O sentido da Vida |Evolução - Educação Continuada - por Fausto Ferreira

O sentido da vida

10 Março, 2019

EVOLUÇÃO - EDUCAÇÃO CONTINUADA 


A importância desse tema, nos dias de hoje, chama nossa atenção pela necessidade imperativa de atualização profissional nas diversas áreas do conhecimento, decorrente da velocidade das mudanças, que estamos enfrentando.

Essa mudança de mindset (pensamento e comportamento), em relação à atualização é hoje uma questão de sobrevivência para todos nós profissionais.

Falo aqui de profissionais e suas carreiras, porque estou me referindo à aplicação prática do conhecimento nas diferentes áreas.

Ora, se tudo muda, o conhecimento também muda. O que aprendemos há 5 anos ou 10 anos, já não se aplica.

Que ver uma coisa?

·         Na medicina, exponencial evolução no que se refere ao entendimento do corpo humano e suas doenças, bem como na forma de tratamento - Próteses responsivas, implantes cerebrais, composto que imobiliza célula do câncer e impede a metástase, cérebro exaustivamente estudado, com descobertas absolutamente fantásticas, sobre sua fisiologia e impactos em nossas atitudes e comportamentos;

·         Na engenharia civil, novos materiais e diferentes formas de aplicação (tijolos inteligentes e ecológicos, que podem ser montados de diferentes formas, células solares invisíveis, telhas solares, tinta que absorve energia solar);

·         Na advocacia, robôs litigantes;

·         Em transporte, veículos autônomos e elétricos;

·         Drones em entregas, filmagens e mapeamentos;

·         Em TI (Tecnologia da Informação), novas linguagens computacionais, IA (Inteligência artificial), realidade aumentada, automação, robôs;

·         Na Educação, estamos vendo a introdução das Metodologias Ativas (sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos, problemas, estudo de caso, entre pares ou times).

Qualquer profissional, que não procurar se atualizar em sua área de atuação, perderá relevância e será ultrapassado pelos atualizados, pelas máquinas, pela inteligência artificial e serão esquecidos por seus clientes.

Temos um lado perverso nesse contexto que é a ilusão do conhecimento. Muitos profissionais, que se acham "doutores" em seus negócios, negligenciam a atualização e continuam utilizando e ditando procedimentos e regras ultrapassadas.

Sabemos todos que sair da zona de conforto é difícil, mas não é impossível. A mudança de hábito, tendo em vista a necessidade premente de atualização, nunca foi tão necessária.

Acredito nessa fórmula: Curiosidade + Criticidade = Transformação

Procurar conhecer o novo, aprender o novo, inconformar-se com o estado das coisas e questionar levam à transformação.

Temos hoje à disposição, nas modalidades presencial e EAD (ensino à distância) palestras, cursos de curta duração para aprendizagem e atualização, congressos, graduações, pós-graduações MBAs e Pós-MBAs.

A internet globalizada nos facilita e muito a atualização, onde podemos encontrar artigos e estudos nas mais renomadas universidades mundiais.

A neurociência já provou que o nosso cérebro possui plasticidade e dessa forma podemos nos desenvolver e nos adaptar à diferentes situações.

Agir é preponderante. Ninguém fará isso por nós.

Educar-nos continuamente nos manterá conectados a esse mundo em frenética evolução, porque não estamos prontos, somos seres em transformação.