Master

Como fazer mini-histórias?

Valor total à vista:

R$ 160,00

Gostou do curso?


Objetivo

• Utilizar as mini-histórias como uma ferramenta para comunicar o processo de documentação pedagógica de forma criativa e significativa;

• Analisar uma prática pedagógica e identificar as aprendizagens que foram mobilizadas pelos envolvidos, tanto crianças quanto educadores;

• Vivenciar a produção de mini-histórias, compartilhando seus saberes e experiências com outros colegas;

• Aperfeiçoar as mini-histórias produzidas por outros professores, usando critérios de qualidade e coerência com os conceitos atuais de crianças e infâncias.


Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:

☑ Habilidade de Comunicação Criativa: Os alunos aprenderão a utilizar as mini-histórias de maneira criativa e significativa para comunicar o processo de documentação pedagógica.

☑ Habilidade de Análise Pedagógica: Os participantes serão capazes de analisar práticas pedagógicas e identificar as aprendizagens que foram mobilizadas tanto pelas crianças quanto pelos educadores.

☑ Habilidade de Colaboração: Vivenciar a produção de mini-histórias e compartilhar saberes e experiências com colegas desenvolverá a habilidade de colaboração e trabalho em equipe. Os alunos aprenderão a trocar ideias, fornecer feedback construtivo e enriquecer o processo criativo em grupo.

☑ Avaliação de Qualidade: Os participantes aperfeiçoarão suas habilidades de avaliação, aprendendo a analisar mini-histórias produzidas por outros professores. Eles desenvolverão critérios de qualidade e coerência com os conceitos atuais de crianças e infâncias, o que envolve a capacidade de discernir e avaliar diferentes abordagens pedagógicas.



Carga horária: 12 horas/aula

 08 h/a presencial (1 encontro presencial)

04 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas


Certificação IBFE


Aulas presenciais:

IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)


Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?

Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.

Turma(s)

Master em Como fazer mini-histórias?

 No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.

Público alvo

Estudantes de Pedagogia e professores e gestores que atuam na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Estratégias e Métodos

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.



Investimento e Formas de Pagamento


PARCELA

VALOR

À vista

R$ 160,00 (sem juros)

2 parcelas

R$ 81,50 

Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito (pagamento recorrente) *O pagamento recorrente não compromete o limite total do seu cartão. O pagamento em 2 ou 3 parcelas contem juros.


DESCONTOS

DESCONTO

PERCENTUAL

REGRAS

Professor de escola
parceira 

15% de desconto no valor
total do curso

Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp

Amigo estuda com
amigo

10% de desconto no valor
total do curso 

Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto.

Aluno e ex-aluno IBFE 

10% de desconto no valor
total do curso

Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado.


Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.


Grade

EMENTA


AULA 

MÓDULO

DESCRIÇÃO

AULA 1 

Introdução à documentação pedagógica e coleta de registros

A documentação pedagógica é um processo que envolve observar, escutar, registrar, refletir e comunicar os processos de aprendizagem das crianças nas escolas. Ela permite dar visibilidade e valorizar os momentos extraordinários do cotidiano educativo. Uma das formas de documentar pedagogicamente é criar mini-histórias, que são narrativas breves e focadas em um aspecto específico da experiência das crianças. Para fazer uma boa mini-história, é preciso ter um acervo de registros variados, como fotos, vídeos, produções e áudios das crianças. Esses registros devem ser analisados com cuidado e curiosidade, pois são fontes de informação e reflexão sobre a prática pedagógica.

Para fazer uma mini história, de acordo com a documentação pedagógica, é necessário:

- Observar as crianças em suas interações, brincadeiras e expressões, registrando os momentos mais significativos com fotos, vídeos, áudios ou anotações.

AULA 2

Criação e compartilhamento de mini-histórias

• Seleção de episódios que revelem aspectos do desenvolvimento infantil, aprendizagem, cultura ou interesses das crianças.
• Organização dos registros em uma sequência lógica e cronológica.
• Título e introdução na criação da mini-história.
• Escrita dos textos que narram fatos, falas, emoções e reflexões das crianças e do professor.
• Inclusão de perguntas, comentários ou provocações para estimular o diálogo.
• Revisão do texto: clareza, coerência, coesão e adequação ao público-alvo.
• Apresentação da mini-história às crianças, incentivando a participação delas na construção da história.
• Compartilhamento da mini-história com as famílias e a comunidade escolar, valorizando o trabalho das crianças e do professor.


Coordenador (a)

Tawana Orlandi

Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos) e Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Professora na rede municipal de Ribeirão Preto há mais de dez anos e formadora de professores e gestores que atuam na Educação Infantil. Professora da pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e pesquisadora no Lepes (Laboratório de estudos e pesquisas em Economia Social na USP em Ribeirão Preto).

Expandir

Faça sua inscrição