Objetivo do curso
A inclusão escolar é um dos maiores desafios da educação nacional atualmente. Receber em sala de aula um aluno público-alvo da Educação Especial e oferecer um ensino e uma proposta de intervenção que seja adequada para a demanda e necessidade do aluno é um trabalho que requer envolvimento e formação continuada.
A inclusão escolar de alunos com autismo é uma realidade cada vez mais frequente em nossas escolas, por isso, entender o que é o autismo, suas principais características e como trabalhar com esse aluno no ambiente educacional é fundamental para um ensino adequado. Por isso, esse curso tem como premissa oferecer um momento de formação para entender quem é esse aluno e como iniciar e conduzir o trabalho educacional.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ identificar as principais características do transtorno do espectro autista;
☑ analisar o transtorno de acordo com o DSM-V;
☑ reconhecer as principais legislações nacionais vigentes relacionadas a esse público-alvo;
☑ discutir sobre possibilidades e estratégias de encaminhamento para diversos profissionais;
☑ refletir sobre o autista no ambiente educacional;
☑ Propostas e práticas de adaptação curricular para alunos com transtorno do espectro autista.
☑ compreender o que é o autismo;
Carga horária: 24 horas/aula
➞ 16 h/a presencial (4 encontros presenciais)
➞ 08 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Tenho um aluno autista, e agora?
No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.
Para quem este curso é destinado?
Professores, educadores, pais, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 269,00 (sem juros) |
2 parcelas | R$ 145,20 |
3 parcelas | R$ 98,60 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito (pagamento recorrente) *O pagamento recorrente não compromete o limite total do seu cartão
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor total do curso | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | Caracterização do espectro. | Nesta aula você irá compreender o que é o autismo, através de pesquisas e descritores apresentados no DSM-V, identificando as áreas e aspectos comprometidos no espectro. |
AULA 2 | Legislação Nacional e PEI. | O objetivo desta aula é discutir e apresentar os principais marcos da legislação nacional que impactam diretamente na inclusão escolar e no trabalho do professor. Além disso será discutido e elaborado um Plano de Ensino Individualizado, que direciona e documenta o trabalho docente. |
AULA 3 | O autismo no ambiente educacional: adaptações e ajustes. | Nesta a aula o aluno irá aprender sobre os conceitos de adaptação curricular, ajustes e flexibilização. Buscando através das características do espectro apresentada previamente discutir e refletir sobre as melhores estratégias e práticas de trabalho pedagógico. |
AULA 4 | Desenho Universal para a aprendizagem, estudo de caso e reflexões. | O objetivo principal desta aula é mostrar evidências científicas que é possível oferecer um ensino de qualidade e que atenda a demanda de diferentes alunos, apresentar o conceito de desenho universal para a aprendizagem. Além disso para finalizar o curso iremos colocar em prática os diferentes conceitos estudados através de estudo de caso. |
Docentes e Convidados
Maria Helena Bimbatti
Convidado
Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Doutora em Educação; Mestre em Educação Escolar; Especialista em Deficiência Mental e Pedagoga, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho - FCL Ar- UNESP Araraquara. Experiência Profissional em diferentes níveis: educação básica / educação especial e ensino superior (presencial e a distância). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS - 2015 - 2017). Atua como Coordenadora Pedagógica pela rede municipal de Ribeirão Preto (PMRP).
ExpandirMiryan Cristina Buzetti
Convidado
Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutora em Educação Especial (UFSCar). Pós doutorado na área de educação (Unesp - Marília). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação Especial. Especialização em Planejamento, Implementação e gestão da educação a distância. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial, no ensino superior e na educação a distância. Pesquisas e publicações na área de processo de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, deficiência intelectual.