Objetivo do curso
Compreender as bases neurocientíficas do brincar e sua importância no desenvolvimento infantil.
Identificar os impactos do brincar nas funções cognitivas, emocionais e sociais das crianças.
Explorar as diferentes formas de brincar e suas contribuições para a aprendizagem e o desenvolvimento neuropsicológico.
Oferecer estratégias para otimizar o uso do brincar como ferramenta terapêutica e educacional.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Reconhecer a importância do brincar como um processo fundamental no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança.
☑ Avaliar como diferentes tipos de brincadeiras podem contribuir para a recuperação de habilidades cognitivas em crianças com dificuldades de aprendizagem ou outros transtornos do neurodesenvolvimento.
☑ Utilizar o brincar como uma forma de desenvolver e melhorar as habilidades sociais e emocionais nas crianças, como empatia, regulação emocional e habilidades de resolução de conflitos.
☑ Personalizar e adaptar brincadeiras de acordo com as necessidades individuais das crianças, considerando aspectos como idade, necessidades específicas e contextos diversos.
☑ Criar ambientes que favoreçam o brincar criativo e que otimizem o desenvolvimento das funções executivas, como memória, atenção e controle inibitório.
☑ Aplicar o brincar como ferramenta para observar, avaliar e monitorar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.
Carga horária: 24 horas/aula
➞ 16 h/a presencial (4 encontros presenciais)
➞ 08 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Neurociência do Brincar
No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.
Para quem este curso é destinado?
Professores, equipe gestora da escola, psicólogos, pedagogos, estudantes de graduação, educadores, pais e afins.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 390,00 (sem juros) |
2 parcelas | R$ 196,00 |
3 parcelas | R$ 131,00 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito.
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor total do curso | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | Introdução à Neurociência do Brincar | Nesta aula você irá compreender o conceito de brincar no contexto infantil e sua importância no desenvolvimento, explorando o papel do brincar no desenvolvimento cerebral e nas conexões neuronais. Nesta aula, será abordado como o brincar contribui para a construção de habilidades cognitivas e emocionais. |
AULA 2 | Brincar na evolução das espécies | Nesta aula você irá estudar a origem e evolução do brincar nas espécies animais, entendendo como esse comportamento surgiu como uma ferramenta evolutiva para o aprendizado e adaptação. Também será feita uma comparação entre o brincar humano e o brincar de outras espécies, como primatas, mamíferos e aves, para entender as diferenças e semelhanças. Você ainda investigará a relação entre o desenvolvimento do cérebro e a necessidade de brincar para a sobrevivência e socialização em diferentes espécies. |
AULA 3 | Desenvolvimento cognitivo e brincar | Nesta aula você irá analisar como as fases do desenvolvimento infantil influenciam as diferentes formas de brincar e compreender como o brincar pode estimular funções cognitivas, como memória, atenção e resolução de problemas, promovendo o desenvolvimento mental e intelectual da criança. |
AULA 4 | Brincar e desenvolvimento social/emocional | Nesta aula você irá explorar o impacto do brincar nas habilidades sociais e na regulação emocional das crianças, além de investigar como as brincadeiras simbólicas contribuem para a construção de empatia, habilidades de resolução de conflitos e comportamentos pró-sociais, fundamentais para a convivência em sociedade. |
Coordenador (a)
Mariana Maniglia (RP)
Psicóloga e Neuropsicóloga, com Mestrado (2016) e Doutorado (2021) em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo, onde também realizou um estágio doutoral na University of Zurich, no departamento de Psicologia Cognitiva. É graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e em Psicologia pela Universidade de Franca (2015).
Possui especializações em Reabilitação Neuropsicológica pelo Instituto Antônio Lefèvre (2014) e em Família Contemporânea pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2011). Atualmente, atua como docente de graduação em Psicologia e de pós-graduação em diversas instituições de ensino superior.
Desenvolve pesquisas e atua na área de Psicologia Cognitiva, com ênfase em Neuropsicologia, concentrando-se principalmente em processos de memória e atenção no envelhecimento e no neurodesenvolvimento.
ExpandirEventos
Aguarde novidades!