Pós-graduação

Avaliação da Aprendizagem - LANÇAMENTO

Gostou do curso?


Sobre o curso:

Quais são os objetivos do curso?

  • Entender e ampliar o conceito de processos avaliativos como indícios e a relação com o planejamento escolar.
  • Desmitificar o reducionismo da avaliação apenas ao instrumento prova e à ideia de medida.
  • Estudar e utilizar outros instrumentos avaliativos para possibilitar que o conhecimento tácito, valores e cultura dos sujeitos aprendentes se manifestem.
  • Compreender e conscientizar a importância do feedback avaliativo, da avaliação informal e como podem despertar aprendizagens ou aversão nos sujeitos aprendentes.
  • Refletir e discutir sobre processos avaliativos na Educação Infantil.
  • Estudar e entender como a Neurociência explica o comportamento do cérebro durante processos avaliativos.
  • Levar em consideração a pessoalidade e as características da comunidade discente ao propor uma avaliação.
  • Verificar o papel das metodologias ativas nos processos de aprendizagem e como avaliá-las;
  • Compreender a avaliação no contexto da inclusão.
  • Entender o conceito de avaliação proposto pela BNCC.
  • Analisar o papel das avaliações externas na escola e o impacto da identidade docente.
  • Discutir e aprimorar processos avaliativos que verifiquem o desenvolvimento das Competências Socioemocionais.


Para conferir o descritivo completo do curso, clique em (download).


Duração: 13 meses (420 horas)


O curso é presencial?

Sim, todos os nossos cursos são presenciais.


Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade

Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC

Turma(s)

Pós-graduação em Avaliação da Aprendizagem

Aguarde informações sobre primeira turma na cidade de Ribeirão Preto em 2020.

Para quem se destina esse curso?

Direcionado aos graduados e/ou pós-graduados nas diversas áreas ligadas à Educação e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados a Avaliação, para trabalhar de forma crítica, ética e reflexiva, em prol de uma educação de qualidade para todos os cidadãos e do bem-estar da sociedade como um todo. 

Metodologia

As aulas serão dialogadas, expositivas e/ou seminários, para que o aluno vivencie as interações professor-aluno / aluno-aluno, refletindo a prática profissional.

  • Preparação prévia para as aulas;
  • Estudos de Caso;
  • Aulas expositivas;
  • Discussões e debates em sala de aula;
  • Palestras;
  • Socialização de Trabalhos.

Investimento e formas de pagamento

Quer saber o valor do curso? (Clique aqui) e solicite por whatsapp!


*Não cobramos taxa de matrícula


Tem algum tipo de desconto?

Grupo de 04 pessoas (no mesmo curso ou não) 10% para cada aluno

Professores de Escolas Parceiras 15% (saiba como ser escola parceira pelo e-mail [email protected])


Qual é a forma de pagamento?

Pagamentos através de boleto bancário.

ou 

Via Pagseguro com desconto de 3% adicional aplicado ao valor total do curso, à vista ou parcelado. 



O que preciso para me matricular?

  • Ficha de Inscrição preenchida e assinada;
  • 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
  • 01 Cópia do Comprovante de Residência;
  • 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
  • 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
  • 01 Foto 3x4 (recente).

Coordenador (a)

Rodrigo Serra

. Mestre em Educação pela UFSCar - Sorocaba -SP.

. Doutorando em Educação pela Unicamp/FE.

. Professor e Coordenador Nacional da Pós-graduação em Avaliação da Aprendizagem e da Pós em Inovação em Educação do IBFE.

. Professor da Especialização em Neuroaprendizagem da PUC - Campinas.

. Professor da Pós- graduação em Metodologias Ativas do IBFE. 

. Professor e coordenador de área em Matemática da Educação Básica e Pesquisador na área de Formação de Professores, com ênfase no Conhecimento para o Ensino e Conhecimento Especializado para o Ensino de Matemática. 

. Membro do CIEspMat (Unicamp/FE) e do GEPEMAI (Unicamp/FE).

. Palestrante e consultor pedagógico nas áreas de Planejamento de Ensino, Avaliação das Aprendizagens, Educação Matemática, Educação Financeira e Planejamento de Carreira.

Expandir

Docentes e Convidados

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Cleide Cibelle Borda Maurer

Graduada em História pela PUCRS em 2007 e em Pedagogia pela Fatece em 2016. Pós-graduada em Psicopedagogia em 2017 e Especialista em Docência no Ensino Superior, em 2014 pelo Centro Universitário Barão de Mauá - SP. Atuou como Coordenadora de Ensino Regular, professora universitária e de educação básica nas áreas humanas e Secretária Acadêmica de Ensino Superior. Atualmente, trabalha como conteudista para pós-graduação, professora de ensino básico, coordenadora pedagógica, assessora pedagógica e tutora EAD. Suas pesquisas são direcionadas a Educação Infantil e Anos Iniciais, Transtornos de aprendizagem e Inovações na Educação.

Expandir

Danubia Cristina de Paula

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (2011) e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (2018). Aluna de Pós-Doutorado em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo. Atuação profissional nas áreas de Psicologia Clínica, Saúde Mental e Educação Socioemocional. Desenvolve pesquisas nas áreas de educação socioemocional e promoção, prevenção e intervenção em saúde mental. 

Debora Corigliano

Neuropsicopedagoga, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neurociência da Educação (pelo IBFE).  Coordenadora nacional no IBFE da Pós Graduação em Ed. Infantil Professora no IBFE nos cursos de Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Sócioemocional. Consultório Particular para atendimento na área da Psicopedagogia e Orientação Familiar. Assessoria Pedagógica em escolas particulares. Autora do livro " Orientando Pais, Educando Filhos" pela editora Autores Associados.  Idealizadora e tutora no EAD "Pais e filhos, uma parceria de sucesso" pela Rede Sec. XXI.  Youtuber  no canal " Orientando Pais, educando filhos".

Expandir

Erika de Andrade Silva

Licenciada em Música e especialista em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR e doutoranda em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca - UNIFRAN. Docente e coordenadora de curso na educação superior desde 2008 e professora de música da escola Waldorf João Guimarães Rosa no ensino fundamental e médio. Tem formação no curso Antropomúsica pelo instituto Ouvir Ativo: música e desenvolvimento humano. Concluiu o curso de Habilidades para a vida pela fundação EDEX, Universidade de Girona (Espanha). Pianista, cantora e regente. 

Expandir

Evelyn Ignacio

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista -Unesp  de Franca, pós graduada em Gestão de Pessoas pela UniFacef, especialista em Consultoria de Carreira pela FIA/USP de São Paulo. Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching,  Instrutora de Mindfulness pelo MTI - Mindfulness Trainings International e membro da Abramind - Associação Brasileira de Mindfulness. 

Como profissional de Recursos Humanos atuou em uma grande empresa do varejo nacional. Atualmente é facilitadora de programas de desenvolvimento individual, grupos e equipes com foco em autoconhecimento, mindfulness, soft skills/habilidades socioemocionais, comunicação não-violenta e liderança. Também é facilitadora das metodologias lúdicas para o autoconhecimento: Coaching Game e Lego.

Expandir

Gabriela Menezes de Camargo

Neuropedagoga

Pós-graduada em Neurociência Aplicada à Educação. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento. Graduada em Pedagogia. Licenciada e Bacharel em Educação Física. Certificada em Disciplina Positiva para sala de aula e em Psicologia Positiva. Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica.  Professora nos cursos de pós graduação do IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de educadores. Experiência Profissional de 12 anos nas redes pública e privada de ensino como Coordenadora Pedagógica no Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Infantil, Professora de Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Física Escolar.

Expandir

João Rilton

Psicanalista Clínico, Master Trainer em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência Aplicada à Educação, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atua como coordenador da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional aplicada à gestão de pessoas" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador do Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista e compositor profissional. Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira.


Expandir

Laura Marangoni

Psicóloga e Mestre em Psicologia na área de Desenvolvimento de Carreira pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP). Atuando em clínica particular desde a formação (2014), tem também experiência no âmbito acadêmico e educacional, implementando programas de educação socioemocional nas escolas e, atualmente, produzindo conteúdos na área. 

Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas

Docente no ensino superior, especialista em gestão de pessoas, graduada em Pedagogia - licenciatura plena, com aperfeiçoamento em educação inclusiva e gestão educacional e atriz profissional regulamentada pelo SATED/ SP. Aperfeiçoamento em acessibilidade, LIBRAS e áudio descrição. Docente universitária na graduação em Pedagogia na UNIESP Fleming Campinas e nos cursos de pós-graduação de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Docente, gestora e atriz da Água Mágica Produções Artísticas e elaboradora de cursos, espetáculos, palestras e treinamentos lúdicos, educacionais e corporativos. Coordenadora de pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e atuante na área de inclusão desde 2003.

Expandir

Marcelo Veras

Experiência e formação: Presidente da Inova Business School. Sócio e membro do conselho da Inova Consulting. Conselheiro da SBCE - Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional. Professor de Planejamento de carreira na Inova Business School. Mentor do Founder Institute. Experiência de 30 anos em empresas tais como: Rede Positivo, Souza Cruz, Claro, TIM, ESPM, ESAMC, Inova Consulting, Atmo Educação e Unità Educacional. Autor e coautor de cinco livros: Métodos de Ensino para Nativos Digitais (2010), Gestão de Carreira e Competências (2014), SBB - Strategic Building Blocks (2017),Inovação em sala de aula (2018), Tempo de Compartilhar (2018) e Educação 4.0 (2019).

Graduado em Engenharia Química, com Pós-Graduação em Gestão de Produção, MBA Executivo em Marketing. MBA Executivo em Gestão de Negócios. Pós MBA em Finanças. Conselheiro TrendsInnovation certificado.

Expandir

Mariana Maniglia

Mestre e doutoranda em Psicobiologia (USP-RP), graduada em Serviço Social (UNESP) e Psicologia (Unifran), especialista em Neuropsicologia (USP-SP).  Possui experiência clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica e  experiência profissional em políticas de saúde pública, e  experiência em docência no ensino superior.

Rodrigo Serra

. Mestre em Educação pela UFSCar - Sorocaba -SP.

. Doutorando em Educação pela Unicamp/FE.

. Professor e Coordenador Nacional da Pós-graduação em Avaliação da Aprendizagem e da Pós em Inovação em Educação do IBFE.

. Professor da Especialização em Neuroaprendizagem da PUC - Campinas.

. Professor da Pós- graduação em Metodologias Ativas do IBFE. 

. Professor e coordenador de área em Matemática da Educação Básica e Pesquisador na área de Formação de Professores, com ênfase no Conhecimento para o Ensino e Conhecimento Especializado para o Ensino de Matemática. 

. Membro do CIEspMat (Unicamp/FE) e do GEPEMAI (Unicamp/FE).

. Palestrante e consultor pedagógico nas áreas de Planejamento de Ensino, Avaliação das Aprendizagens, Educação Matemática, Educação Financeira e Planejamento de Carreira.

Expandir

Tawana Orlandi

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Graduada em Pedagogia com habilitação em Gestão Escolar pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho (UNESP - CAMPUS de Marília). Atualmente é professora de Educação Infantil da rede municipal em Ribeirão Preto. 

Eventos

Aguarde novidades!

Faça sua inscrição