Educação em Evidência - A importância dos marcos do desenvolvimento na primeira infância - por Miryan Buzetti

Inclusão

15 Outubro, 2020

Do nascimento até completar seis anos denominamos de primeira infância.

É a janela em que experiências, descobertas e afeto são levadas para o resto da vida.

Há evidências científicas que demonstram que a primeira infância não é apenas um período de atenção e alerta para fatores de risco, mas também é um período em que os benefícios das intervenções precoces são amplificados. O desenvolvimento das crianças é um processo de maturação que precisa de interação com outras pessoas, resultando na progressão de aptidões como motora, cognitiva, perceptiva, socioemocional, linguística.

Assim, a maneira como a criança brinca, se comunica, interage, se movimenta e explora o ambiente oferece indicações importantes sobre o seu desenvolvimento, por isso, pais e educadores precisam conhecer os marcos do desenvolvimento e poder observar e avaliar o desenvolvimento da criança de maneira mais objetiva.

A pandemia da COVID-19 trouxe mudança na rotina das famílias, neste momento algumas questões simples poderão contribuir e muito para que essa mudança não prejudique o desenvolvimento da criança. As principais palavras neste momento são afeto, comunicação, descobertas e brincar. É importante mostrar para a criança que ela pode confiar em alguém, que ela se sinta protegida e aceita no meio em que está inserida, para ajudar a construir essa relação afetiva momentos de conversa, sorrisos, olhares, atenção irá ajudar a criança a entender e desenvolver suas emoções e explorar o ambiente com mais confiança, é importante que a criança conheça bem o ambiente que ela vive sabendo nomear os objetos ao seu redor, se locomover no ambiente doméstico, e claro, a atividade mais importante nessa faixa etária é oferecer vários momentos de brincadeiras, quando a criança brinca ela aprende sobre o mundo e como lidar com ele, qualquer situação ou objeto simples poderão se tornar momento de brincadeira, sombras na parede, organizar prendedores, manipular frascos de shampoo ou lata de achocolatado vazio, enfim, ao brincar deixe a criança criar, se divertir!


Miryan Buzetti
Pedagoga
Mestre e Doutora em Educação Especial