Pós-graduação

Educação Infantil (Abril 2020)

Gostou do curso?


Sobre o curso

Quais são os objetivos do curso?

A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção do bebê, sua gestação, até os seis anos de idade. 

É nessa etapa da vida que os alicerces das competências, habilidades emocionais e cognitivas futuras do adulto são estabelecidas. 

É nesse período que a criança aprende com mais intensidade a aprender, a fazer, a se relacionar e a ser, além de desenvolver importantes valores a partir de suas relações na família, na escola e na comunidade.

Compreendendo o universo infantil como estrutura para uma vida futura mais saudável, apresentamos uma proposta diferenciada na especialização em Ed. Infantil com os seguintes objetivos: 


  • O objetivo do curso é formar educadores, conscientes da tarefa de educar não pelo ato de transmitir o conhecimento, mas de possibilitar condições para o desenvolvimento pleno da criança entre 0 a 5 anos.  
  • Considerar a criança como sujeito histórico, social e cultural dentro do universo infantil. 
  • Instrumentalizar e qualificar o profissional para atuar na Educação Infantil, ofertando subsídios teóricos e metodológicos para a efetivação das práxis educacional. 
  • Conhecer e considerar as políticas públicas educacionais e a legislação da Educação infantil no Brasil com base na BNCC. 
  • Promover reflexões sobe os fundamentos histórico, sociopolíticos, pedagógicos e psicológicos envolvidos no contexto da Educação Infantil. 
  • Conhecer acerca das metodologias específicas das diversas áreas do conhecimento e sua aplicação na Educação infantil. 
  • Qualificar profissionais para a atuação na gestão e docência na Educação Infantil. 
  • Entender a relação do cuidar, educar e brincar de forma a valorizar a importância da educação infantil e do profissional que atua nesta área. 
  • Qualificar e instrumentalizar o profissional para atuar no Berçário, desde a gestão até à docência. 


Para conferir o descritivo completo do curso, faça o (download) da apresentação.


O curso é presencial?

Sim, todos os nossos cursos são presenciais.


Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade. 

Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC

Turma(s)

Pós-graduação Educação Infantil: Turma quinzenal

NOVA DATA DE INÍCIO!

Data de Início: 18/04/2020

Aulas aos sábados quinzenais, das 08:30 às 16:30

Previsão de duração: 13 meses

Carga horária: 420 horas

Pós-graduação Educação Infantil: Turma semanal

NOVA DATA DE INÍCIO!

Data de Início: 28/04/2020

Todas as terças-feiras, das 19:00 às 22:30

Previsão de duração: 13 meses

Carga horária: 420 horas

Para quem se destina esse curso?

Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados a Alfabetização e Letramento, para trabalhar de forma crítica, ética e reflexiva, em prol de uma educação de qualidade para todos os cidadãos e do bem estar da sociedade como um todo.

Metodologia

Aulas presenciais tendo como principal diferencial a conexão contínua entre a teoria e a prática, através dos seguintes métodos:

  • Preparação prévia para as aulas;
  • Estudos de Caso; troca de experiências
  • Aulas expositivas;
  • Discussões e debates em sala de aula.
  • Exemplos de vida prática. 

Investimento, formas de pagamento e informações gerais

Quer saber o valor do curso? (Clique aqui) e solicite por whatsapp!


*Não cobramos taxa de matrícula


Tem algum tipo de desconto?

  • Grupo de 04 pessoas (no mesmo curso ou não) 10% para cada aluno
  • Professores de Escolas Parceiras 15% (saiba como ser escola parceira pelo e-mail [email protected])


Qual é a forma de pagamento?

Pagamentos através de boleto bancário.

Ou

Via Pagseguro com desconto de 3% adicional aplicado ao valor total do curso, à vista ou parcelado. 



O que preciso para me matricular?

  • Ficha de Inscrição preenchida e assinada;
  • 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
  • 01 Cópia do Comprovante de Residência;
  • 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
  • 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
  • 01 Foto 3x4 (recente).

Grade

Módulo Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
PEDAGOGIA DE PROJETOS E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL -
CONSTRUÇÃO LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGEM ORAL, ESCRITA E PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO -
LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
PSICOMOTRICIDADE -
NEUROCIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E FUNÇÕES EXECUTIVAS -
TEORIA DA APRENDIZAGEM E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL -
A LINGUAGEM ARTÍSTICA E SUAS EXPRESSÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL -
EDUCAÇÃO INCLUSIVA -
EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL -
BERÇÁRIO -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 422 HORAS

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Tawana Orlandi

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Graduada em Pedagogia com habilitação em Gestão Escolar pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho (UNESP - CAMPUS de Marília). Atualmente é professora de Educação Infantil da rede municipal em Ribeirão Preto. 

Docentes e Convidados

Carolina Defilippi

Experiência e formação: Possui graduação em Ciencias Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é advogada criminalista e coordenadora geral do Proordem. Tem experiência também na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Cleide Cibelle Borda Maurer

Graduada em História pela PUCRS em 2007 e em Pedagogia pela Fatece em 2016. Pós-graduada em Psicopedagogia em 2017 e Especialista em Docência no Ensino Superior, em 2014 pelo Centro Universitário Barão de Mauá - SP. Atuou como Coordenadora de Ensino Regular, professora universitária e de educação básica nas áreas humanas e Secretária Acadêmica de Ensino Superior. Atualmente, trabalha como conteudista para pós-graduação, professora de ensino básico, coordenadora pedagógica, assessora pedagógica e tutora EAD. Suas pesquisas são direcionadas a Educação Infantil e Anos Iniciais, Transtornos de aprendizagem e Inovações na Educação.

Expandir

Daniel Simões Rebello

Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-CAMPINAS (2000), Mestre em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucai - UNIVÁS(2010), possui Especializações em: Psicopedagogia institucional e clínico pelo Unisal (2012),  Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2006), Treinamento em Natação pelo Instituto Superior de Cultura Manoel Fajardo - Cuba (1999), Esportes Educacionais pela Universidade de Barcelona (2001).Atualmente é professor de Educação Física escolar do Colégio LICEU Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP, professor de graduação dos cursos de Educação Física e Pedagogia do UNISAL, professor dos cursos de pós-graduação do Unisal em Psicopedagogia e Educação Infantil na área de Psicomotricidade e Pedagogia social na área de animação sócio cultural, professor dos cursos de pós graduação do Instituto Brasileiro de Educação (IBFE) em Psicopedagogia e Alfabetização e letramento na área de Psicomotricidade.

Expandir

Danubia Cristina de Paula

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (2011) e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (2018). Aluna de Pós-Doutorado em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo. Atuação profissional nas áreas de Psicologia Clínica, Saúde Mental e Educação Socioemocional. Desenvolve pesquisas nas áreas de educação socioemocional e promoção, prevenção e intervenção em saúde mental. 

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, professora de Neuromarketing e coordenadora da Pós-Graduação de Economia Criativa da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Enterteniment Television e agências de propaganda atuando como Diretora de Planejamento e Mídia. Em sua trajetória profissional atendeu contas como Mc Donald's, Tetra Pak, 3M, FIAT, CPFL, Souza Cruz, Unilever, Johnson & Johnson, Internacional Paper entre outras. É consultora sênior de Futuro e Tendências da Inova Consulting e pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo.

Expandir

Erika de Andrade Silva

Licenciada em Música e especialista em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR e doutoranda em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca - UNIFRAN. Docente e coordenadora de curso na educação superior desde 2008 e professora de música da escola Waldorf João Guimarães Rosa no ensino fundamental e médio. Tem formação no curso Antropomúsica pelo instituto Ouvir Ativo: música e desenvolvimento humano. Concluiu o curso de Habilidades para a vida pela fundação EDEX, Universidade de Girona (Espanha). Pianista, cantora e regente. 

Expandir

Evelyn Ignacio

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista -Unesp  de Franca, pós graduada em Gestão de Pessoas pela UniFacef, especialista em Consultoria de Carreira pela FIA/USP de São Paulo. Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching,  Instrutora de Mindfulness pelo MTI - Mindfulness Trainings International e membro da Abramind - Associação Brasileira de Mindfulness. 

Como profissional de Recursos Humanos atuou em uma grande empresa do varejo nacional. Atualmente é facilitadora de programas de desenvolvimento individual, grupos e equipes com foco em autoconhecimento, mindfulness, soft skills/habilidades socioemocionais, comunicação não-violenta e liderança. Também é facilitadora das metodologias lúdicas para o autoconhecimento: Coaching Game e Lego.

Expandir

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.

Expandir

João Rilton

Psicanalista Clínico, Master Trainer em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência Aplicada à Educação, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atua como coordenador da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional aplicada à gestão de pessoas" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador do Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista e compositor profissional. Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira.


Expandir

Junior Cadima

Pedagogo pela Universidade Paulista, UNIP - Campinas. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neurociência aplicada à Educação,  Pós-graduando em Psicomotricidade pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE - Campinas. Membro do Grupo de Estudos GERMINA, Coordenado pela Professora Viviane Louro (UFPE). Professor do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional do IBFE - Campinas.Neuropsicopedagogo na Clínica Inclusione. Neuropsicopedagogo e Professor de bateria no Conservatório Carlos Gomes, Neuropsicopedagogo e Professor de Bateria na Escola de Música Drumfeel, Neuropsicopedagogo no Capsi Espaço Viver  - Projeto desenvolvido por meio do Instituto de Artes da Unicamp, e coordenado pela professora Adriana Mendes - em Sumaré. Realiza palestras e oficinas sobre "Música, Psicomotricidade e Inclusão". Presta consultoria e supervisão para profissionais da educação sobre o trabalho com a música como instrumento de desenvolvimento motor e cognitivo. 

Expandir

Laura Marangoni

Psicóloga e Mestre em Psicologia na área de Desenvolvimento de Carreira pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP). Atuando em clínica particular desde a formação (2014), tem também experiência no âmbito acadêmico e educacional, implementando programas de educação socioemocional nas escolas e, atualmente, produzindo conteúdos na área. 

Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas

Docente no ensino superior, especialista em gestão de pessoas, graduada em Pedagogia - licenciatura plena, com aperfeiçoamento em educação inclusiva e gestão educacional e atriz profissional regulamentada pelo SATED/ SP. Aperfeiçoamento em acessibilidade, LIBRAS e áudio descrição. Docente universitária na graduação em Pedagogia na UNIESP Fleming Campinas e nos cursos de pós-graduação de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Docente, gestora e atriz da Água Mágica Produções Artísticas e elaboradora de cursos, espetáculos, palestras e treinamentos lúdicos, educacionais e corporativos. Coordenadora de pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e atuante na área de inclusão desde 2003.

Expandir

Mariana Maniglia

Mestre e doutoranda em Psicobiologia (USP-RP), graduada em Serviço Social (UNESP) e Psicologia (Unifran), especialista em Neuropsicologia (USP-SP).  Possui experiência clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica e  experiência profissional em políticas de saúde pública, e  experiência em docência no ensino superior.

Rodrigo Pires de Morais

Gestor Escolar. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Graduado em Química pela USP/RP. Experiência de 22 anos na área de educação, atuando como Diretor Escolar (Anglo/Campinas e SEBCOC/Ribeirão Preto), Coordenador de Curso de EAD (Estácio/UniSEB), professor de Pós Graduação (FGV-Pós em Administração), Graduação (UniSEB-Licenciatura em Química), Ensino Médio e Pré-Vestibular. Consultor Pedagógico em Projetos Educacionais (Giral Viveiro de Projetos). Implantação e gerenciamento do curso de High School do Grupo SEB. Palestrante e conferencista.

Expandir

Tawana Orlandi

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Graduada em Pedagogia com habilitação em Gestão Escolar pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho (UNESP - CAMPUS de Marília). Atualmente é professora de Educação Infantil da rede municipal em Ribeirão Preto. 

Eventos

Aguarde novidades!

Início das aulas Pós-graduação em Educação Infantil 2020: Turma semanal

MUDAMOS A DATA DE INÍCIO!No dia 28 de abril de 2020, terça, começa a primeira turma da Pós-graduação em Educação Infantil do IBFE Ribeirão Preto.As aulas acontecerão às terças-feiras (semanal).Tempo de duração do curso: 13 ...

Continuar lendo

Início das aulas Pós-graduação em Educação Infantil 2020: Turma quinzenal

MUDAMOS A DATA DE INÍCIO!No dia 18 de abril de 2020, sábado, começa a primeira turma quinzenal da Pós-graduação em Educação Infantil do IBFE Ribeirão Preto.As aulas acontecerão aos sábados (quinzenais).Tempo de duração do curso: ...

Continuar lendo

Faça sua inscrição