Desenvolvimento Humano - Nosso Maior Tesouro - Por Jaqueline Alves

Desenvolvimento Humano

28 Março, 2019

Nosso Maior Tesouro



A Organização Mundial da Saúde - OMS estima que até 2020 a depressão será a principal doença incapacitante do mundo.

O Brasil é o País com maior taxa de pessoas com transtornos ansiosos do mundo. (Estudo sobre Transtornos de Ansiedade divulgado pela OMS- 2017.)

Os dados acima não devem servir para nos assustar, mas para nos alertar sobre como estamos cuidando do bem maior que conhecemos, ou seja, a "Vida" e a qualidade de vida que temos priorizado!

Há setores da sociedade que tem trabalhado em um esforço conjunto para transformar esta realidade; e as empresas, as instituições acadêmicas, as famílias, os setores público e privado o que estão fazendo? O que você está fazendo?

Você ouve em sua empresa a liderança falar a respeito da qualidade de vida de seus colaboradores? Será que oferecer frutas no café da manhã ou salas de descompressão são suficientes para transformar esta realidade?

Talvez sim, talvez não. As pessoas estão sendo ouvidas em relação as suas aspirações, sonhos e desejos? O que nos faz esquecermos de defender nossa felicidade e bem estar?

Quando pensamos em desenvolvimento o que veem à mente? Conquistas financeiras, bens materiais, viagens, promoções de carreira, roupas e carros... Sem dúvida componentes importantes para a realização de uma vida, e o que mais? Você pára por aí?

Daniel Goleman em seu livro "Inteligência Emocional, a teoria revolucionária que redefine o que é ser Inteligente" cita que: "Uma visão da natureza humana que ignore o poder das emoções é lamentavelmente míope" e continua,

"Esta é um tipo de competência que pressupõe o cultivo, em nós mesmos e em nossos filhos, de aptidões que são próprias do coração humano".

Colocar o coração naquilo que fazemos, com quem falamos, para quem olhamos. Somente nós somos capazes de transformar este cenário. Há ainda muito preconceito em relação aqueles que demonstram suas emoções.

Quem está certo e quem está errado, aquele que demonstra ou aquele que reprime?

 

No meu entender não há dois lados; a "Vida" é ela quem deve ganhar sempre!