Sobre o curso
Quais são os objetivos do curso?
A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção do bebê, sua gestação, até os seis anos de idade.
É nessa etapa da vida que os alicerces das competências, habilidades emocionais e cognitivas futuras do adulto são estabelecidas.
É nesse período que a criança aprende com mais intensidade a aprender, a fazer, a se relacionar e a ser, além de desenvolver importantes valores a partir de suas relações na família, na escola e na comunidade.
Compreendendo o universo infantil como estrutura para uma vida futura mais saudável, apresentamos uma proposta diferenciada na especialização em Ed. Infantil com os seguintes objetivos:
- O objetivo do curso é formar educadores, conscientes da tarefa de educar não pelo ato de transmitir o conhecimento, mas de possibilitar condições para o desenvolvimento pleno da criança entre 0 a 5 anos.
- Considerar a criança como sujeito histórico, social e cultural dentro do universo infantil.
- Instrumentalizar e qualificar o profissional para atuar na Educação Infantil, ofertando subsídios teóricos e metodológicos para a efetivação das práxis educacional.
- Conhecer e considerar as políticas públicas educacionais e a legislação da Educação infantil no Brasil com base na BNCC.
- Promover reflexões sobe os fundamentos histórico, sociopolíticos, pedagógicos e psicológicos envolvidos no contexto da Educação Infantil.
- Conhecer acerca das metodologias específicas das diversas áreas do conhecimento e sua aplicação na Educação infantil.
- Qualificar profissionais para a atuação na gestão e docência na Educação Infantil.
- Entender a relação do cuidar, educar e brincar de forma a valorizar a importância da educação infantil e do profissional que atua nesta área.
- Qualificar e instrumentalizar o profissional para atuar no Berçário, desde a gestão até à docência.
Para conferir o descritivo completo do curso, faça o (download) da apresentação.
Duração: 13 meses (420 horas)
O curso é presencial?
Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto.
Esse curso é reconhecido pelo MEC?
Sim, abaixo mais informações:
A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade.
Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC
Turma(s)
Pós-graduação Educação Infantil - Turma presencial física
- 27 de março de 2021
- Dia da semana: Dois sábados ao mês
- Horário das aulas: 08:30 às 16:30
- Carga horária: 420 horas
- Duração: 13 meses
- Turma presencial física
Para quem se destina esse curso?
Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados a Alfabetização e Letramento, para trabalhar de forma crítica, ética e reflexiva, em prol de uma educação de qualidade para todos os cidadãos e do bem estar da sociedade como um todo.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Realizar um trabalho de conclusão do curso de pós-graduação em Ed. Infantil, através de um projeto, focando a prática pedagógica educacional inovadora.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
Quer saber o valor do curso? (Clique aqui) e solicite por whatsapp!
*Não cobramos taxa de matrícula
Tem algum tipo de desconto?
- Grupo de 04 pessoas (no mesmo curso ou não) 10% para cada aluno
- Professores de Escolas Parceiras 15% (saiba como ser escola parceira pelo e-mail [email protected])
Qual é a forma de pagamento?
Pagamentos através de boleto bancário.
Ou
Via Pagseguro com desconto de 3% adicional aplicado ao valor total do curso, à vista ou parcelado.
O que preciso para me matricular?
- Ficha de Inscrição preenchida e assinada;
- 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
- 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
- 01 Foto 3x4 (recente).
Grade
Módulo | Horas |
---|---|
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO | - |
PEDAGOGIA DE PROJETOS E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | - |
CONSTRUÇÃO LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGEM ORAL, ESCRITA E PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO | - |
LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL | - |
PLANEJAMENTO DE CARREIRA | - |
PSICOMOTRICIDADE | - |
NEUROCIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E FUNÇÕES EXECUTIVAS | - |
TEORIA DA APRENDIZAGEM E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL | - |
A LINGUAGEM ARTÍSTICA E SUAS EXPRESSÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL | - |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA | - |
EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL | - |
BERÇÁRIO | - |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | - |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 422 HORAS |
*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.
Coordenador (a)
Tawana Orlandi
Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos). Participou da linha de pesquisa "Formação de professores, novas tecnologias e outros agentes educacionais". Graduada em Pedagogia com habilitação em Gestão escolar pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Professora na rede municipal em Ribeirão Preto há mais de dez anos. Atualmente, além de professora de educação infantil é professora e coordenadora local da Pós-Graduação em Educação Infantil do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE).
Docentes e Convidados
Carolina Defilippi
Experiência e formação: Possui graduação em Ciencias Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é advogada criminalista e coordenadora geral do Proordem. Tem experiência também na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.
Cleide Cibelle Borda Maurer
Graduada em História pela PUCRS em 2007 e em Pedagogia pela Fatece em 2016. Pós-graduada em Psicopedagogia em 2017 e Especialista em Docência no Ensino Superior, em 2014 pelo Centro Universitário Barão de Mauá - SP. Atuou como Coordenadora de Ensino Regular, professora universitária e de educação básica nas áreas humanas e Secretária Acadêmica de Ensino Superior. Atualmente, trabalha como conteudista para pós-graduação, professora de ensino básico, coordenadora pedagógica, assessora pedagógica e tutora EAD. Suas pesquisas são direcionadas a Educação Infantil e Anos Iniciais, Transtornos de aprendizagem e Inovações na Educação.
ExpandirDaniel Simões Rebello
Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-CAMPINAS (2000), Mestre em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucai - UNIVÁS(2010), possui Especializações em: Psicopedagogia institucional e clínico pelo Unisal (2012), Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2006), Treinamento em Natação pelo Instituto Superior de Cultura Manoel Fajardo - Cuba (1999), Esportes Educacionais pela Universidade de Barcelona (2001).Atualmente é professor de Educação Física escolar do Colégio LICEU Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP, professor de graduação dos cursos de Educação Física e Pedagogia do UNISAL, professor dos cursos de pós-graduação do Unisal em Psicopedagogia e Educação Infantil na área de Psicomotricidade e Pedagogia social na área de animação sócio cultural, professor dos cursos de pós graduação do Instituto Brasileiro de Educação (IBFE) em Psicopedagogia e Alfabetização e letramento na área de Psicomotricidade.
ExpandirDanubia Cristina de Paula
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (2011) e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (2018). Aluna de Pós-Doutorado em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo. Atuação profissional nas áreas de Psicologia Clínica, Saúde Mental e Educação Socioemocional. Desenvolve pesquisas nas áreas de educação socioemocional e promoção, prevenção e intervenção em saúde mental.
Eliane El Badouy Cecchettini
Experiência e formação: Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, professora de Neuromarketing e coordenadora da Pós-Graduação de Economia Criativa da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Entertainment Television e agências de propaganda atuando como Diretora de Planejamento e Mídia. Em sua trajetória profissional atendeu contas como Mc Donald's, Tetra Pak, 3M, FIAT, CPFL, Souza Cruz, Unilever, Johnson & Johnson, Internacional Paper entre outras. É consultora sênior de Futuro e Tendências da Inova Consulting e pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo.
ExpandirErika de Andrade Silva
Licenciada em Música e especialista em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR e doutoranda em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca - UNIFRAN. Docente e coordenadora de curso na educação superior desde 2008 e professora de música da escola Waldorf João Guimarães Rosa no ensino fundamental e médio. Tem formação no curso Antropomúsica pelo instituto Ouvir Ativo: música e desenvolvimento humano. Concluiu o curso de Habilidades para a vida pela fundação EDEX, Universidade de Girona (Espanha). Pianista, cantora e regente.
ExpandirEvelyn Ignacio
Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista -Unesp de Franca, pós graduada em Gestão de Pessoas pela UniFacef, especialista em Consultoria de Carreira pela FIA/USP de São Paulo. Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Instrutora de Mindfulness pelo MTI - Mindfulness Trainings International e membro da Abramind - Associação Brasileira de Mindfulness.
Como profissional de Recursos Humanos atuou em uma grande empresa do varejo nacional. Atualmente é facilitadora de programas de desenvolvimento individual, grupos e equipes com foco em autoconhecimento, mindfulness, soft skills/habilidades socioemocionais, comunicação não-violenta e liderança. Também é facilitadora das metodologias lúdicas para o autoconhecimento: Coaching Game e Lego.
ExpandirHeloísa Helena Dias Martins Proença
Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.
ExpandirJemima Ribeiro
Formada em pedagogia, com pós-graduações em: Letramento e Alfabetização e Psicopedagogia clínica, criadora do P.O.P.P. PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO A PAIS E PROFESSORES com ênfase na formação continuada, na orientação do fazer pedagógico e inclusivo; possui uma linha de recursos terapêuticos intitulado "BRINCANDO E APRENDENDO" JOGOS PEDAGÓGICOS, destinado a crianças de 2 a 8 anos; atua em sala de aula, assessoria pedagógica e consultório; desenvolvendo métodos ,projetos e recursos para a aprendizagem significativa e educação de qualidade.
ExpandirJoão Rilton
Psicanalista Clínico, Master Trainer em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência Aplicada à Educação, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atua como coordenador da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional aplicada à gestão de pessoas" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador do Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista e compositor profissional. Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira.
Junior Cadima
Convidado
Pedagogo pela Universidade Paulista, UNIP - Campinas. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neurociência aplicada à Educação, Pós-graduando em Psicomotricidade pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE - Campinas. Membro do Grupo de Estudos GERMINA, Coordenado pela Professora Viviane Louro (UFPE). Professor do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional do IBFE - Campinas.Neuropsicopedagogo na Clínica Inclusione. Neuropsicopedagogo e Professor de bateria no Conservatório Carlos Gomes, Neuropsicopedagogo e Professor de Bateria na Escola de Música Drumfeel, Neuropsicopedagogo no Capsi Espaço Viver - Projeto desenvolvido por meio do Instituto de Artes da Unicamp, e coordenado pela professora Adriana Mendes - em Sumaré. Realiza palestras e oficinas sobre "Música, Psicomotricidade e Inclusão". Presta consultoria e supervisão para profissionais da educação sobre o trabalho com a música como instrumento de desenvolvimento motor e cognitivo.
ExpandirLaura Marangoni
Psicóloga e Mestre em Psicologia na área de Desenvolvimento de Carreira pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP). Atuando em clínica particular desde a formação (2014), tem também experiência no âmbito acadêmico e educacional, implementando programas de educação socioemocional nas escolas e, atualmente, produzindo conteúdos na área.
Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas
Docente no ensino superior, especialista em gestão de pessoas, graduada em Pedagogia - licenciatura plena, com aperfeiçoamento em educação inclusiva e gestão educacional e atriz profissional regulamentada pelo SATED/ SP. Aperfeiçoamento em acessibilidade, LIBRAS e áudio descrição. Docente universitária na graduação em Pedagogia na UNIESP Fleming Campinas e nos cursos de pós-graduação de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Docente, gestora e atriz da Água Mágica Produções Artísticas e elaboradora de cursos, espetáculos, palestras e treinamentos lúdicos, educacionais e corporativos. Coordenadora de pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e atuante na área de inclusão desde 2003.
ExpandirMariana Maniglia
Mestre e doutoranda em Psicobiologia (USP-RP), graduada em Serviço Social (UNESP) e Psicologia (Unifran), especialista em Neuropsicologia (USP-SP). Possui experiência clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica e experiência profissional em políticas de saúde pública, e experiência em docência no ensino superior.
Miryan Cristina Buzetti
Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutora em Educação Especial (UFSCar). Pós doutorado na área de educação (Unesp - Marília). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação Especial. Especialização em Planejamento, Implementação e gestão da educação a distância. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial, no ensino superior e na educação a distância. Pesquisas e publicações na área de processo de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, deficiência intelectual.
Rodrigo Pires de Morais
Gestor Escolar. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Graduado em Química pela USP/RP. Experiência de 22 anos na área de educação, atuando como Diretor Escolar (Anglo/Campinas e SEBCOC/Ribeirão Preto), Coordenador de Curso de EAD (Estácio/UniSEB), professor de Pós Graduação (FGV-Pós em Administração), Graduação (UniSEB-Licenciatura em Química), Ensino Médio e Pré-Vestibular. Consultor Pedagógico em Projetos Educacionais (Giral Viveiro de Projetos). Implantação e gerenciamento do curso de High School do Grupo SEB. Palestrante e conferencista.
ExpandirTawana Orlandi
Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos). Participou da linha de pesquisa "Formação de professores, novas tecnologias e outros agentes educacionais". Graduada em Pedagogia com habilitação em Gestão escolar pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Professora na rede municipal em Ribeirão Preto há mais de dez anos. Atualmente, além de professora de educação infantil é professora e coordenadora local da Pós-Graduação em Educação Infantil do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE).
Eventos
Início das aulas Pós-graduação em Educação Infantil 2021 - Turma física
No dia 27 de março de 2021, sábado, começam as aulas da Pós-graduação em Educação Infantil do IBFE Ribeirão Preto.As aulas acontecerão aos sábados (dois sábados ao mês).Tempo de duração do curso: 13 meses (420 ...
Continuar lendoPalestra online e gratuita - Aprendizagem Significativa e a Prática Pedagógica
Salas organizadas, alunos comportados, conteúdo interessante...Afinal é possível conseguirmos tais itens no dia da sala de aula? é possível atingir de maneira positiva o aluno tanto na aprendizagem do conteúdo quanto na vivencia do mesmo?A ...
Continuar lendoPalestra online e gratuita - Ensino Hibrido na Educação Infantil
Carteiras e corredores vazios, portões das escolas fechados, alunos e professores em casa. Depois de cerca de seis meses vivenciando a realidade do ensino remoto, o Brasil ensaia voltar para as salas de aula nos ...
Continuar lendoPalestra online e gratuita - Contribuições da Neurociência para o Ensino da Leitura e Escrita
Os avanços da ciência estão em toda a parte, em todos os setores. Na área da neurociência desde a década de 1970 houve um aumento considerável de pesquisas sobre o processo de aprendizagem da leitura ...
Continuar lendoWorkshop online e gratuito - Música e Contação de Histórias na Educação Infantil
Dentre as vivências trabalhadas na Educação Infantil, é necessário que a criança tenha contato com processos de musicalização, que auxiliará o desenvolvimento da sensibilidade, expressão, participação, criatividade, movimento, cognição, entre outros aspectos. Os sons e ...
Continuar lendoPalestra online e gratuita - Psicopedagogia Olhar além dos protocolos
Segundo, Nádia Bossa (2011), a psicopedagogia constitui um conjunto de práticas institucionalizadas de intervenção no campo da aprendizagem, seja no âmbito da prevenção, seja no diagnóstico e no tratamento das dificuldades de aprendizagem, ou ainda, ...
Continuar lendoPalestra online e gratuita - Competências Socioemocionais e sua Importância na Educação e Mercado de Trabalho
As competências socioemocionais tem um papel atuante quando se fala de educação e mercado de trabalho. Alunos com dificuldade de regular as emoções e de compreender os sentimentos do outro, por exemplo, terão dificuldades com ...
Continuar lendoPalestra online e gratuita - Ser Professor Frente aos Desafios e Possibilidades Pós-pandemia
Que o ano de 2020 foi atípico todos sabemos, mas quais os principais desafios enfrentados pelos professores e alunos? O que aprendemos com as experiências desse ano? O que levaremos para os próximos anos? O ...
Continuar lendoWorkshop gratuito e online - Transtornos e Distúrbios de Aprendizagem no Contexto Escolar
O baixo desempenho acadêmico é motivo de preocupação não somente dos professores mas de todos envolvidos na educação. Entender os motivos da não aprendizagem e principalmente como agir em cada situação é fundamental. Documentos internacionais ...
Continuar lendoPalestra online e gratuita - Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL)
No processo educacional, o educando precisa ser ativo, compreendendo que ensinar não é transmitir conhecimento, mas envolve momentos com sentido e significado para o estudante. Com a Aprendizagem baseada em equipes, Team-Based Learning (TBL), é ...
Continuar lendoPalestra online e gratuita - Infâncias, Cultura Infantil e Escuta
O conceito de infância e cultura infantil que temos em nossa sociedade atual é muito recente, até pouco tempo atrás às crianças pequenas não tinham voz nem vez. Como então hoje podemos nos relacionar com ...
Continuar lendoPalestra online e gratuita - Educação e Disciplina Positiva firmeza, gentileza e otimismo no ambiente escolar
Nesta palestra a professora Gabriela Menezes apresenta novos caminhos para uma educação com firmeza, gentileza e otimismo, com a finalidade de melhorar o bem-estar de alunos e professores, além de desenvolver habilidades sociais e habilidades ...
Continuar lendoPalestra online e gratuita - Alfabetização Por onde começar?
Segundo, Magda Soares (2020), a alfabetização é o processo de apropriação do conjunto de técnicas, procedimentos e habilidades, necessárias para a prática da leitura e escrita.Quando começa o processo de alfabetização?Como iniciar este processo?Habilidades necessárias;Conhecimentos ...
Continuar lendo