Pós-graduação

Educação Inclusiva

Parcelas a partir de:

R$ 302,00

Gostou do curso?


Objetivos

  • Discutir e fomentar conhecimentos sobre a compreensão das potencialidades, das barreiras e das diferenças das pessoas, criando condições para que o egresso proponha ações interativas com a sociedade, trabalhando em prol da inclusão dos alunos com deficiência nos processos educativos e sociais mais amplos.
  • Desempenhar e desenvolver técnicas, projetos, metodologias, recursos e práticas pedagógicas que potencializem e otimizem a efetivação das práticas inclusivas nas instâncias de docência, corpo discente e gestão escolar.

  • Capacitar os estudantes de pós-graduação para domínio dos principais aspectos teóricos e práticos relacionados aos diversos âmbitos de atuação do profissional especializado em educação inclusiva, potencializando a eficácia no processo de aprendizagem e otimizando os resultados na prática docente.

Visando contribuir com a carreira, e ascensão profissional de nossos alunos, o IBFE contempla em todos os cursos de pós-graduação duas disciplinas inovadoras e que fazem parte do nosso DNA:

          Futuro e Tendências na Educação 
          Planejamento de Carreira para Educadores


As aulas são presenciais e acontecem uma vez por semana em nossa unidade, localizada à Avenida: Julio de Mesquita, 840 (Colégio Progresso). 

Você pode saber mais sobre o curso assistindo o vídeo  da Coordenadora Nacional do curso, aqui ao lado ==> ou ainda entrar em contato com nossa equipe por WhatsApp, (CLICANDO AQUI!).

Turma(s)

Educação Inclusiva 2020-02

Início previsto para 21 de setembro de 2020

Turma: Segunda-feira

Duração: 13 meses

Horário das aulas: 19h10 às 22h40

Público-alvo

Graduados nas áreas da educação e da saúde e demais profissionais portadores de diploma de curso superior com interesse em estudar as questões que envolvem as necessidades educacionais especiais e inclusão de pessoas com deficiência em âmbitos educacionais, sociais e profissionais.

Metodologia

Aulas presenciais tendo como principal diferencial a conexão contínua entre a teoria e a prática, por meio dos seguintes métodos:

- Preparação prévia para as aulas;
- Estudos de Caso;
- Aulas expositivas;
- Discussões e debates em sala de aula.

Investimento e formas de pagamento

R$ 4.880,00 à vista,
16 x R$ 354,00 ou
20 x R$ 302,00
*Não cobramos taxa de matrícula


DESCONTO ESPECIAL PARA ESCOLAS PARCEIRAS
(CONSULTE AQUI) se a escola em que você trabalha é nossa parceira, solicite à nossa equipe um cupom de desconto antes de realizar sua matrícula online. Envie um e-mail para [email protected] com as seguintes informações:

        - Assunto "Quero meu cupom de desconto" 
        - No corpo do e-mail: Curso desejado e turma
        - No anexo: Um comprovante de vínculo com a escola parceira. 


Condições especiais para pagamento por meio de cartão de crédito (pagamento recorrente): 3% de desconto adicional aplicado ao valor total do curso.
Observação: A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso. 


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (anexar ao realizar matrícula online):
1 foto 3 x 4 digitalizada (PNG, JPG ou PDF)  
Cópia digital simples do CPF (frente e verso): PNG, JPG ou PDF  
Cópia digital simples do RG (frente e verso) : PNG, JPG ou PDF  
Cópia digital simples do comprovante de endereço (últimos 3 meses): PNG, JPG ou PDF  
Cópia digital simples do diploma da graduação (apresentar o original para validação no primeiro dia de aula)

Grade

DISCIPLINAS Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL -
AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO -
CURRÍCULO ESCOLAR E INCLUSÃO -
DEFICIÊNCIAS E MERCADO DE TRABALHO -
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E SUAS PATOLOGIAS -
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA -
DEFICIÊNCIA AUDITIVA -
DEFICIÊNCIA VISUAL -
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL -
LIBRAS -
DEFICIÊNCIA FÍSICA E MOBILIDADE REDUZIDA -
SUPERDOTAÇÃO, ALTAS HABILIDADES E DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS -
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA -
PSICOMOTRICIDADE -
TEA: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 420

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas

Docente no ensino superior, especialista em gestão de pessoas, graduada em Pedagogia - licenciatura plena, com aperfeiçoamento em educação inclusiva e gestão educacional e atriz profissional regulamentada pelo SATED/ SP. Aperfeiçoamento em acessibilidade, LIBRAS e áudio descrição. Docente universitária na graduação em Pedagogia na UNIESP Fleming Campinas e nos cursos de pós-graduação de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Docente, gestora e atriz da Água Mágica Produções Artísticas e elaboradora de cursos, espetáculos, palestras e treinamentos lúdicos, educacionais e corporativos. Coordenadora de pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e atuante na área de inclusão desde 2003.

Expandir

Docentes e Convidados

Carmem Júlia Skrepnek Pereira

Psicopedagoga pela Unicamp (2011), possui graduação em Pedagogia (2000) e Mestrado em Educação (2003) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Experiência como docente na UniMetrocamp (2003 a 2018), Uniesp (2011 a 2014), Unimax - Indaiatuba (2018 a 2020).
Foi coordenadora pedagógica do setor de Orientação Educacional da Faculdade Metrocamp, membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos (CEP UniMetrocamp), representante de coordenação no NAC (Núcleo de Acessibilidade) e Coordenadora do curso de graduação em Pedagogia da UniMetrocamp de 01/2017 à 06/2018. 
Supervisora de cursos de EaD da Univesp de 07/2018 a 09/2019. 
Psicopedagoga na Escola São Paulo - Holambra de 07/2019 a 02/2020.
Autora do material para disciplina de Ética e Responsabilidade Socioambiental via EaD dos cursos de graduação do Grupo Ibmec e do material de Didática do Ensino Superior para os cursos de Pós Graduação da Faculdade Trevisan. Professora EaD de 2010 a 2018.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia, docência, ética, avaliação, aprendizagem, formação de professores,valores, ensino superior e estágio supervisionado. Atualmente faz parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES, junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação - MEC, para atos autorizativos de curso superior e é Orientadora Pedagógica na Escola São Paulo - Holambra.



Expandir

Carolina Defilippi

Experiência e formação: Possui graduação em Ciencias Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é advogada criminalista e coordenadora geral do Proordem. Tem experiência também na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Daniel Simões Rebello

Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-CAMPINAS (2000), Mestre em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucai - UNIVÁS(2010), possui Especializações em: Psicopedagogia institucional e clínico pelo Unisal (2012),  Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2006), Treinamento em Natação pelo Instituto Superior de Cultura Manoel Fajardo - Cuba (1999), Esportes Educacionais pela Universidade de Barcelona (2001).Atualmente é professor de Educação Física escolar do Colégio LICEU Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP, professor de graduação dos cursos de Educação Física e Pedagogia do UNISAL, professor dos cursos de pós-graduação do Unisal em Psicopedagogia e Educação Infantil na área de Psicomotricidade e Pedagogia social na área de animação sócio cultural, professor dos cursos de pós graduação do Instituto Brasileiro de Educação (IBFE) em Psicopedagogia e Alfabetização e letramento na área de Psicomotricidade.

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, professora de Neuromarketing e coordenadora da Pós-Graduação de Economia Criativa da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Enterteniment Television e agências de propaganda atuando como Diretora de Planejamento e Mídia. Em sua trajetória profissional atendeu contas como Mc Donald's, Tetra Pak, 3M, FIAT, CPFL, Souza Cruz, Unilever, Johnson & Johnson, Internacional Paper entre outras. É consultora sênior de Futuro e Tendências da Inova Consulting e pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo.

Expandir

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.

Expandir

José Francisco Aparecido

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2006). Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2002). Formado em Artes Cênicas e Mímica pela Youth With a Mission, Tyler Texas-EUA., Diretor do Colégio Objetivo de Campinas Unidade São Bernardo (CEKETEC), professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação. Ministrou aulas nas faculdades de Educação, Música, Teologia, Filosofia e Artes Cênicas.  Ator, Diretor Teatral e Escritor. Atuou como docente e na coordenação pedagógica nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. 

Expandir

Luciana Wiltenburg Sawaya

Pedagoga com Licenciatura Plena (2009), especializada em Psicopedagogia, pela Faculdade Metrocamp; Educação Especial e Neuropsicopedagogia pela Faculdade São José, Campinas - SP. Realiza, desde de 2013, pesquisa sobre a Psicologia Genética. Possui experiência em ministrar e coordenar o ensino básico e técnico; já atuou como professora universitária e como orientadora de estágio pela Faculdade FlemingUniesp; atualmente ministra a disciplina de Adaptação Curricular no curso de Especialização de Educação Inclusiva pela Unitá Faculdade. Atua principalmente na relação ensino aprendizagem, ética, e orientação psicopedagógica. 

Expandir

Patricia Hipolito de Alexandria

Atualmente é Professora Especialista em Libras (LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS) com 25 anos de experiência. Possui graduação em Letras / Libras (LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS) pela Universidade Federal de Santa Catarina - USP em 2010. Especialista em Libras e Educação dos Surdos pela ATUALIZE PÓS GRADUAÇÃO em 2017. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.

Renato Jannuzzi Cecchettini

Experiência e formação: Graduado em Engenharia Civil, pós graduado em Gestão pela FAAP e MBA em Gestão na FAAP/Wharton. É professor das áreas de Marketing, Neuromarketing, Inteligência de Mercado, Estratégia e Ecommerce tanto em cursos de graduação como em cursos de pós-graduação e MBA. Atuou 15 anos na área de saúde suplementar. Possui especialização de Geração de Modelo de Negócios (BMGen) pela ESPM e também atua em iniciativas Startups e de Inovação. É diretor da BADU+COP, empresa de consultoria empresarial, das áreas de Branding, Inteligência em Mídia e Planejamento / Ativação de negócios no Brasil e Itália.

Expandir

Tadeu Brettas

Experiência e formação: Publicitário, com 30 anos de experiência à frente de departamentos de criação em agências de comunicação. Um dos profissionais de propaganda mais premiados do interior de São Paulo. Professor-orientador, há 15 anos, dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos de graduação e pós-graduação, nas áreas de Comunicação Mercadológica, nas instituições onde leciona. 

Formação: Graduado em Publicidade e Propaganda, Pós-graduação em Gerência de Marketing e Mestrado em Administração de Empresas.

Expandir

Thaís Silvestre

Graduada em Pedagogia- Docência e Gestão Educacional pela Faculdade Metropolitana de Campinas-METROCAMP, especialista em LIBRAS para Docência no Ensino Superior e Básico e Interpretação. Pedagoga/Intérprete de LIBRAS da E. E. Professor João Lourenço Rodrigues, professora Especialista em LIBRAS na Faculdade UNIESP-POLICAMP. 

Eventos

Aguarde novidades!

Palestra - Avaliação e inclusão escolar da pessoa com deficiência

Avaliação e Inclusão Escolar da Pessoa com DeficiênciaRodrigo Serra e Maibí MascarenhasRESUMO: Nessa conversa pretende-se refletir como a avaliação ampla, que possibilita trazer à tona o conhecimento tácito dos sujeitos "aprendentes", pode nortear e significar as ...

Continuar lendo

Faça sua inscrição