celi de Souza Nunes

Bacharel em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia (2013) pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente cursando doutorado em Ciências Médicas - Genética Médica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, início em 2016). Atua profissionalmente como docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas desde 2014, lecionando as disciplinas Bioinformática e Biologia Forense.

Tawana Orlandi

Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos). Participou da linha de pesquisa "Formação de professores, novas tecnologias e outros agentes educacionais". Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Professora na rede municipal em Ribeirão Preto há mais de dez anos. Atualmente, além de professora de educação infantil é professora e coordenadora na pós-graduação em Educação Infantil pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE).

Expandir

Eventos

Aguarde novidades!

Início das aulas Pós-graduação em Educação Socioemocional 2020 Turma quinzenal

No dia 19 de setembro de 2020, sábado, começam as da Pós-graduação em Educação Socioemocional do IBFE Ribeirão Preto.As aulas acontecerão aos sábados (dois sábados ao mês)Tempo de duração do curso: 13 meses (420 horas)Horário ...

Continuar lendo

Faça sua inscrição