Educação em Evidência - 5 chaves para o sucesso da aprendizagem híbrida - por Miryan Buzetti

13 Julho, 2021

5 chaves para o sucesso da aprendizagem híbrida
Miryan Buzetti


Professores do mundo todo tem trabalhado muito para garantir que seus alunos continuem engajados e aprendendo tanto no ensino remoto emergencial quanto para a transição para o ensino híbrido.  No ensino híbrido há uma alternância entre os ambientes de aprendizagem, acontecendo momentos presenciais e offline e momentos remoto e online.
Ao pensar no planejamento para o ensino híbrido temos várias demandas que precisam de atenção, como a aprendizagem síncrona ou assíncrona, aulas individuais, atividades em grupos, caminhos de aprendizagem, entre outras. 


Então como podemos organizar nossa ação pedagógica diante de tanta demanda?

• Ofereça acesso consistente a rotinas e recursos: estruture o ensino, crie rotinas tanto para os momentos presenciais quanto para os momentos online, selecione recursos e materiais virtuais que atenda a demanda do conteúdo e idade do aluno.

• Construa uma cultura e comunidade forte e unificada: crie momentos de interação com o aluno, e principalmente momentos de interações entre os próprios alunos, oferecendo atividades em grupos e colaborativas, fortalecendo os vínculos e a ideia de pertencer àquela comunidade escolar.

• Envolva os alunos na aprendizagem multimodal: ofereça oportunidades de aprendizagem significativas, dinâmicas, construindo uma experiência de aprendizagem prazerosa que enriquece a formação do aluno.

• Crie oportunidades para a autoaprendizagem: direcionar e incentivar a autonomia do aluno contribui significativamente nesse processo, reconheça as potencialidades dos alunos, trabalhe a autorregulação de maneira que os alunos utilizem as habilidades para direcionar sua aprendizagem e estudo.

• Invista na avaliação: não faça da avaliação apenas um momento para definir notas e conceitos, mas uma oportunidade para analisar a aprendizagem do aluno e direcionar o plano de ensino e as próximas intervenções.

O ensino híbrido traz à tona a importância de rever o processo de aprendizagem dos nossos alunos e principalmente as propostas de intervenções dos professores. Uma reflexão pautada no processo de ensino favorece entender melhor e organizar de forma mais significativa as propostas de atividades para os momentos presenciais e as atividades para os momentos online. Com a formação continuada e o diálogo entre os educadores vamos aprendendo e ajustando nossa prática pedagógica.