1 Concurso de Bolsas do IBFE
30 Agosto, 2020
Concurso de Bolsas IBFE
O IBFE irá promover no dia 30/08/2020 (Domingo), o primeiro concurso de bolsas de estudos para cursos de pós-graduação da UNIDADE DIGITAL.
Com 8 bolsas, sendo 2 de 100%, 2 de 75%, 2 de 50% e 2 de 25%, será feito pelo Kahoot, e o participante ganhador saberá no dia da prova qual a premiação e quem o foi o ganhador.
As bolsas serão exclusivamente para os cursos de pós-graduação da Unidade Digital:
"Avaliação da Aprendizagem", "Educação Infantil" e "Educação Positiva e Disciplina Positiva".
Regras para participação
Estar inscrito até o dia 28/08/2020 às 12:00, data e horário de encerramento das inscrições;
Ter acesso à internet (o IBFE não se responsabiliza por problemas de conexão no dia da prova);
Concordar com as regras de concessão da bolsa.
Regras para concessão de bolsa
Bolsa válida somente para turmas da Unidade Digital com início no segundo semestre de 2020;
Bolsa válida somente mediante abertura de turma do curso escolhido.
Os ganhadores deverão apresentar toda documentação exigida na efetivação da matrícula.
Sobre o concurso
O concurso será realizado com 30 questões e abaixo, seguem os tópicos que serão abordados nas mesmas:
*Temas sobre Educação Infantil
• Lei de diretrizes e bases da Ed. Infantil
• BNCC - Direitos de aprendizagem e Campos de Experiência
• Estágios do desenvolvimento segundo Jean Piaget
• Zona de Desenvolvimento Proximal ( ZDP) segundo Vygotsky
• Aquisição da linguagem segundo Vygotsky
• Fases da Escrita segundo Emília Ferreiro
• Maria Montessori e a alfabetização
• A psicomotricidade na ed. Infantil
• A importância da ed. Infantil no desenvolvimento da criança.
Temas sobre Educação Positiva e Disciplina Positiva
• Competências gerais da BNCC
• Aprendizagem socioemocional (CASEL)
• Forças de caráter e virtudes - Martin Seligman e Christipher Peterson
• Disciplina Positiva - Alfred Adler, Rudolf Dreikurs, Jane Nelnes e Lynn Lott
• Afetividade no processo de aprendizagem - Henry Wallon
• Pilares da Psicologia Positiva - Martin Seligman
• Comunicação não-violenta - Marshall Rosenberg
Temas sobre Avaliação
• Planejamento e Avaliação da Aprendizagem - Concepções sobre Avaliações das Aprendizagens; Tipos de avaliações; Diferença entre avaliação e exame; Como avaliar em um cenário de Inteligências Múltiplas;
• Avaliação e Currículo - A BNCC e a flexibilização dos currículos; A importância dos projetos no ajuste do centro de interesse da escola e do estudante; A competência do professor em mapear relevâncias e avaliar no processo de ensino e aprendizagem.
• Avaliação na Educação Infantil - Como avaliar na educação infantil sem o instrumento prova; A importância do olhar sensível e mediador do professor no processo avaliativo; A importância dos registros, pareceres e processofólios.
• Avaliação na Alfabetização - A avaliação do processo de ensino e de aprendizagem na fase da alfabetização; Relações essenciais entre conteúdos, procedimentos de ensino e avaliação; O tempo de aprendizagem do aluno e processos avaliativos.
• Avaliação e Metodologias Ativas - Storytelling, Desing Thinking, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseadas em Problemas e Projetos, Perguntação e suas contribuições nas aprendizagens por meio do estímulo a criatividade e competência do professor na variação de instrumentos avaliativos.
• Avaliação e Educação: Indígena, Quilombola e do Campo - Como são os processos avaliativos na educação Indígena, Quilombola e do Campo.
• Avaliação e Educação Especial - A avaliação no Contexto da Inclusão
• Importância e objetivos da avaliação da aprendizagem no contexto da inclusão; Características, tarefas e etapas da avaliação educacional/institucional; Adaptações avaliativas para atendimento de pessoas com deficiência; Simulação e desenvolvimento de avaliações inclusivas.
• Avaliação e as dimensões afetivas - Aspectos aversivos do processo avaliativo.