Docentes e Convidados

Adriana Coelho Braga

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, professora do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, fonoaudióloga e pesquisadora da Clínica Ouvire - Audição e Equilíbrio. Fundadora e diretora do Audiograma Centro Audiológico desde 1992.

Expandir

Adriana Stella Pierini

Possui graduação em Pedagogia pela "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino" (1990), graduação em Letras pela "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino" (1984) e complementação em Supervisão Escolar (1º e 2º graus) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras José Olympio de Batatais (1993). Mestre em Educação na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores e Doutora em Educação na área de Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC). Atua nas áreas de formação docente, articulação de trabalho coletivo e planejamento, desenvolvimento e sistematização de projeto pedagógico na educação básica. Apresenta como principais os seguintes temas de interesse para pesquisa: constituição do trabalho do orientador pedagógico, formação centrada na escola, reflexão coletiva sobre a prática cotidiana e desenvolvimento profissional.

Expandir

Adriana Turchetti Pinto de Moura

Convidado

Psicóloga especialista em Neuropsicologia pela USP com aprimoramento em Reabilitação Cognitiva.
Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) de Reveu Feuerstein.
Experiência profissional como psicóloga clínica (psicoterapia, avaliações e tratamento de crianças, adolescentes, adultos e idosos) e como professora em cursos de formação e especialização, além de grupos de estudo e supervisões.

Alexandre Hilário Berenguer de Matos

 Graduado em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Luiz Meneghel (2009). Mestre (2013) e Doutor (2018) em Ciências com ênfase em Neurociência pelo curso de Fisiopatologia Médica pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, Biologia Molecular, Neurobiologia e Fisiologia. Atua profissionalmente como docente da pós-graduação do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, lecionando a disciplina de Neurobiologia.

Expandir

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Aline de Novaes Conceição

Doutoranda e mestra em Educação; Especialista em Formação de Professores em Educação Especial e Inclusiva e pedagoga pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) "Júlio de Mesquita Filho". Psicopedagoga Institucional e Clínica pela Faculdade Iguaçu, Instituto de Ensino, Capacitação e Pós-Graduação (Indep). Professora há oito anos, atualmente atua na Educação Infantil e em cursos de Pós-Graduação.

Amanda Alonso Garcia

Convidado

Terapeuta Ocupacional, Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas 2004; Duas Certificações em Integração Sensorial, pela WPS e Universidade do Sul da Califórnia; Curso Prático de Avaliação e Tratamento em Integração Sensorial, na Therapy West em Los Angeles, California 2013; Atua na área de reabilitação infantil com a abordagem da Integração Sensorial de Ayres, em clínica particular  desde 2009; Sócia e proprietária da Clínica UNI, em Campinas desde 2017; Ministrou os seguintes cursos:  Intervenção em Integração Sensorial com crianças com dificuldade no Processamento Sensorial e Integração Sensorial e o uso de estratégias sensoriais no cotidiano da criança, em Aracaju-SE, 2018; Ministra Palestras  e Workshops sobre Integração Sensorial e Autismo, em Simpósios e Escolas; Participa de vários cursos  relacionados a Integração Sensorial, Autismo, Práxis, Coordenação Motora fina, Transtornos de Aprendizagem, Processamento Visual e Testes padronizados: Bayley, SIPT, BOT-2, Denver II, Bacle, TVPS-4, Beery VMI, Perfil Sensorial 2 - questionários para cuidador e escola, com Winnie Dun, 2016.

Expandir

Ana Cristina S. Afonso

Convidado

Psicóloga/Neuropsicóloga, Graduação em Psicologia (Universidade São Francisco).

Especialização em Neuropsicologia aplicada à Neurologia Infantil pela Faculdade de Ciências Médicas FCM-UNICAMP. Especialização em Diagnóstico e Reabilitação de Dislexia e Distúrbios de Aprendizagem pela ABD (Associação Brasileira de Dislexia). Treinadora de Memória Operacional Tutora Cogmed/Pearson Clinical. Idealizadora/ Coordenadora do Projeto SuperAção e Aprendizagem (Equipe que promove eventos, cursos estruturados e interativos nas áreas da psicologia, neurociências, saúde e educação para profissionais e pessoas interessadas).

Expandir

Andrea Wanger

Pedagoga; Especialista em Docência no Ensino Superior; Estudiosa de pensamentos filosóficos e facilitadora da filosofia ativa (promove a reflexão acerca de si mesmo que impulsiona o livre decidir, a autonomia emocional e o ser sujeito da própria existência); Professora de Ética e Cidadania; Professora de Artes Articuladas (todas as linguagens artísticas, por projetos) na Educação Infantil e Ensino Fundamental; Estudiosa do Teatro e Educação; Atriz Profissional (DRT18.329), com experiência em atuação e direção teatral; Orientadora de Atividades Teatrais em Escolas e na Formação de Professores; Mentora do Projeto Pedagógico Dramasofia (projeto que une filosofia às artes cênicas) ; Líder do Movimento Sem Trauma (ação social voltada para a segurança no esporte e suporte emocional às vítimas de acidentes esportivos, bem como suas famílias); Cursando Neurociência aplicada à Educação.

Expandir

Carmem Júlia Skrepnek Pereira

Psicopedagoga pela Unicamp (2011), possui graduação em Pedagogia (2000) e Mestrado em Educação (2003) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Experiência como docente na UniMetrocamp (2003 a 2018), Uniesp (2011 a 2014), Unimax - Indaiatuba (2018 a 2020).
Foi coordenadora pedagógica do setor de Orientação Educacional da Faculdade Metrocamp, membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos (CEP UniMetrocamp), representante de coordenação no NAC (Núcleo de Acessibilidade) e Coordenadora do curso de graduação em Pedagogia da UniMetrocamp de 01/2017 à 06/2018. 
Supervisora de cursos de EaD da Univesp de 07/2018 a 09/2019. 
Psicopedagoga na Escola São Paulo - Holambra de 07/2019 a 02/2020.
Autora do material para disciplina de Ética e Responsabilidade Socioambiental via EaD dos cursos de graduação do Grupo Ibmec e do material de Didática do Ensino Superior para os cursos de Pós Graduação da Faculdade Trevisan. Professora EaD de 2010 a 2018.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia, docência, ética, avaliação, aprendizagem, formação de professores,valores, ensino superior e estágio supervisionado. Atualmente faz parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES, junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação - MEC, para atos autorizativos de curso superior e é Orientadora Pedagógica na Escola São Paulo - Holambra.



Expandir

Carolina Defilippi

Experiência e formação: Possui graduação em Ciencias Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é advogada criminalista e coordenadora geral do Proordem. Tem experiência também na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Cassiano Lima

Convidado

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP/Bauru) e graduado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), é especialista na abordagem Orff-Schulwerk pelo San Francisco International Orff Course (EUA). Trabalha com a pesquisa e desenvolvimento de programas e currículos de Música para a Educação Básica, com foco nas relações da Educação Musical com metodologias ativas, sendo discente do curso de Tecnologia da Informação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e certificado como Google Educator - Level II, Apple Teacher, Microsoft Innovative Educator, See Saw Ambassador e Kahoot Gold Certified. Foi integrante da Orquestra do Corpo, grupo de música corporal coordenado por Fernando Barba e Stênio Mendes (Barbatuques), e atuou em disciplinas e workshops no IBFE, USP, ABRAORFF, UNICAMP, FLADEM e Grupo Música & Movimento.

Expandir

Cecília de Campos Góes

29 anos de prática clínica psicopedagógica, mestre em Educação, com experiência na área Pedagógica - desde a Educação Infantil ao Ensino Médio , professora polivalente de Ensino Fundamental I, Coordenadora Pedagógica, Orientadora Educacional e Assessora Psicopedagógica Institucional. No setor Acadêmico, com a formação de Professores para Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Transdiciplinaridade e Educação, Didática, E.J.A., Metodologia de Pesquisa Científica, Orientação de TCC, Transformação Ambiental, Ecopedagogia, Metalinguagem, Sociologia da Educação, Filosofia e Ética, Gestão Educacional e Desenvolvimento da Liderança, Organização e Currículos, Avaliação Educacional, as Metodologias de Ensino, Funções Executivas, Processos Cognitivos,Desenvolvimento e Aprendizagem, Neurociência e Práticas Pedagógicas,  Necessidades Educacionais Especiais, Terapia Psicopedagógica. Em atividade no Ensino Superior e Pós Graduação há 15 anos e palestrante em cursos de capacitação há 20 anos.          

Expandir

Claudia Andrade Aroeira

Psicóloga, professora, palestrante, especialista em educação socioemocional e em Neurociencia da educação, mestranda em psicologia da educação. 
Idealizadora dos programas: AUTONOMY de Inteligência Emocional para Jovens e do WORKSHOP NELCI de psicologia positiva para mães.

Daniel Simões Rebello

Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-CAMPINAS (2000), Mestre em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucai - UNIVÁS(2010), possui Especializações em: Psicopedagogia institucional e clínico pelo Unisal (2012),  Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2006), Treinamento em Natação pelo Instituto Superior de Cultura Manoel Fajardo - Cuba (1999), Esportes Educacionais pela Universidade de Barcelona (2001).Atualmente é professor de Educação Física escolar do Colégio LICEU Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP, professor de graduação dos cursos de Educação Física e Pedagogia do UNISAL, professor dos cursos de pós-graduação do Unisal em Psicopedagogia e Educação Infantil na área de Psicomotricidade e Pedagogia social na área de animação sócio cultural, professor dos cursos de pós graduação do Instituto Brasileiro de Educação (IBFE) em Psicopedagogia e Alfabetização e letramento na área de Psicomotricidade.

Expandir

Danubia Cristina de Paula

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (2011) e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (2018). Aluna de Pós-Doutorado em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo. Atuação profissional nas áreas de Psicologia Clínica, Saúde Mental e Educação Socioemocional. Desenvolve pesquisas nas áreas de educação socioemocional e promoção, prevenção e intervenção em saúde mental. 

Expandir

Debora Corigliano

Neuropsicopedagoga, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neurociência da Educação (pelo IBFE).  Coordenadora nacional no IBFE da Pós Graduação em Ed. Infantil Professora no IBFE nos cursos de Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Sócioemocional. Consultório Particular para atendimento na área da Psicopedagogia e Orientação Familiar. Assessoria Pedagógica em escolas particulares. Autora do livro " Orientando Pais, Educando Filhos" pela editora Autores Associados.  Idealizadora e tutora no EAD "Pais e filhos, uma parceria de sucesso" pela Rede Sec. XXI.  Youtuber  no canal " Orientando Pais, educando filhos".

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, professora de Neuromarketing e coordenadora da Pós-Graduação de Economia Criativa da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Enterteniment Television e agências de propaganda atuando como Diretora de Planejamento e Mídia. Em sua trajetória profissional atendeu contas como Mc Donald's, Tetra Pak, 3M, FIAT, CPFL, Souza Cruz, Unilever, Johnson & Johnson, Internacional Paper entre outras. É consultora sênior de Futuro e Tendências da Inova Consulting e pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo.

Expandir

Erika de Andrade Silva

Licenciada em Música e especialista em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR e doutoranda em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca - UNIFRAN. Docente e coordenadora de curso na educação superior desde 2008 e professora de música da escola Waldorf João Guimarães Rosa no ensino fundamental e médio. Tem formação no curso Antropomúsica pelo instituto Ouvir Ativo: música e desenvolvimento humano. Concluiu o curso de Habilidades para a vida pela fundação EDEX, Universidade de Girona (Espanha). Pianista, cantora e regente. 

Expandir

Estevão Marques

Convidado

Especialista em Orff-Schulwerk e professor do San Franscisco International Orff Course, é autor dos livros "Colherim", "Brasil for Childen" e "Brincadeiras Musicais do Palavra Cantada". Contador de histórias, professor e pesquisador da cultura da infância, foi integrante dos grupos Palavra Cantada e Triii, e tocou com artistas como Chico César, Antônio Nóbrega e Grupo Barbatuques. Hoje coordena a 4ª edição de seu curso online de brincadeiras musicais: Baile do Colherim.

Expandir
  • Outras Páginas: