Futuro e Tendências na Educação - Meus alunos só querem saber de redes sociais, o que eu faço? - por Cleide Borda

"Meus alunos só querem saber de redes sociais, o que eu faço?"


Educadores, vocês sabiam que um jovem brasileiro acessa as redes sociais pelo menos 63 vezes ao dia? O que isso significa para você?

Exatamente isso. A tecnologia invadiu as nossas vidas de uma forma muito rápida e não temos mais como voltar. O que podemos fazer é acompanhar e ponderar.

Atualmente, segundo uma pesquisa da TIC Educação, 67% dos professores utilizam tecnologia em sala de aula, ou seja, entender que a tecnologia é uma aliada, permite conectar-se com a linguagem dos alunos do século XXI.

Usar redes sociais em sala de aula, pode ser uma ferramenta eficaz, mas como toda permissão, as regras deverão ser claras e objetivas. Inserir essa ferramenta em sala de aula, permitirá uma aprendizagem significativa, mas podemos ir além, mostrando a finalidade e uso consciente em sua vida pessoal. Tratar de assuntos pertinentes e cotidianos será um agente motivador nas aulas, além de promover discussões e análises partindo deles, os alunos.

Neste momento, você educador deve estar pensando, mas como poderei fazer isso?
É mais simples do que você pensa. 

Em seu planejamento, localize um assunto pertinente, que permitirá uma conexão com a tecnologia, enquanto ferramenta (redes sociais). Estabeleça a prática pedagógica claramente, deixe os acordos muito bem definidos. Detalhe: comunique sempre a família e comunidade escolar. Todos devem estar cientes e conscientes da ação pedagógica.

Separei algumas sugestões para essas práticas:

  • Pesquisas durante as aulas. Exponha um assunto que está em alta, amplie o saber e permita buscar mais informações enquanto a aula acontece. Pense em hashtags nas redes sociais.

  • Debates interativos: Utilizando redes sociais, peça aos alunos criarem enquetes ou grupos/fórum com determinados assuntos e chamar membros (amigos) das redes sociais para participar.

  • Grupos de estudos: Montar grupos em redes sociais ou ferramentas como Whatsapp, para ensinar e aprender com o colega. Isso desenvolverá autonomia e proatividade em nossos alunos.

A tecnologia em sala de aula permitirá uma aproximação com a família, promoverá diálogos importantes para as necessidades educacionais, tanto para o aluno, quanto o professor.
Não devemos olhar para ferramentas tecnológicas com receio do que ela pode oferecer, e sim, olhar o que podemos fazer com o que é oferecido.
As salas de aulas precisam estar conectadas com as mudanças no mundo, e nós educadores, precisamos fazer a diferença nesta mudança.