Objetivo do curso
Subsidiar profissionais da educação, familiares e demais interessados com estratégias essenciais fundamentadas em práticas baseadas em evidências para efetivar a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista na Escola Regular.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Conhecer as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) baseadas nos critérios diagnósticos do DSM desmitificando estereótipos equivocados.
☑ Compreender como o cérebro aprende, a importância das funções executivas no desenvolvimento típico, como os déficits nessas funções podem aparecer no comportamento dos estudantes com TEA e as estratégias de adequações que garantem acessibilidade e desenvolvimento dessas crianças ou adolescentes.
☑ Entender como utilizar a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para pensar e planejar estratégias de prevenção para comportamentos disruptivos.
☑ Conhecer e utilizar estratégias que são essenciais para o ingresso e inclusão efetiva (com participação e desenvolvimento) de estudantes com TEA na escola regular baseadas nos pilares: Previsibilidades; Comunicação; Regularidade sistemática; Reforçamento Positivo, Análise Funcional do Comportamento.
Carga horária: 12 horas/aula
➞ 08 h/a presencial (2 encontros presenciais)
➞ 04 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Estratégias para a Inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Escola Regular
- 02 e 09 de Agosto de 2025
- Periodicidade: Sábado
- Horário: 08h30 às 12h00
- Carga horária: 12 horas/aula
- Duração: 2 dias
- Turma presencial física
- Nº de vagas: 20
Para quem este curso é destinado?
Profissionais da educação (professores, coordenadores pedagógicos, diretores), psicólogos, pedagogos, estudantes de graduação das áreas da saúde e educação, educadores em geral, pais, familiares e demais interessados na inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 188,00 (sem juros) |
2 parcelas | R$ 97,00 |
3 parcelas | R$ 65,00 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor total do curso | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | Desenvolvimento, funções executivas e características do T.E.A. | Nessa aula vamos conhecer as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) baseadas nos critérios diagnósticos do DSM desmitificando estereótipos equivocados por meio de análise de afirmativas e compreender melhor como o cérebro aprende e a importância das funções executivas no desenvolvimento típico e como déficits nessas funções podem aparecer no comportamento dos estudantes com TEA. |
AULA 2 | Estratégias para prevenção de comportamento disruptivo | Nessa aula vamos entender alguns conceitos básicos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) bem como pensar em formas práticas de usá-la no cotidiano escolar como ferramenta de adaptação e prevenção para comportamentos disruptivos. Além disso, vamos sistematizar os saberes elencando os pilares que são base para a inclusão de estudantes com TEA na escola regular com exemplos práticos. Faremos também uma roda de discussão de casos com intuito de proporcionar aplicabilidade aos conhecimentos construídos no curso atendendo às demandas do cotidiano escolar vivenciadas pelos cursistas. |
Coordenador (a)
Mayra Zanetti (RP)
Possui graduação em Pedagogia e Licenciatura em Educação Especial pela UFSCar, além de diversas especializações na área da inclusão, como Atendimento Educacional Especializado (AEE), Psicopedagogia e Neuroeducação. É pós-graduada em Neuropsicopedagogia e atualmente cursa Técnico em ABA pela UFMT, além de uma Pós-graduação em Gestão Escolar. Também é aluna especial do Mestrado em Psicobiologia, atuando como autora colaboradora.
Atua como docente de Atendimento Educacional Especializado, além de prestar assessoria e oferecer formação docente com foco no desenvolvimento de práticas inclusivas.
Foi recentemente premiada no Seminário Internacional SIECVIDA USP/RP pelo relato de experiência intitulado "Inclusão de estudantes com Autismo nível três na escola regular" e é coautora do livro Autismo: uma jornada de conscientização 2, da editora Literare, com lançamento previsto para agosto de 2025.
Possui experiência como docente nos Anos Iniciais, coordenadora pedagógica em unidade escolar e coordenadora técnica no Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto.
Atua como colaboradora do projeto Todos Podem Aprender - CEIQ/USP RP, é membra do grupo Mães Atípicas RP e sócia fundadora da Associação Nacional de Diversidade e Inclusão (ANIDE), atualmente em construção.
Eventos
Aguarde novidades!
Inicio do Master em Estratégias para a Inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Escola Regular
Nos dias 02 e 09 de agosto de 2025 vamos oferecer uma turma do Master em Estratégias para a Inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Escola Regular com a Profa. Esp. Mayra ZanettiO curso acontecerá ...
Continuar lendo