UNIDADE DIGITAL

Pós-graduação

Metodologias Ativas (Turma Digital - Abril/2021)

Mensais de:

R$ 302,00

Gostou do curso?


SOBRE O CURSO

Objetivos do curso:

Oferecer aos participantes uma visão abrangente das demandas, das filosofias, dos métodos e das ferramentas que a Educação moderna exige cada vez mais dos educadores e das escolas. Este curso se dispõe a propor soluções criativas e preparar os participantes para uma nova atitude pedagógica, proporcionando práticas inovadoras e adaptadas às necessidades do mundo atual, as quais devem ser adotadas nos espaços da escola para favorecer o desenvolvimento do aprendiz-protagonista. O curso se propõe a focar não só nas teorias mais modernas acerca das metodologias ativas, mas, principalmente, em práticas que as desenvolvam em consonância com as competências previstas pela BNCC.

Visando contribuir com a carreira, e ascensão profissional de nossos alunos, o IBFE contempla em todos os cursos de pós-graduação duas disciplinas inovadoras e que fazem parte do nosso DNA:

  • Futuro e Tendências na Educação 
  • Planejamento de Carreira para Educadores


Espaço das aulas: 

As aulas serão 100% ao vivo e online, utilizando a plataforma de ensino híbrido: Canvas LMS. Todas as aulas ficam gravadas por 7 dias (após a realização da aula).

Obs.: A presença nas aulas é obrigatória. Confira abaixo o dia e horário das aulas. 


Curso reconhecido pelo MEC

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade. 

Acesse >>E-MEC<< para conferência no portal.


Você pode saber mais sobre o curso assistindo >>aqui<< o vídeo do Coordenador Nacional do curso, ou  clicando >>aqui<< para baixar o descritivo completo com o detalhamento das disciplinas. 

Turma(s)

Metodologias Ativas 2021-01 (Turma Digital - Abril 2021)

Dados gerais:

Início: 15 de abril de 2021

Duração prevista: 13 meses (420 horas/aula)

Dias das aulas: quintas-feiras

Horário das aulas: 19h às 22h30


Confirmação de abertura da turma dia 08/04/2021 (a comunicação será realizada por whatsApp e e-mail).

PÚBLICO ALVO

Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação (básica, ensino superior e corporativa) que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados às metodologias ativas, ao futuro da educação e às tendências que irão nortear os caminhos para uma educação de qualidade e eficaz.

METODOLOGIA

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.





TURMA DIGITAL - 100% AO VIVO E ONLINE

Nesta edição 100% ao vivo e online, as aulas acontecerão na plataforma Canvas LMS (Learning Management System), o ambiente virtual de aprendizagem do IBFE. Trata-se do melhor ambiente virtual de aprendizagem do mundo. Intuitivo, fácil de usar e adotado pelas melhores instituições de ensino, tais como Harvard, Stanford e Yale, MIT, entre outras. A plataforma Canvas é 100% na nuvem e pode ser acessada por meio de computadores (Desktops ou Laptops), tablets ou smartphones. Nela você terá conteúdos prévios às aulas, participará de discussões, aulas ao vivo e online, entre outras atividades. 


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O trabalho consiste em uma apresentação (escrita e oral) da aplicação de uma metodologia ativa em sala de aula fundamentada pelas disciplinas estudadas.

INVESTIMENTO E FORMAS DE PAGAMENTO

R$ 6.040,00

R$ 4.880,00 à vista,
16 x R$ 354,00 ou 
20 x R$ 302,00


Taxa de matrícula: R$ 80,00
* Em todas as opções de pagamento (à vista, 16 parcelas ou 20 parcelas) será cobrado a taxa de matrícula no valor de R$ 80,00. A taxa será cobrada na primeira parcela e não poderá ser parcelada.

Forma de pagamento
- Cartão de crédito (pagamento recorrente) diretamente no site.
Observação: A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.
 

DESCONTOS

Para garantir as opções de desconto abaixo, realize sua inscrição >>AQUI<< e nossa equipe entrará em contato para formalizar sua matrícula e enviar o link de pagamento com os descontos nas mensalidades correspondentes.

Confira as possibilidades:

DESCONTO ESPECIAL PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS: 

- Até 30/11/2020 - 50% de desconto adicional nas 4 primeiras mensalidades.
- Até 30/12/2020 - 50% de desconto adicional nas 3 primeiras mensalidades
- Até 31/01/2021 - 50% de desconto adicional nas 2 primeiras mensalidades
- Até 28/02/2021 - 50% de desconto adicional na primeira mensalidade

Regras:
- Pagamento contínuo a partir da matrícula
- Válido somente para planos parcelados
- Em caso de não abertura de turma, devolução integral do valor feita em até 10 dias úteis.

DESCONTO ESPECIAL PARA ESCOLAS PARCEIRAS:
Se a escola em que você trabalha é nossa parceira, solicite à nossa equipe um cupom de desconto antes de realizar sua matrícula online. Envie um e-mail para [email protected] com as seguintes informações:
        - Assunto "Quero meu cupom de desconto" 
        - No corpo do e-mail: Curso desejado e turma
        - No anexo: Um comprovante de vínculo com a escola parceira. 

DESCONTOS ESPECIAIS PARA GRUPOS E EX-ALUNOS:
- Grupos de 04 pessoas efetivando a matrícula juntos, desconto de 10%.  
- Desconto de 10% para ex-alunos.
Obs: Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS NO ATO DA MATRÍCULA (anexar ao realizar a inscrição no site. Arquivo em PNG, JPG ou PDF)
- Tire uma ''selfie'' em que aparece seu rosto segurando um documento, podendo ser um dos a seguir: RG, CPF, CNH, Carteira funcional ou página do Passaporte. É obrigatório constar a foto, seu nome e os dados do documento.
Obs.: Os documentos para certificação serão solicitados pelo acadêmico após abertura das turmas.

BENEFÍCIOS

Com sua matrícula finalizada e turma confirmada, você receberá: 


  • 1 livro "Inovação em sala de aula" (que será enviado para sua casa);
  • 1 convite cortesia para participação no "V Congresso Brasileiro de Tendências e Inovação na Educação"  do IBFE (saiba mais sobre os congressos anteriores em www.ibfeduca.com.br/congresso). 


FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

Mande um whatsApp para nossa equipe >>clique aqui<<.

Coordenador (a)

Fernanda Oliviero

Pedagoga pela UFRGS, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade FEEVALE, Especialista em Educação Especial pela UNESP e Especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Singularidades. Atua há 20 anos na clínica psicopedagógica e em escolas públicas e particulares com Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional.

Docentes e Convidados

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Andreia Gallego

Especialista em Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora (INSTITUTO SINGULARIDADES), Especialista em Biotecnologia aplicada às áreas animal, vegetal e humana (USJT), e Bióloga (USJT), professora de Ensino Fundamental, Ensino Médio. Coordenadora da área de Ciências da Natureza em escola da rede privada. 


Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, professora de Neuromarketing e coordenadora da Pós-Graduação de Economia Criativa da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Entertainment Television e agências de propaganda atuando como Diretora de Planejamento e Mídia. Em sua trajetória profissional atendeu contas como Mc Donald's, Tetra Pak, 3M, FIAT, CPFL, Souza Cruz, Unilever, Johnson & Johnson, Internacional Paper entre outras. É consultora sênior de Futuro e Tendências da Inova Consulting e pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo.

Expandir

Itamar Sena

Formado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Pedagogia pela Faculdade Paulista, especialista em Direitos Coletivos e Difusos, Direito Educacional e no Uso de Tecnologia em Sala de Aula, atuou como coordenador de projetos educativos e estudo do meio na empresa Pé na Estrada Atividade Educativa, professor de Educação Infantil no município de São Bernardo do Campo e professor de Ensino Fundamental I nos municípios de Diadema e São Bernardo do Campo, foi formador e consultor de projetos voltados à Inovação Tecnológica em Escolas Públicas da Fundação Lemann, atuou como Assistente de coordenação na Secretaria de Educação de Diadema nos segmentos Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), atualmente é Assistente do Departamento de Formação e Acompanhamento Pedagógico da Prefeitura de Diadema-SP.


Expandir

Luciano Alves Rocha

Experiência e formação: Especialista em Administração de Empresas - CEAG – FGV, 2008. Graduado em Engenharia Elétrica - USP – São Carlos, 2003. Carreira de 12 anos na gestão de processos de negócio nas áreas de TI e Supply Chain em empresas nacionais e multinacionais tais como Unilever, Abrange Logística e Construtora Tenda. Atuação na gerência de projetos de implantação de operações logísticas de armazenagem e distribuição em empresas como AmBev e Coelce, gerando aumento do faturamento e expansão das atividades em nível nacional.

Expandir

Max Franco

Experiência e formação:Formado em Letras, é professor de Língua Portuguesa, Língua Italiana, Literatura, Redação e Storytelling, além de Guia de Turismo. É pós-graduado em Inovação em Educação e mestre em gestão de negócios. Max Franco trabalha com educação faz 30 anos, tendo experiência internacional e em escolas e faculdade de São Paulo e Fortaleza. É autor de 8 livros, entre eles "Storytelling e Suas Aplicações no Mundo dos Negócios", lançado pela Editora Atlas em 2018 e "A Jornada do Aprendiz: Storytelling e Metodologias Ativas na Educação" pela Unità Editora. É consultor de diversas empresas de consultorias em São Paulo e Rio de Janeiro, trabalhando sempre com o tema storytelling e com comunicação corporativa. Max Franco acumula experiências de ministrar treinamentos em empresas de marcas de renome nacional, como: Globosat, Estadão, Claro, NET, Mauricio de Sousa Produções, Universidade corporativa Ernst Young (EYU), Inova Business School, Volvo, Porto Seguro, Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, entre outras. Atualmente, é, também, coordenador do curso de Pós-graduação em Metodologias Ativas do IBFE e professor convidado de diversas faculdades.

Expandir

Míriam Celi de Souza Nunes

Bacharel em Ciências Biológicas (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, 2010), mestre em Biotecnologia na área de concentração Genômica e Proteômica (UFOP, 2013) e doutora em Ciências na área de concentração Genética Médica (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 2019). Atua profissionalmente como docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) desde 2014, lecionando principalmente as disciplinas Bioinformática, Biologia Forense, Fisiologia, Genética, Biologia Molecular e Biologia Celular.

Expandir

Renato Farias

Cofundador da Bê-a-bá Maker - startup de formação de professores para o desenvolvimento de atividades com abordagem Maker.
Formado em Design de Multimídia, com pós-graduação em Tecnologias na Aprendizagem (SENAC) e Docência no Ensino Superior (Universidade Paulista). 
É professor de Robótica e Tecnologia Educacional no Colégio Gibran (Educação Infantil e E. Fundamental II)
Atuou como coordenador de projetos em Tecnologia Educacional na Foreducation Edtech - Google Partner (2016 - 2019) e atualmente realiza trabalhos eventuais como Consultor de Tecnologia Educacional para a mesma empresa.
Faz parte do grupo de 115 educadores no Brasil, com a certificação Google Certified Innovator (Turma BRZ14 - SP 2014).
Nos últimos 12 anos, tem atuado em espaços de aprendizagem, com experiência em escolas públicas, privadas, ONGs, Universidades, Laboratórios de Inovação Educacional, Programas Federais de Implantação de Tecnologias em Escolas, Feiras de Ciências e FabLabs.

Expandir

Renato Jannuzzi Cecchettini

Experiência e formação: Graduado em Engenharia Civil, pós graduado em Gestão pela FAAP e MBA em Gestão na FAAP/Wharton. É professor das áreas de Marketing, Neuromarketing, Inteligência de Mercado, Estratégia e Ecommerce tanto em cursos de graduação como em cursos de pós-graduação e MBA. Atuou 15 anos na área de saúde suplementar. Possui especialização de Geração de Modelo de Negócios (BMGen) pela ESPM e também atua em iniciativas Startups e de Inovação. É diretor da BADU+COP, empresa de consultoria empresarial, das áreas de Branding, Inteligência em Mídia e Planejamento / Ativação de negócios no Brasil e Itália.

Expandir

Tadeu Brettas

Experiência e formação: Publicitário, com 30 anos de experiência à frente de departamentos de criação em agências de comunicação. Um dos profissionais de propaganda mais premiados do interior de São Paulo. Professor-orientador, há 15 anos, dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos de graduação e pós-graduação, nas áreas de Comunicação Mercadológica, nas instituições onde leciona. 

Formação: Graduado em Publicidade e Propaganda, Pós-graduação em Gerência de Marketing e Mestrado em Administração de Empresas.

Expandir

Tânia Aguiar

Doutora em Educação pela USP, Mestre em Educação pela USP, especialista em Psicanálise e Educação IP-FE (USP), especialista em Adolescência na Contemporaneidade (Sedes Sapientiae), Psicopedagoga e Pedagoga. Formação complementar pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris III. 
Professora convidada em cursos de pós - graduação. Atualmente dedica-se à pesquisa na área da educação, estudando temas como, Agile Culture: Making Processes , Storytelling, Psicologia da Inovação,  Gamification and Education, Inovação com Design Thinking e Metodologias Ativas, tendo como propósito transformar a escola com criatividade e inovação, formando uma grande rede de mudança para tornar a aprendizagem uma das melhores experiências na vida das pessoas. 
Pesquisa, troca, aprendizado constante, formação, disrupção, engajamento, estar numa rede de pessoas para compartilhar e aprender, possibilitaram suas maiores especialidades, principalmente com metodologias ativas de aprendizagem, como, Problem Based Learning, Project Based Learning, Gamification, Case Based Learning, Sala de Aula Invertida.
Experiência como Gestora Pedagógica em escolas de educação básica, liderando times acadêmicos e administrativos. Idealização e implantação de projetos para escola inovadora, propondo mudança de mindsets, elaborando currículos - foco STEAM e desenvolvendo programas especiais de formação de professores para adequação à BNCC. 
Também atuou na clínica psicopedagógica e na orientação educacional e coordenação pedagógica em escolas de educação básica.
Autora do livro "Educação, Mito e Ficção" (Cengage Learning, 2010) e de vários artigos sobre educação, adolescência, filosofia, psicanálise e docência. Pesquisadora autônoma na área da Filosofia Contemporânea. Membro do LEPSI ( Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a infância) IP-FE (USP). 

Expandir

Faça sua inscrição