Inscrições encerradas
Objetivo do curso
Muitos de nós fomos criados e educados por nossos pais e avós de forma bastante rígida. Nesse contexto as crianças eram vistas como seres pequenos que nada sabiam enquanto os adultos eram seres que detinham o conhecimento e por isso sua responsabilidade era ensinar as crianças. Nesse forma de ver as relações as crianças tinham pouco espaço para expressar suas opiniões e desejos; seus saberes não eram reconhecidos. Os campos do conhecimento como a Psicologia, a Sociologia e a Pedagogia avançaram no sentido de entender como as crianças aprendem e se desenvolvem, mas a Neurociência foi fundamental para que entendêssemos melhor o funcionamento do cérebro das crianças, sobretudo os bebês. No âmbito da História as crianças passaram a ser reconhecidos os direitos das crianças e hoje a legislação educacional afirma que a criança é histórica e sujeito de direitos que produz e se apropria da cultura. Essas mudanças impõem aos professores de educação infantil novos desafios, se antes suas função estava relacionadas aos cuidados e segurança das crianças, hoje o que está em discussão é o desenvolvimento integral delas. Entre esses desafios um deles se trata da forma como comunicamos às famílias e a sociedade o que e como as crianças aprendem e se desenvolvem na escola, essa relação família-escola ainda é distante e fragilizada. Por meio da escuta, observação atenta, registro, reflexão e compartilhamento a documentação pedagógica que nasce em Reggio Emilia, na Itália, se torna uma didática emergente e contextual que inclui a dimensão testemunhal e também uma estratégia reflexiva que pode auxiliar os professores a refletirem sobre as crianças e colaborar na construção de sua identidade docente.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Compreender a construção da infância ao longo da história e sua afirmação como sujeito histórico e de direitos;
☑ Conhecer novas formas de pensar e elaborar o planejamento docente;
☑ Entender o que é documentação pedagógica;
☑ Refletir sobre a documentação pedagógica como estratégia para conhecer as crianças e para a construção de sua identidade docente.
Carga horária: 24 horas/aula
➞ 16 h/a presencial (4 encontros)
➞ 08 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Documentação Pedagógica
Aguarde informações sobre próximas turmas.
Para quem este curso é destinado?
Professores, coordenadores pedagógicos e gestares que atuam na educação infantil.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
PARCELAS | VALOR |
2 parcelas | R$ 134,50 |
3 parcelas | R$ 89,67 |
4 parcelas | R$ 67,25 |
À vista | R$ 269,00 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito (pagamento recorrente) *O pagamento recorrente não compromete o limite total do seu cartão
DESCONTOS
Desconto | Percentual | Regras |
Professor de escola parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor total do curso | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | Intencionalidade pedagógica: planejar, mediar e avaliar | Nessa aula discutiremos a importância da intencionalidade pedagógica e como organizar o planejamento, a mediação e a avaliação tendo a criança no centro do processo de aprendizagem e desenvolvimento. Utilizaremos as diretrizes curriculares e a BNCC como fundamentos para planejar, mediar e avaliar o acompanhamento das crianças de forma individual e grupal, assim como para aprimoramento da ação docente. |
AULA 2 | Documentação pedagógica: observar e escutar | Nessa aula iniciaremos as discussões sobre o que é a documentação pedagógica por meio de seus primeiros passos que são a observação e escuta atenta. Conheceremos os elementos fundamentais dessa escuta e as formas de fazê-la a partir de um foco e objetivos bem definidos. Esses passos iniciais serão fundamentais para completar o processo de documentação pedagógica. |
AULA 3 | Documentação pedagógica: registrar, refletir e compartilhar | Nessa aula abordaremos os outros passos que compõe o processo de documentar por meio do registro de práticas pedagógicas, a reflexão sobre esses registros e como compartilhar (comunicar) o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, seja para as famílias e/ou outros profissionais de educação. |
AULA 4 | As mini-histórias | Nessa aula conheceremos uma das formas de compartilhar (comunicar) a documentação pedagógica por meio de uma seqüência fotográfica que conta a história de um fragmento de uma prática pedagógica ou um acontecimento importante para as crianças. Esse tipo de comunicação tem crescido muito no país devido ao seu potencial seja no acompanhamento das crianças como instrumento de reflexão da ação docente. |
Coordenador (a)
Tawana Orlandi
Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos). Participou da linha de pesquisa "Formação de professores, novas tecnologias e outros agentes educacionais". Graduada em Pedagogia com habilitação em Gestão escolar pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Professora na rede municipal em Ribeirão Preto há mais de dez anos. Atualmente, além de professora de educação infantil é professora e coordenadora local da Pós-Graduação em Educação Infantil do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE).