Educação em Evidência - A Matemática na sala de aula - por Miryan Buzetti

07 Maio, 2021

A Matemática na sala de aula


Miryan Buzetti

Dia 06 de Maio é o dia Nacional da Matemática. A Matemática está presente no universo da criança desde o seu nascimento. Diferentes abordagens procuram entender como se dá o desenvolvimento do conceito de número e das habilidades numéricas na criança.

 A Cognição Numérica é influenciada por fatores biológicos, cognitivos, educacionais e culturais, sendo que o Senso Numérico inato, constitui o sistema primário, e o sistema secundário é formado pelo Processamento Numérico (Compreensão e Produção Numérica) e Cálculo. Quando o professor da Educação Infantil tem ciência de como essa cognição numérica se desenvolve, torna-se capaz de pensar em atividades que possam favorecer esse desenvolvimento.

A numerária precoce pode ser definida como a compreensão geral dos números e é dividida em várias habilidades, incluindo:

• Contagem (verbal)
• Conhecimento dos símbolos numéricos
• Reconhecimento de quantidades
• Discernir padrões numéricos
• Fazer comparação de magnitudes numéricas
• Estimar quantidades.

Dehaene (2001) afirma que o senso numérico é a capacidade do indivíduo de compreender rapidamente, aproximar e manipular quantidades numéricas. É a capacidade mais básica e inata de reconhecer, representar, comparar, estimar, julgar magnitudes não verbais, somar e subtrair números sem a utilização de recursos de contagem, presente em todo ser humano, ainda em seu primeiro ano de vida, e também em alguns animais (Dehaene, 2001). Seria composto pela subitização e aproximação de grandes numerosidades ou estimativa (Dehaene, 1997).

As dificuldades de aprendizagem na Matemática podem estar relacionadas a diversos fatores, desde problemas no Sistema Nervoso Central, com falhas no processamento e no armazenamento de informações, ou privações socioeconômicas e culturais e problemas pedagógicos, em particular no modo como se ensina a Matemática. Por isso é tão importante para o professor ter conhecimento sobre o processo de aprendizagem da Matemática, pois poderá oferecer aos alunos atividades mais significativas e relevantes.