Docentes e Convidados

Adriana Coelho Braga

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, professora do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, fonoaudióloga e pesquisadora da Clínica Ouvire - Audição e Equilíbrio. Fundadora e diretora do Audiograma Centro Audiológico desde 1992.

Expandir

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Amanda Alonso Garcia

Convidado

Terapeuta Ocupacional, Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas 2004; Duas Certificações em Integração Sensorial, pela WPS e Universidade do Sul da Califórnia; Curso Prático de Avaliação e Tratamento em Integração Sensorial, na Therapy West em Los Angeles, California 2013; Atua na área de reabilitação infantil com a abordagem da Integração Sensorial de Ayres, em clínica particular  desde 2009; Sócia e proprietária da Clínica UNI, em Campinas desde 2017; Ministrou os seguintes cursos:  Intervenção em Integração Sensorial com crianças com dificuldade no Processamento Sensorial e Integração Sensorial e o uso de estratégias sensoriais no cotidiano da criança, em Aracaju-SE, 2018; Ministra Palestras  e Workshops sobre Integração Sensorial e Autismo, em Simpósios e Escolas; Participa de vários cursos  relacionados a Integração Sensorial, Autismo, Práxis, Coordenação Motora fina, Transtornos de Aprendizagem, Processamento Visual e Testes padronizados: Bayley, SIPT, BOT-2, Denver II, Bacle, TVPS-4, Beery VMI, Perfil Sensorial 2 - questionários para cuidador e escola, com Winnie Dun, 2016.

Expandir

Ana Cristina S. Afonso

Convidado

Psicóloga/Neuropsicóloga, Graduação em Psicologia (Universidade São Francisco).

Especialização em Neuropsicologia aplicada à Neurologia Infantil pela Faculdade de Ciências Médicas FCM-UNICAMP. Especialização em Diagnóstico e Reabilitação de Dislexia e Distúrbios de Aprendizagem pela ABD (Associação Brasileira de Dislexia). Treinadora de Memória Operacional Tutora Cogmed/Pearson Clinical. Idealizadora/ Coordenadora do Projeto SuperAção e Aprendizagem (Equipe que promove eventos, cursos estruturados e interativos nas áreas da psicologia, neurociências, saúde e educação para profissionais e pessoas interessadas).

Expandir

Andrea Wanger

Pedagoga; Especialista em Docência no Ensino Superior; Estudiosa de pensamentos filosóficos e facilitadora da filosofia ativa (promove a reflexão acerca de si mesmo que impulsiona o livre decidir, a autonomia emocional e o ser sujeito da própria existência); Professora de Ética e Cidadania; Professora de Artes Articuladas (todas as linguagens artísticas, por projetos) na Educação Infantil e Ensino Fundamental; Estudiosa do Teatro e Educação; Atriz Profissional (DRT18.329), com experiência em atuação e direção teatral; Orientadora de Atividades Teatrais em Escolas e na Formação de Professores; Mentora do Projeto Pedagógico Dramasofia (projeto que une filosofia às artes cênicas) ; Líder do Movimento Sem Trauma (ação social voltada para a segurança no esporte e suporte emocional às vítimas de acidentes esportivos, bem como suas famílias); Cursando Neurociência aplicada à Educação.

Expandir

Carolina Defilippi

Experiência e formação: Possui graduação em Ciencias Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é advogada criminalista e coordenadora geral do Proordem. Tem experiência também na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Cassiano Lima

Convidado

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP/Bauru) e graduado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), é especialista na abordagem Orff-Schulwerk pelo San Francisco International Orff Course (EUA). Trabalha com a pesquisa e desenvolvimento de programas e currículos de Música para a Educação Básica, com foco nas relações da Educação Musical com metodologias ativas, sendo discente do curso de Tecnologia da Informação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e certificado como Google Educator - Level II, Apple Teacher, Microsoft Innovative Educator, See Saw Ambassador e Kahoot Gold Certified. Foi integrante da Orquestra do Corpo, grupo de música corporal coordenado por Fernando Barba e Stênio Mendes (Barbatuques), e atuou em disciplinas e workshops no IBFE, USP, ABRAORFF, UNICAMP, FLADEM e Grupo Música & Movimento.

Expandir

Cecília de Campos Góes

29 anos de prática clínica psicopedagógica, mestre em Educação, com experiência na área Pedagógica - desde a Educação Infantil ao Ensino Médio , professora polivalente de Ensino Fundamental I, Coordenadora Pedagógica, Orientadora Educacional e Assessora Psicopedagógica Institucional. No setor Acadêmico, com a formação de Professores para Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Transdiciplinaridade e Educação, Didática, E.J.A., Metodologia de Pesquisa Científica, Orientação de TCC, Transformação Ambiental, Ecopedagogia, Metalinguagem, Sociologia da Educação, Filosofia e Ética, Gestão Educacional e Desenvolvimento da Liderança, Organização e Currículos, Avaliação Educacional, as Metodologias de Ensino, Funções Executivas, Processos Cognitivos,Desenvolvimento e Aprendizagem, Neurociência e Práticas Pedagógicas,  Necessidades Educacionais Especiais, Terapia Psicopedagógica. Em atividade no Ensino Superior e Pós Graduação há 15 anos e palestrante em cursos de capacitação há 20 anos.          

Expandir

Claudia Andrade Aroeira

Psicóloga, professora, palestrante, especialista em educação socioemocional e em Neurociencia da educação, mestranda em psicologia da educação. 
Idealizadora dos programas: AUTONOMY de Inteligência Emocional para Jovens e do WORKSHOP NELCI de psicologia positiva para mães.

Daniel Simões Rebello

Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-CAMPINAS (2000), Mestre em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucai - UNIVÁS(2010), possui Especializações em: Psicopedagogia institucional e clínico pelo Unisal (2012),  Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2006), Treinamento em Natação pelo Instituto Superior de Cultura Manoel Fajardo - Cuba (1999), Esportes Educacionais pela Universidade de Barcelona (2001).Atualmente é professor de Educação Física escolar do Colégio LICEU Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP, professor de graduação dos cursos de Educação Física e Pedagogia do UNISAL, professor dos cursos de pós-graduação do Unisal em Psicopedagogia e Educação Infantil na área de Psicomotricidade e Pedagogia social na área de animação sócio cultural, professor dos cursos de pós graduação do Instituto Brasileiro de Educação (IBFE) em Psicopedagogia e Alfabetização e letramento na área de Psicomotricidade.

Expandir

Debora Corigliano

Neuropsicopedagoga, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neurociência da Educação (pelo IBFE).  Coordenadora nacional no IBFE da Pós Graduação em Ed. Infantil Professora no IBFE nos cursos de Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Sócioemocional. Consultório Particular para atendimento na área da Psicopedagogia e Orientação Familiar. Assessoria Pedagógica em escolas particulares. Autora do livro " Orientando Pais, Educando Filhos" pela editora Autores Associados.  Idealizadora e tutora no EAD "Pais e filhos, uma parceria de sucesso" pela Rede Sec. XXI.  Youtuber  no canal " Orientando Pais, educando filhos".

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, professora de Neuromarketing e coordenadora da Pós-Graduação de Economia Criativa da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Enterteniment Television e agências de propaganda atuando como Diretora de Planejamento e Mídia. Em sua trajetória profissional atendeu contas como Mc Donald's, Tetra Pak, 3M, FIAT, CPFL, Souza Cruz, Unilever, Johnson & Johnson, Internacional Paper entre outras. É consultora sênior de Futuro e Tendências da Inova Consulting e pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo.

Expandir

Estevão Marques

Convidado

Especialista em Orff-Schulwerk e professor do San Franscisco International Orff Course, é autor dos livros "Colherim", "Brasil for Childen" e "Brincadeiras Musicais do Palavra Cantada". Contador de histórias, professor e pesquisador da cultura da infância, foi integrante dos grupos Palavra Cantada e Triii, e tocou com artistas como Chico César, Antônio Nóbrega e Grupo Barbatuques. Hoje coordena a 4ª edição de seu curso online de brincadeiras musicais: Baile do Colherim.

Expandir

Gabriela Menezes de Camargo

Neuropedagoga

Pós-graduada em Neurociência Aplicada à Educação. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento. Graduada em Pedagogia. Licenciada e Bacharel em Educação Física. Certificada em Disciplina Positiva para sala de aula e em Psicologia Positiva. Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica.  Professora nos cursos de pós graduação do IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de educadores. Experiência Profissional de 12 anos nas redes pública e privada de ensino como Coordenadora Pedagógica no Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Infantil, Professora de Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Física Escolar.

Expandir

Giulia Marinho

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica
de Campinas. Mestre em Biologia Funcional e Molecular com ênfase em
bioquímica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e
especialista em Neurociência Aplicada à Educação. Pactitioner em
Programação Neurolinguística pela Sociedade Brasileira de
Comunicação Emocional e pós-graduanda em Psicanálise. Autora de
material didático para o ensino fundamental anos finais, professora do
ensino fundamental e médio e professora de neurobiologia e áreas afins
para turmas de pós-graduação.

Expandir

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.

Expandir

João Rilton

Psicanalista Clínico, Master Trainer em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência Aplicada à Educação, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atua como coordenador da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional aplicada à gestão de pessoas" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador do Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista e compositor profissional. Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira.


Expandir

Junior Cadima

Convidado

Pedagogo pela Universidade Paulista, UNIP - Campinas. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neurociência aplicada à Educação,  Pós-graduando em Psicomotricidade pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE - Campinas. Membro do Grupo de Estudos GERMINA, Coordenado pela Professora Viviane Louro (UFPE). Professor do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional do IBFE - Campinas.Neuropsicopedagogo na Clínica Inclusione. Neuropsicopedagogo e Professor de bateria no Conservatório Carlos Gomes, Neuropsicopedagogo e Professor de Bateria na Escola de Música Drumfeel, Neuropsicopedagogo no Capsi Espaço Viver  - Projeto desenvolvido por meio do Instituto de Artes da Unicamp, e coordenado pela professora Adriana Mendes - em Sumaré. Realiza palestras e oficinas sobre "Música, Psicomotricidade e Inclusão". Presta consultoria e supervisão para profissionais da educação sobre o trabalho com a música como instrumento de desenvolvimento motor e cognitivo. 

Expandir

Lenny Alpízar

Nasceu Em San José, Costa Rica. É mestre em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas, licenciada em Artes Cênicas pela Universidad Nacional de Costa Rica, bacharel em Artes Dramáticas pela Universidad de Costa Rica e especialista em arte- educação pela Faculdade de Artes do Paraná.  Cursa Pedagogia na Universidade Cruzeiro do Sul e está finalizando a especialização em Pedagogia Curativa e Terapia Social com fundamentação na Antroposofía- na Associação Três Fontes em Campinas.  
Como gestora cultural, diretora e atriz tem participado de workshops, seminários, estágios e festivais artísticos em Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Colômbia, França, Perú e Uruguai. 
Autora do livro "O ator e o diretor no processo colaborativo", publicado em 2016 pela editora Novas Edições Acadêmicas. Tem publicado artigos acadêmicos em revistas especializadas em teatro como Casa de las Américas (Cuba) e Telón de Fondo (Argentina), entre outras.  
Trabalhou como coordenadora de projetos culturais para Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo, e avaliadora de projetos culturais para a Caixa Econômica Federal no Brasil. 
Atualmente é professora atelierista na Escola Thema em Campinas, cuja visão educativa está fundamentada na pedagogia Reggio Emilia de Itália. Tem experiência em pedagogia Waldorf.

Expandir

Luciana A. Emmerich Reis

Pedagoga pela Unicamp. Pós-graduada em Psicopedagogia pela PUCC Campinas. Pós-graduada em Psicomotricidade Educacional pelo IBFE. Formada em Practitioner em Programação Neurolinguística pela Ápice Desenvolvimento Humano. Experiência de 13 anos em docência na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e experiência de 15  anos em Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional no segmento da Educação Infantil e séries iniciais, em instituição pública e privada. 

Expandir
  • Outras Páginas: