UNIDADE DIGITAL

2° Simpósio Brasileiro de Neurociência Aplicada à Educação

10 Março, 2021

II Simpósio Brasileiro de Neurociência Aplicada à Educação
O CÉREBRO DO FUTURO

Quando?
10 de março de 2021, às 19h

Parte I - O cérebro do futuro se molda no passado
A contribuição da neurociência para primeiros anos de vida - Giulia Marinho
Nessa palestra vamos entender como a educação infantil e o ensino fundamental são essenciais na consolidação das sinapses para as próximas etapas da educação e como os primeiros anos da educação formal e informal afetam o desempenho da vida adulta será explicado pela professora Giulia Marinho.

Como ocorre a formação do "Eu"? - João Rilton
A palestra do professor João Rilton visa explanar sobre os esquemas iniciais desadaptativos explicados pela Terapia Cognitivo Comportamental e o papel da
família, do ambiente e dos educadores na formação do cérebro da criança e do adolescente e como isso afeta diretamente a forma com que ele cultiva os relacionamentos futuros.

A fonoaudiologia e a neurociência trabalhando para a alfabetização. - Adriana Braga
A Fonoaudióloga Adriana Braga vai nos explicar qual a importância do bom funcionamento fisiológico dos órgãos envolvidos na leitura e na escrita para o sucesso da alfabetização.

Parte II - O cérebro em transformação
O cérebro que se molda - Neuroplasticidade na Adolescência e Juventude. - Míriam Nunes
Míriam Nunes vai abordar o tema adolescência, falará sobre como essa é a época em que o cérebro está mais propenso a aprendizados, em contrapartida ao senso comum que diz que adolescente são preguiçosos.

O mundo mudou, e a educação? Como a neurociência contribui para a motivação da nova geração em sala de aula? - Cecília Goes
A palestrante Cecília Goes traz uma visão inovadora sobre como a neurociência busca ferramentas para a motivação dos alunos além das notas e punições que antes eram usadas na escola.

Parte III - O futuro da mente é o hoje!
O que te rouba o presente? - Tom Soares
Você já ouviu falar sobre os sabotadores? O Psicólogo Tom Soares explicará como o que nos foi ensinado na infância afeta nossa vida adulta e nos tira da realidade e impede nosso crescimento em potencial.

Mentes inquietas! Como planejar o futuro sem comprometer o tempo presente? - Rodrigo Ruschel
Neurociência e meditação para crianças, jovens e adultos é o tema abordado pelo professor Rodrigo Ruschel, vamos entender como essa prática pode alterar as relações com a educação e com os planejamentos para o futuro.

Como você cuida do seu cérebro para o futuro? - Daiane Fontes
A professora Daiane Fontes, especialista em gerontologia, explica a importância
do cuidado da saúde mental dos educadores para o ano letivo e também para
um envelhecimento saudável e ativo.

A inteligência emocional a luz da neurociência: perspectivas para o futuro da educação. - Gabi Menezes
A professora Gabriela Menezes traz uma abordagem com diversos pontos de vista sobre quanto o analfabetismo emocional custou para as gerações
passadas e dicas de como podemos alterar esse fato através dos conhecimentos da neurociência e quais as perspectivas para o futuro da educação.

O evento é online por meio do Zoom¹, gratuito e confere emissão de certificado². O link para participação será enviado no dia do evento por e-mail, whatsapp ou pelos dois canais.   


¹A Unitá Educacional se reserva ao direito de utilizar a plataforma que melhor comporta os eventos oferecidos pelas suas marcas. 

²O certificado será emitido somente mediante comprovação de presença na palestra por meio de ferramentas disponibilizadas pela Unità Educacional, no dia do evento. Ao se inscrever você concorda que está ciente desta informação. 

1

Faça sua inscrição!