Trissomia 21, um convite para reflexão

Inclusão

20 Março, 2020

Hoje o dia é para reflexão, um convite a mergulhar nesta matéria e entender o universo das mães e cuidadores de pessoas com a Trissomia 21 - Síndrome de Down e principalmente em como devemos colaborar para um mundo onde a inclusão exista de verdade. 

Camila Emerick, 41 anos, mãe do Bento de 16 meses, moradores de Nova Friburgo  (RJ) conta que desde o diagnóstico frio e despreparado por parte dos médicos durante o nascimento de seu filho enfrenta alguns obstáculos dignos de fake new’s, tais como: médico que se recusa a atendê-los e questionamento por usar fila preferencial.


Andressa Cardamoni, 43 anos, moradora de Campinas, mãe da Sophie de 2 anos e 10 meses, relatou que o diagnóstico da Síndrome veio durante o nascimento. Assim que Sophie nasceu, os médicos disseram que possivelmente ela teria Síndrome de Down, com a confirmação, veio também o diagnóstico da cardiopatia.
Hoje, ela e a filha participam do CESD, onde é feito um trabalho para a inclusão no mercado de trabalho, possibilitado que o sonho de Andressa se realize: o de ver a filha independente.
Entretanto, para que ele de fato aconteça ela acredita que é necessário um maior preparo das empresas, que muitas vezes contratam apenas pelas cotas. 

Camila, também compartilha a opinião e vai além, acredita que a inclusão deve ser uma briga da sociedade e que, muitas vezes as empresas deixam vagas de menores competências para SD.

As duas também compartilham do estigma que os filhos carregam, indo dos mais infantilizados aos mais pejorativos, minando a autoestima de todos.

Hoje, o que Sophie e Bento vem mostrar para quem ainda tem alguma dúvida quanto a capacidade deles é: deixe tudo o que você ouviu para trás, participe efetivamente do dia-a-dia delas, não olhe com olhar de dó ou pena. O desenvolvimento pode ser um pouco mais lento quando comparado com os crianças típicas? Sim, pode! Mas, nas palavras da Camila, "se um lugar não está preparado para o meu que tem algo que está na cara, ele não estará preparado para as diversidades sutis do seu filho."