Sobre o Curso
O protocolo de comunicação criado pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, chamado de Comunicação Não-Violenta, ou CNV contempla um padrão de comunicação que zela pela autenticidade e pela empatia, essas duas forças pessoais que são capazes de promover uma comunicação assertiva, gentil e firme nos seus propósitos. Uma excelente, e inovadora ferramenta para o ambiente escolar, podendo ser usado por professores, alunos, administração e colaboradores.
Objetivos:
O objetivo desse curso Master é mostrar como utilizar o protocolo de Comunicação Não-Violenta no ambiente escolar.
Ao final deste curso, o participante desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
• Elaboração de feedbacks positivos e motivadores.
• Estratégias para resolução de conflitos.
• Estratégia para desenvolver autenticidade pessoal, e autenticidade nos alunos.
• Elaboração de uma comunicação assertiva.
• Estratégias para falar sobre sentimentos no ambiente escolar.
• Identificar sentimentos, necessidade e fazer pedidos com base em uma comunicação positiva, assertiva e não-violenta.
Aulas presenciais:
IBFE Unidade: Av Pres Humberto de Alencar Castelo Branco 2687 - Vila Augusta - Guarulhos/Sp
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
MASTER CNV - Comunicação Não Violenta - Unidade Guarulhos (Junho 2022)
Dias 24 e 25 de Junho de 2022
Sexta das 19h às 22h30
Sábado das 8h30 às 16h30
Carga horária: 18 horas/aula
➞ 12 h/a presencial (4 aulas - 2 encontros aos sábados)
➞ 06 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Com emissão de certificado de 18h
Público alvo
Professores, equipe gestora da escola, coordenadores, pais e profissionais de diversas áreas que necessitam melhorar sua comunicação com equipes e pares.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Formas de Pagamento
Investimento
Qual é a forma de pagamento?
Tem algum tipo de desconto?
- Ex-alunos IBFE 10%
- Grupo de 04 pessoas 10% para cada aluno.
- Professores de Escolas Parceira 15%
Grade
Aula 1 | 23 de Junho de 2022 | 19:00 | O que é Comunicação Não-Violenta e como treinar as suas etapas. | João Rilton e Gabriela Menezes |
---|---|---|---|---|
Aula 1 | 23-06-2022 | 19:00 | O que é Comunicação Não-Violenta e como treinar as suas etapas. | João Rilton e Gabriela Menezes |
Aula 2 | 24-06-2022 | 8:30 | Estratégias práticas de CNV para se comunicar de maneira não violenta | João Rilton e Gabriela Menezes |
Aula 3 | 24-06-2022 | 13:00 | Estudo de caso e debate técnico sobre o assunto. Trabalho de implantação da CNV no cotidiano. | João Rilton e Gabriela Menezes |
*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.
Coordenador (a)
João Rilton
Experiência e formação: Psicanalista Clínico, Pós-graduado em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atual coordenador, da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional Aplicada à Liderança" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador da Pós-graduação em Programação Neurolinguística da SBCE. Coordena o Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista, maestro e compositor profissional. Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental.
ExpandirDocentes e Convidados
Gabriela Menezes de Camargo
Neuropedagoga
Pós-graduada em Neurociência Aplicada à Educação. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento. Graduada em Pedagogia. Licenciada e Bacharel em Educação Física. Certificada em Disciplina Positiva para sala de aula e em Psicologia Positiva. Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Professora nos cursos de pós graduação do IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de educadores. Experiência Profissional de 12 anos nas redes pública e privada de ensino como Coordenadora Pedagógica no Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Infantil, Professora de Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Física Escolar.
ExpandirEventos
Aguarde novidades!