Habilidades Socioemocionais, Educação e Sociedade - Vamos juntos iniciar essa trajetória? - por Danubia de Paula

20 Dezembro, 2019

VAMOS JUNTOS INICIAR ESSA TRAJETÓRIA?


Sou Danubia, Psicóloga, Professora convidada do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores e "menina do interior" que descobriu o mundo a partir da educação. Formada em Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo, Doutora em Ciências e Pós-Doutoranda em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo, tenho o sonho de tornar o conhecimento científico e cuidado em saúde mental mais acessíveis para todos e, com isso, nos transformarmos no melhor que queremos e podemos ser. 

Inicio minha jornada como professora no ensino superior e aproveito o desafio para que juntos possamos conhecer, debater e aprender mais sobre algumas temáticas relacionadas às minhas duas antigas paixões (ciência e saúde mental), e com a mais nova delas, a educação socioemocional. Muito mais que transmitir conteúdo, o intuito aqui, nesta coluna, é trazer questionamentos, discussões, compartilhar angústias e buscar caminhos na trajetória tão emocionante do conhecimento. 


Vamos lá? 


Atualmente, fala-se muito sobre habilidades socioemocionais e da importância delas no desenvolvimento saudável, na saúde mental dos sujeitos, nos processos educacionais, no aprimoramento pessoal e profissional de todos. Crianças, adolescentes e adultos que vêm enfrentando um mundo de muitas mudanças, no qual as habilidades socioemocionais podem ajudar muito no processo de desenvolvimento, aprimoramento e adaptação. 

Houve grande crescimento de pesquisas sobre o assunto, e a grande maioria dos estudos estão associados ao campo da educação. E por que a escola ocupa tanto espaço nessa temática?

 Considerando que a escola é espaço social capaz de contribuir para a formação de seus alunos por meio de experiências de aprendizagem diversificada e oportunidade de conhecer o mundo (LÜCK, 2009), não podemos desconsiderar tal espaço como possibilidade não só de aprendizagem, mas também de formação e transformação. 

Passamos de uma educação que não deve ficar somente no antigo paradigma de detentora e transmissora do conhecimento, mas de contribuição para o desenvolvimento integral do potencial dos alunos. 

Vivemos em um mundo no qual habilidades precisam ser desenvolvidas no ambiente de trabalho, pois para ser um profissional competitivo não basta ser especialista em um assunto, precisamos também ter inteligência emocional. Isto, porque estamos inseridos em uma sociedade em que a tecnologia se mostra cada vez mais avançada e globalizada, mas esvaziada de habilidades para lidar com os efeitos emocionais disto. 

As habilidades socioemocionais podem nos ajudar a pensar sobre tudo isso e muito mais. Então, mensalmente nos encontraremos aqui para juntos refletirmos sobre alguns desse assuntos. 

Espero vocês no próximo mês e vamos juntos no caminho da aprendizagem e do cuidado emocional. 

Abraço e até breve! 


Referência 
LÜCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.