Inclusão na Prática - O aluno é de toda a escola - por Maibí Mascarenhas

Inclusão

20 Julho, 2019

O aluno é de toda a escola


O texto de hoje é breve e objetivo, porém, ainda precisa ser muito reforçado: o aluno (com ou sem deficiência) não é somente de seu professor, tutor e cuidador. Porém, falemos aqui das crianças e jovens com deficiência.

Quando um aluno entra na escola e demanda adaptações específicas, a comunidade escolar deve estar preparada e envolvida para tal acolhimento. Profissionais de limpeza, alimentação, segurança, administrativo e outros educadores indiretamente estarão envolvidos com aquela criança. 

E se um dia um aluno com deficiência auditiva for pedir seu lanche sem o interprete? Ou se uma criança com deficiência intelectual tentar brincar com um material de limpeza? Pense: se o professor da sala faltar e você for substituí-lo, terá preparo para atender a este aluno? Se uma criança em surto - pode ocorrer com mais facilidade em alguns quadros de síndromes e transtornos - buscar refúgio na sala de reuniões, como acolhê-la?

Para se preparar para tais questões, é necessário que a equipe toda seja treinada, de forma prática e clara, sobre como atuar de forma adequada, conhecendo teorias e técnicas que efetivamente atendam estes alunos em quaisquer ambientes da escola. Os alunos são da instituição, ou seja, não deixam de ser de todos nós.