Futuro e Tendências na Educação - Gamificação em sala de aula: um novo olhar para aprendizagem - por Cleide Borda

Gamificação em sala de aula: um novo olhar para aprendizagem


Ao ouvir a palavra gamificação, você lembra dos jogos em vídeo game como Super Mario, Sonic, entre outros? E talvez essas lembranças te conduzam a questionar, mas como esses jogos poderão me ajudar em sala de aula?

Pois bem. Não estamos falando nesses jogos, mas em gamificação em sala de aula.

O que é gamificação?

Segundo Geekie , "gamificação consiste em utilizar recursos de jogos para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema". Atualmente, plataformas educacionais utilizam esse recurso para buscar personificação na aprendizagem. Por ser uma ferramenta educacional, a demanda de resultados negativos como sedentarismo e obesidade, não são sustentados na utilização de  games em sala de aula.

A gamificação surgiu para "remediar" um mal dentro de salas de aulas: o desinteresse. 

Convivemos com os famosos Nativos Digitais. Crianças e jovens da geração Z e Alpha que já nasceram imerso nesse mundo da tecnologia, os touchs screen. Para eles, a informação acontece em tempo real, e a atenção é imediata. A aprendizagem para os nativos digitais deve seguir uma proposta de motivação e engajamento, e na maioria das vezes, não ofertamos isso. Nesse contexto, vamos construir em nossa mente a sala de aula na maioria das escolas. Toca o sinal, os alunos se dirigem a sala, em seguida entra o professor; suas primeiras frases são: Bom dia/Boa tarde turma!, Vamos sentar. Abram o livro na página X. Onde paramos ontem?, escrevendo na lousa, andando entre as carteiras, ou simplesmente sentado a sua mesa. Lá se passam 45 a 50 minutos de aulas. Mas esses alunos terão 6 ou 7 aulas nesse mesmo molde. E mais, a única interação que têm é conversar com o colega, isso quando o professor não pede o seu silêncio.

Agora pergunto, onde está o engajamento? O aluno do século XXI é curioso, investigador, tecnológico, imediatista, protagonista. Logo, utilizar uma linguagem que o engaje será ganho para todos. O aluno adquirirá mais conhecimento e o professor mais ação.

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC, vê a revolução digital e imersão da tecnologia como uma busca de nova linguagem em sala de aula. Forma de mudar modelos tradicionais de educação e buscar maneiras de engajar e motivar os alunos dentro e fora de sala de aula.

A escola deve ser um lugar de aprendizagem e satisfação, afinal, a maioria dos alunos passam quase 12 horas de seu dia em ambiente escolar; esse tempo em que os alunos ficam nas dependências da escola, não é tema para este artigo, mas vamos falar em outro momento sobre o tempo produtivo para a aprendizagem.

"A gamificação, além de promover uma aprendizagem proativa e investigativa, nos ajuda a definir metas que irão orientar o aluno em seu caminho para autoconhecimento, autonomia, cooperação, comunicação e outras competências gerais que aparecem na Base, como pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; cultura digital; empatia; e responsabilidade e cidadania", explica Giselle Santos, consultora de Inovação do Edify e do Google Innovator".  

Games não são somente jogos, são ferramentas que nos permitiram obter resultados e metas reais na aprendizagem de cada aluno.

Por que devemos usar gamificação em sala de aula?

De uma forma clara, imagine a sua aula. Após uma aplicação teórica e exercícios conceituais, você poderá provocar o seu aluno, através de um jogo. A forma de avaliação será de sua necessidade, mas os resultados serão reais, motivadores e eficazes.

Seus alunos irão desenvolver: motivação, engajamento, atenção concentrada, habilidades socioemocionais, colaboratividade, competitividade, foco e assimilação. E esses são aspectos iniciais do uso de games.

Os alunos do século XXI já nasceram conectados, e a escola e professores, não devem encarar a tecnologia como inimiga, mas uma aliada. O mundo mudou. E nós como educadores, temos o dever de fazer parte dessa mudança. A educação é a chave para uma nação de homens e mulheres que irão promover o bem estar e grandeza. O caminho é árduo, mas a colheita é certa. 

Vamos mudar nossas aulas. Vamos engajar nossos alunos com as transformações que estão acontecendo. O futuro está dentro de uma sala de aula.


¹Acesse https://www.geekie.com.br/blog/gamificacao/ 
²Giselle é professora de inglês e se dedica a pesquisar temas como futurismo, tecnologias disruptivas e realidade virtual na educação. Acesse https://revistaeducacao.com.br/2019/07/01/gamificacao-na-sala-de-aula/