Inclusão na prática |O hiper foco e a educação de crianças com deficiência intelectual - por Maibí Mascarenhas

Inclusão

20 Agosto, 2018

O hiper foco é um recurso bastante utilizado na educação inclusiva, no âmbito da deficiência intelectual, tanto para autistas, pessoas com transtorno global do desenvolvimento e outras possibilidades.

Ele, por sua vez, consiste no assunto de principal interesse da criança, jovem Oi adulto, cuja temática atrai a atenção deste acima da média e desperta a curiosidade, interação e observação.

Este foco pode não existir para o indivíduo, porém, caso o tenha, pode mudar dentro de poucas semanas, meses ou anos. Portanto, não há uma previsão exata ou uma regra para que está alteração ocorra.

Utilizá-lo na educação é lançar mão de um recurso atrativo que, se relacionado a contextos e conteúdos, promover a integração, a conexão com diferentes áreas de conhecimento, a observação e a produção acadêmica.

Um exemplo: um determinado aluno de primeiro ano, autista de grau leve, tem como hiper foco o assunto "carro". Através deste tema, conseguimos feitos como erguer o foco ocular ao acompanhar os desenhos de carros colados parede acima. Desenhar um carro trabalhou sua coordenação motora e escrever os nomes de veículos em uma lista o aproximou do processo de alfabetização.

Naturalmente, os resultados e duração do processo educacional utilizando o hiper foco terão alterações entre os casos, porém, vale a pena disponibilizar e utilizar todos as boas ferramentas quando a meta é incluir a todos os alunos.