Objetivo do curso
A aprendizagem da leitura e da escrita demanda do professor e do profissional que está trabalhando com o aluno/criança uma prática dirigida, sistemática e explícita, conhecendo as habilidades preditoras para a aprendizagem e oferecendo oportunidades de ensino adequadas para o desenvolvimento do aluno. Com o progresso nas áreas da Psicologia Cognitiva e da Neurociência, sabe-se hoje que o cérebro é mais multissensorial, assim os estudos comprovam que variar as entradas de informação utilizando as diferentes modalidades sensoriais favorece a aprendizagem de todas as crianças. No curso veremos que o termo multissensorial se refere a estratégias que recorre ao uso de duas ou mais modalidades sensoriais de forma a expressar ou adquirir informação.
Diante do exposto, o curso tem como objetivo conhecer alguns fatores que favorecem a aprendizagem, conhecer as habilidades preditoras para alfabetização e refletir e elaborar sobre estratégias de intervenção multissensorial para facilitar a aprendizagem da leitura e escrita.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Conhecer as habilidades preditoras para a alfabetização;
☑ Refletir sobre estratégias que favorecem a aprendizagem;
☑ Compreender e analisar estratégias de alfabetização multissensorial;
☑ Elaboração de recursos para trabalhar em sala de aula e na clínica.
Carga horária: 12 horas/aula
➞ 08 h/a presencial (1 aula de sábado)
➞ 04 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Alfabetização Multissensorial: facilitando a aprendizagem
No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.
Para quem este curso é destinado?
Professores, educadores, pais, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 135,00 (sem juros) |
2 parcelas | R$ 72,90 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito (pagamento recorrente) *O pagamento recorrente não compromete o limite total do seu cartão
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor total do curso | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | Aprendizagem da leitura e escrita. | Nesta aula você irá estudar sobre a aprendizagem, tendo como base teórica a neurociência e a Psicologia Cognitiva. O objetivo é conhecer sobre os pilares da aprendizagem e como otimizar as práticas para o ensino da leitura e escrita. |
AULA 2 | Alfabetização multissensorial e estratégias facilitadoras da aprendizagem. | O objetivo desta aula é conhecer as habilidades preditoras para alfabetização, refletindo sobre o processo de aprendizagem de leitura e escrita. Compreender a estratégia multissensorial e como utilizar essas estratégias para facilitar a aprendizagem da alfabetização. |
Coordenador (a)
Miryan Cristina Buzetti
Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutora em Educação Especial (UFSCar). Pós doutorado na área de educação (Unesp - Marília). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação Especial. Especialização em Planejamento, Implementação e gestão da educação a distância. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial, no ensino superior e na educação a distância. Pesquisas e publicações na área de processo de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, deficiência intelectual.