Objetivo
• Utilizar as mini-histórias como uma ferramenta para comunicar o processo de documentação pedagógica de forma criativa e significativa;
• Analisar uma prática pedagógica e identificar as aprendizagens que foram mobilizadas pelos envolvidos, tanto crianças quanto educadores;
• Vivenciar a produção de mini-histórias, compartilhando seus saberes e experiências com outros colegas;
• Aperfeiçoar as mini-histórias produzidas por outros professores, usando critérios de qualidade e coerência com os conceitos atuais de crianças e infâncias.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Habilidade de Comunicação Criativa: Os alunos aprenderão a utilizar as mini-histórias de maneira criativa e significativa para comunicar o processo de documentação pedagógica.
☑ Habilidade de Análise Pedagógica: Os participantes serão capazes de analisar práticas pedagógicas e identificar as aprendizagens que foram mobilizadas tanto pelas crianças quanto pelos educadores.
☑ Habilidade de Colaboração: Vivenciar a produção de mini-histórias e compartilhar saberes e experiências com colegas desenvolverá a habilidade de colaboração e trabalho em equipe. Os alunos aprenderão a trocar ideias, fornecer feedback construtivo e enriquecer o processo criativo em grupo.
☑ Avaliação de Qualidade: Os participantes aperfeiçoarão suas habilidades de avaliação, aprendendo a analisar mini-histórias produzidas por outros professores. Eles desenvolverão critérios de qualidade e coerência com os conceitos atuais de crianças e infâncias, o que envolve a capacidade de discernir e avaliar diferentes abordagens pedagógicas.
Carga horária: 12 horas/aula
➞ 08 h/a presencial (1 encontro presencial)
➞ 04 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Como fazer mini-histórias?
No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.
Público alvo
Estudantes de Pedagogia e professores e gestores que atuam na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
Estratégias e Métodos
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.

Investimento e Formas de Pagamento
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 160,00 (sem juros) |
2 parcelas | R$ 81,50 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito (pagamento recorrente) *O pagamento recorrente não compromete o limite total do seu cartão. O pagamento em 2 ou 3 parcelas contem juros.
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola | 15% de desconto no valor | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com | 10% de desconto no valor | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | Introdução à documentação pedagógica e coleta de registros | A documentação pedagógica é um processo que envolve observar, escutar, registrar, refletir e comunicar os processos de aprendizagem das crianças nas escolas. Ela permite dar visibilidade e valorizar os momentos extraordinários do cotidiano educativo. Uma das formas de documentar pedagogicamente é criar mini-histórias, que são narrativas breves e focadas em um aspecto específico da experiência das crianças. Para fazer uma boa mini-história, é preciso ter um acervo de registros variados, como fotos, vídeos, produções e áudios das crianças. Esses registros devem ser analisados com cuidado e curiosidade, pois são fontes de informação e reflexão sobre a prática pedagógica. Para fazer uma mini história, de acordo com a documentação pedagógica, é necessário: - Observar as crianças em suas interações, brincadeiras e expressões, registrando os momentos mais significativos com fotos, vídeos, áudios ou anotações. |
AULA 2 | Criação e compartilhamento de mini-histórias | • Seleção de episódios que revelem aspectos do desenvolvimento infantil, aprendizagem, cultura ou interesses das crianças. |
Coordenador (a)
Tawana Orlandi
Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos) e Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Professora na rede municipal de Ribeirão Preto há mais de dez anos e formadora de professores e gestores que atuam na Educação Infantil. Professora da pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e pesquisadora no Lepes (Laboratório de estudos e pesquisas em Economia Social na USP em Ribeirão Preto).
Expandir