Educação Infantil: Teoria e Prática - Ser um especialista! Como assim? - por Debora Corigliano

Educação Infantil

05 Janeiro, 2020

A atuação do professor é muito ampla! Ao terminar a faculdade de Pedagogia ele pode atuar tanto no Ensino Fundamental 1 como na Ed. Infantil. Para os seguimentos seguintes, o professor precisa ser especialista em sua área.

Isso acontece também em outras profissões. O médico, por exemplo, faz sua graduação e depois a residência para se tornar um especialista. Quando estamos com dor no braço, optamos por um clínico geral ou um ortopedista? Quando um cano estoura, na sua casa, você opta por chamar um "faz tudo" ou um encanador?

Segundo o dicionário, especialista é o "indivíduo que possui habilidades ou conhecimentos especiais ou excepcionais em determinada prática, atividade, ramo do saber, ocupação, profissão etc".

O especialista foca sua atenção e seus estudos para um tema e com isso pode atuar com mais segurança e propriedade.

Voltando a área da educação, quanto mais professores especialistas tivermos, mais qualidade na educação teremos.

Agora pensando exclusivamente sobre a Ed. Infantil.  Já falei muitas vezes sobre a importância da Ed. Infantil no desenvolvimento da criança. Se temos um profissional que é especialista nesta área, todos ganham. Você que é pedagogo e se torna um especialista pode, com o conhecimento adquirido, conhecer melhor as estratégias para atuar com mais qualidade. Além de se destacar no mercado de trabalho.  

Ser um especialista pode fazer muita diferença, por esse motivo acredito tanto, que fazer uma pós-graduação com qualidade, possa ser o caminho para essa especialização.

Hoje, sou a coordenadora da Pós-Graduação em Ed. Infantil pelo IBFE- Instituto Brasileiro de Formação de Educadores. Minha prioridade ao montar a grade curricular, foi compilar minha experiência em mais de 20 anos dentro deste seguimento e a necessidade de formar profissionais aptos e qualificados com a nova fase que a educação vem assumindo.

Um professor inovador e especialista, precisa focar seus estudos para ser o agente de mudança que tanto a nossa educação atual precisa.

Você sabe que a Ed. Infantil vai muito além da recreação e dos " pré requisitos para a alfabetização", essa fase contempla um período essencial na vida da criança, é a estrutura dos conhecimentos que serão adquiridos ao longo da vida.


Quero te fazer um convite.

Acesse o site do IBFE e conheça a grade curricular da Pós-graduação em Ed. Infantil. https://www.ibfeduca.com.br/campinas/pos-graduacao/educacao-infantil-990


Seja um especialista!    

Sucesso sempre!