Música, Neurociência e Aprendizagem | A música como ferramenta na prática inclusiva - por Junior Cadima

Neurociência

11 Fevereiro, 2020

A Música é extremamente significativa em todas as culturas e é importante que todas as pessoas possam ter acesso a ela. Diversos estudos sugerem que o trabalho realizado por meio das atividades musicais, o que envolve o treino musical e atividades rítmicas com movimentos corporais, aciona todas as áreas  cerebrais e atua como uma importante ferramenta de estímulo psicomotor e cognitivo (Olmedo, Recás e Rodríguez, 2008; Hallaam, 2010; Miendlarzewska e Trost, 2014; Holmes e Hallam, 2017; Benítez, Abrahan e Justel, 2018). Para Ilari (2005), as atividades com música auxiliam diretamente no desenvolvimento de aspectos como a motricidade, atenção, memória, sensação, percepção, afetividade e socialização.

Sendo assim, podemos considerar o trabalho com música como meio de potencializar e promover o desenvolvimento global de pessoas com deficiência.

Para Louro (2012), alguns pontos devem ser observados ao se trabalhar a música e o movimento como ferramentas de inclusão, e são eles:

 

· Oferecer diversas formas de exploração para a mesma atividade musical;

· Proporcionar um ambiente rico de estímulos sonoros, visuais e acesso a materiais concretos;

· Reconhecer quais são as habilidades dos alunos e trabalhar para que essas favoreçam as dificuldades;

· Respeitar a etapa do desenvolvimento em que o aluno se encontra;

· Adequar as atividades de acordo com o potencial do aluno;

· Adaptar, quando necessário, os instrumentos musicais;

· Oferecer atividades psicomotoras para auxiliar na compreensão musical.

 

Este é um assunto com muitas possibilidades de discussão e que podemos explorar de diversas formas. Em outros momentos darei continuidade a esse tema.

Espero que tenham gostado.

Bons estudos e até o próximo mês! 

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